Atenas, Terra dos Deuses

Um símbolo da civilização ocidental em todo o seu esplendor, Atenas ostenta uma história ilustre que remonta a mais de 3.000 anos. A cidade floresceu durante a antiguidade clássica e foi o local de nascimento de Sócrates, Péricles e Sófocles. Mais do que apenas uma relíquia do seu passado glorioso, hoje Atenas é uma capital moderna e movimentada. Sendo uma experiência de férias completamente diferente das idílicas ilhas gregas, Atenas pode parecer agitada e demasiado massificada, mas compensa graças às suas incríveis atracções culturais. A Acrópole é uma das mais antigas ruínas do mundo, e os excepcionais museus de arqueologia da cidade exibem artefactos fascinantes descobertos em toda a Grécia.

Outros encantos ocultos que aguardam a sua descoberta são as deslumbrantes igrejas bizantinas encontradas por toda a cidade e os bairros semelhantes a pequenas aldeias no norte da Acrópole. Os turistas poderão perder-se nas estreitas ruas pedestres do bairro de Plaka, ladeadas por pitorescas casas cobertas de buganvílias e convidativas esplanadas de restaurantes. Estes são os melhores locais para visitar em Atenas, na Grécia.

 1. Acrópole

Poucas paisagens do mundo se comparam à Acrópole de Atenas, com o seu templo do Partenon empoleirado no alto de um penhasco rochoso que vigia séculos de civilização. Uma lembrança da glória da antiga Atenas, a Acrópole era o centro da cidade antiga e funcionava como uma cidadela protegida no topo da colina. O edifício mais emblemático é o Partenon, o maior templo do período clássico da antiguidade que data de 447 aC a 338 aC. Com as suas fileiras monumentais de colunas dóricas e impressionantes detalhes esculturais, o templo é uma visão inspiradora.

 No friso do lado leste, os relevos retratam o nascimento da deusa Atena. Outras ruínas da Acrópole incluem o Erecteion, um complexo de antigos santuários construídos entre 421 aC e 395 aC. A característica mais famosa do complexo Erecteion é o pórtico das cariátides, com seis estátuas de donzelas no lugar de colunas dóricas. Não deixe de visitar também o Museu da Acrópole na Rua Dionysiou Areopagitou, número 15, abaixo do topo da Acrópole. Este museu contém uma das colecções mais valiosas da arte grega antiga em todo o mundo. Também nas proximidades existem dois bairros interessantes, Plaka e Anafiotika, áreas encantadoras para parar e desfrutar de uma refeição e passear pelas pitorescas ruas pedonais.

 2. Museu Arqueológico de Atenas

Fundado no século XIX, o Museu Arqueológico Nacional de Atenas é o maior museu arqueológico da Grécia e um dos maiores museus de antiguidades do mundo. O museu está instalado num impressionante edifício neoclássico com 8.000 m² de espaço para exposições. Em exibição estão cinco colecções permanentes com mais de 11.000 peças, oferecendo uma visão abrangente da civilização grega desde a pré-história, passando pelo período clássico até à antiguidade tardia.

 A colecção pré-histórica abrange o sexto milénio aC a 1050 aC (os períodos neolítico, cicládico e micénico) e apresenta resultados das descobertas no assentamento pré-histórico em Thera. A Colecção de Esculturas exibe antigas esculturas gregas do século VI aC ao século V aC, incluindo obras-primas raras. A colecção de vasos e objectos decorativos exibe a antiga cerâmica grega do século XI aC todo o caminho até o período romano clássico. A colecção Stathatos apresenta objectos secundários de uma ampla variedade de períodos históricos. Requintadas pequenas estátuas e estatuetas esculpidas em metais estão expostas na Colecção Metalúrgica.

 3. Ágora antiga

A antiga Ágora era o mercado e o centro da vida quotidiana na antiga Atenas. Para uma vista impressionante da Ágora de longe, siga para a parede norte da Acrópole ou para as estradas do Areópago. O melhor lugar para entrar na Ágora é no portão norte da Rua Adrianoú (perto da Igreja de São Filipe). A palavra grega “Agora” significa “reunir e orar”, indicando que este site era um local para falar em público. A Ágora era um lugar de administração e comércio, bem como o ponto de encontro da Agora tou Dimou, um grupo de tomada de decisão cívica. Eventos desportivos e apresentações de teatro também foram realizados aqui.

Da Ágora, os turistas podem dar um agradável passeio pelo caminho que leva até às colinas (Kolonos Agoraios). No alto da colina, na rua Andrianou, fica o Templo de Hefesto. Este templo dórico do século V aC é um dos templos gregos antigos mais bem preservados, graças à sua conversão em igreja cristã, que o salvou da destruição. O templo foi projectado num plano clássico com seis filas de 13 colunas. Do outro lado da Ágora Romana, a apenas 16 metros de distância, fica o local da antiga Biblioteca de Adriano, um complexo de edifícios fundado pelo imperador Adriano após o ano 132 dC.

 4. Partenon

O Partenon é o edifício mais famoso de Atenas e de toda a Grécia. Encontra-se majestosamente no topo da Acrópole e é considerado o epítome da arquitectura dórica, o mais simples dos estilos arquitectónicos gregos. O templo foi construído para homenagear a deusa Athena Parthenos, a padroeira de Atenas, para agradecer-lhe por proteger a cidade durante as guerras persas.

 Situado no local de um antigo templo de Atena, o Partenon foi considerado concluído em 438 aC, quando Atenas estava no auge. O símbolo da Grécia antiga, o Partenon é decorado com esculturas que são considerados exemplos notáveis da arte grega.

5. Monastiraki

Os viajantes que gostam de fazer compras até cair podem desfrutar de uma visita a Monastiraki, um mercado enorme e zona residencial no bairro histórico de Atenas. Nos dias de semana, há um mercado normal com lojas que vendem lembranças. Nos fins de semana, transforma-se numa imensa feira da ladra, com vendedores a carregar mesas e tapetes, em cima dos quais vendem objectos usados, antiguidades e tudo o que possa imaginar.

Uma das principais áreas de compras de Atenas, Monastiraki é um bom lugar para comprar roupas, ícones e lembranças, ou pode apenas assistir a todo este reboliço sentado na esplanada de algum dos muitos cafés nesta praça. Nesta área também poderá encontrar outro tipo de atracções, como o Museu de Arte Popular Grega ou a Biblioteca de Adriano.

6. Anafiotika

As ruínas não são as únicas coisas que valem a pena visitar em Atenas. Entre os muitos monumentos antigos e os edifícios modernos está Anafiotika, um antigo bairro que vale a pena visitar. Este pitoresco pedaço de Atenas pode ser encontrado abaixo da Acrópole e ao norte do bairro histórico de Plaka. Anafiotika foi construída por trabalhadores da de Anafi, no Arquipélago das Cíclades na década de 1860, por ordem do rei Otto I.

Muitas das casas foram destruídas na década de 1950 por escavações arqueológicas, mas 45 das casas originais permanecem intactas. As casas apresentam uma arquitectura de estilo das Cíclades, reminiscente do que se encontra nas ilhas gregas. As casas modestas ainda são habitadas e muitas são decoradas com buganvílias coloridas. Um passeio a não perder para que possa conhecer o lado mais genuíno de Atenas.

 7. Odeão de Herodes Ático

O Odeão de Herodes Ático foi – e é – um local de música de topo em Atenas. Construído em 161 por Herodes Ático em memória da sua esposa, o anfiteatro pode acomodar mais de 6.000 em camadas íngremes na base da Acrópole. Infelizmente, foi destruído por invasores cem anos depois, apenas para ser ressuscitado na década de 1950.

Abriga o Festival anual de Atenas, uma celebração anual com apresentações de artistas internacionais. O Odeão também é um bom lugar para apresentações gregas clássicas. Embora um telhado tenha coberto o teatro nos tempos antigos, actualmente tudo acontece sob as estrelas.

8. Praça Syntagma

Para muitos turistas, assistir a troca da guarda na Praça Syntagma é uma experiência emocionante e memorável. Os soldados da Guarda Presidencial ficam em frente ao Parlamento Helénico na Praça Syntagma, 24 horas por dia, o ano todo. Os guardas usam trajes tradicionais completos com saias plissadas, borlas de perna e sapatos de pompom.

A Troca dos Guardas acontece em frente ao monumento do Túmulo do Soldado Desconhecido, às 11h, diariamente. Este monumento homenageia soldados anónimos que morreram lutando pelo país. O monumento apresenta um relevo de mármore que imita uma estela de guerreiro dos tempos antigos.

 9. Templo de Zeus Olímpico

 Dedicado a Zeus, o Olympieion foi o maior templo da Grécia antiga. Embora o Partenon esteja mais bem preservado, o Templo de Zeus Olímpico era uma estrutura ainda mais monumental na sua época. O templo data do século VI aC, mas só foi concluído no século II dC pelo imperador Adriano. Mais de uma centena de enormes colunas de mármore apoiaram o grandioso santuário.

 Apenas 15 colunas permanecem em pé, e outra coluna sobrevivente está no chão, mas a presença monumental das ruínas dá uma ideia do tamanho maciço do edifício original. A gigantesca estrutura era um santuário apropriado para Zeus, o deus mais poderoso dos antigos gregos, conhecido como o Rei dos Deuses. Perto dali, ao norte do Olympieion, há um pequeno parque contendo as ruínas da muralha de Themistokles e os antigos banhos romanos.

 10. Erecteion

 O Erechtheus ou Erecteion é um templo feito de mármore pentélico. Está localizado na Acrópole e é uma das peças lendárias da arquitectura grega. A sua construção remonta a c. 421 e 405 quando o templo anterior a Atena foi destruído pela invasão persa. O Erecteion já foi um santuário dedicado a Atena Polias, Erechtheus e Poseidon.

Os visitantes podem aceder ao santuário de Athena passando pelo pórtico oriental. O pórtico norte leva à cela ocidental. O pórtico das cariátides pode ser encontrado no pórtico sul. As seis figuras femininas drapeadas podem ser encontradas aqui e suportam o entablamento, que é a característica mais definidora do Erechtheum.

11. Plaka

Uma das atracções turísticas mais populares de Atenas é o distrito de Plaka, que fica sob a Acrópole e se estende até à praça Syntagma. Esta vila é quase como uma ilha dentro da cidade e é a maneira perfeita de experimentar a autêntica cultura grega. A área é bastante privada e possui um cenário verdadeiramente único, com vários cafés, árvores antigas, copas de folhas verdes e calçadas de pedra.

A área é conhecida pela sua comida, boutiques e cafés. Ao longo da rua Kydathineon, os visitantes encontram o Museu Judaico, o Museu de Arte Popular e a Taverna Saita, que serve deliciosos bakalairos e outras carnes grelhadas.

 12. Museu Bizantino

Este interessante museu oferece uma visão fascinante do período bizantino da história grega. Situado num palácio do século XIX, originalmente construído para a duquesa de Plaisance, esposa de Charles-François Lebrun, da França, o museu exibe uma preciosa colecção de arte bizantina. O Império Bizantino foi a herança da metade oriental do Império Romano depois deste se ter dividido em dois. Do século III ao século XV, o Império Bizantino governou a terra do que é hoje os Balcãs, a Grécia e a Ásia Menor. Durante esse tempo, a arte religiosa foi altamente valorizada. Artistas bizantinos criaram obras-primas feitas com mosaicos brilhantes e ícones dourados que pode apreciar neste museu.

Com mais de 25.000 peças em exibição, o Museu Bizantino é um tesouro de artefactos religiosos do período bizantino, bem como peças das eras cristã primitiva, medieval e pós-bizantina. A colecção inclui esculturas, pinturas, ícones, tecidos e mosaicos. Destacam-se os fragmentos arquitectónicos das primeiras basílicas cristãs e igrejas bizantinas e a reprodução de uma fonte representada no Mosteiro de Dafni. O pátio do museu apresenta um fragmento esplêndido de um piso de mosaico do quinto século.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Fuente: VxMag. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Greece, GRC
Pacote Grécia (Atenas + Ilhas Jônicas) – 2021
Aéreo + Hospedagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: