A história da construção do Canal do Panamá

O pequeno Panamá, localizado no extremo sul da América Central, ganhou importância mundial no século passado graças ao famoso Canal do Panamá, que fez do país rota quase obrigatória no comércio Atlântico-Pacífico. E tamanha importância fez com que a passagem ganhasse um museu só para ela: o Museu do Canal Interoceânico do Panamá.

O espaço foi idealizado em 1996 e inaugurado já no ano seguinte, em um edifício histórico que data de 1874. Ele possui dez salas de exibição que contam cronologicamente a história da concepção e da construção da rota interoceânica por meio de documentos, fotos, desenhos e vídeos.

Além disso, o espaço recebe inúmeras exposições temporárias todos os anos, abordando temas como cultura, história, arquitetura e meio ambiente.

Sua sede é uma atração à parte. O prédio foi construído para ser um hotel de luxo, com instalações bem modernas para a época, como iluminação a gás e um refinado sistema de prevenção de incêndios. No entanto, o imóvel logo foi adquirido pela Compagnie Universelle du Canal Interoceanique, a companhia francesa responsável pela construção do canal.

Em 1910, o edifício passou para o controle do governo panamenho, e, depois de ser destinado a diversas finalidades – inclusive sede dos correios –, em 1996 finalmente passou a abrigar o espaço dedicado à preservação da memória de uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.

O Museu do Canal Interoceânico do Panamá fica na Plaza de La Independencia, no Centro Velho da Cidade do Panamá. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Terra. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: