Santa Catarina, oito opções para você curtir o Estado

Praia? Cachoeira? Passeios históricos? Serra e frio? Independentemente do seu estilo, aqui você vai encontrar opções para escolher o seu próximo passeio.

A seguir você acompanha uma seleção do que fazer em Santa Catarina com detalhes para aproveitar cada passeio:

1. Grande oeste: cachoeiras e águas termais.

Uma das regiões mais selvagens de Santa Catarina, o Grande Oeste conta com paisagens campeiras, com cascatas e cachoeiras em praticamente todos os seus municípios – que dificilmente passam dos 10 mil habitantes.

A região tem Chapecó como o centro urbano e econômico. Para os turistas, o foco são as estâncias de águas termais, o turismo rural, a gastronomia, festas típicas, museus e ecoturismo.

Nas cidades como Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos e Quilombo, você vai encontrar a Rota das Termas, um roteiro de águas termais com infraestrutura especial para quem quer relaxar, curtir um descanso e se beneficiar com as fontes termais.

A região também conta com trilhas com cascatas e cachoeiras incríveis no meio da mata.

2. Serra catarinense e a chance de ver neve.

Se você quer viver a experiência de curtir o inverno mais rigoroso do Brasil e ainda poder ver a neve, o seu destino é uma das cidades da Serra Catarinense.

As paisagens da serra de Santa Catarina são formadas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras e grandes cânions, que fazem da serra um dos lugares com paisagens mais espetaculares do Sul do Brasil.

A Serra do Corvo Branco, o Morro da Igreja e a Serra do Rio do Rastro, com estradas de curvas sinuosas, têm vistas de tirar o fôlego.

Cidades como Urubici, São Joaquim e São José dos Ausentes são os locais onde mais faz frio no Brasil – a chance de você ver a neve em uma dessas cidades é muito grande.

Nesse período, a paisagem ganha um charme mais que especial. As geadas, nevoeiros, cachoeiras congeladas e nevascas atraem turistas de todo o Brasil.

Para além disso, a Serra Catarinense também é o lugar perfeito para o ecoturismo de aventura. A região dispõe de trekking, rapel, mountain bike, tirolesa e outras atividades, sempre com infraestrutura para os turistas.

Quer curtir boa gastronomia? A serra também vai dar esse presente para você. Recentemente, a região tem recebido indústrias vinícolas de alta qualidade e abertas à visitação. A gastronomia regional e campeira, com pratos típicos a base de pinhão, truta e carne de gado.

3. Festas típicas de Santa Catarina.

Santa Catarina também é o destino de quem curte festas típicas como a Oktoberfest e acontece todos os anos em Blumenau.

A Oktoberfest é considerada a maior festa de origem alemã do Brasil, e a segunda maior do mundo, só fica atrás da Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

A festa mostra a cultura da região por meio da gastronomia típica, folclore, dança, das bandas germânicas e também na diversidade das cervejas e chopes.

Outras festas também ocorrem no decorrer do ano e atraem visitantes, como a Festa das Flores, em Joinville. Mais antigo evento do gênero no Brasil, a Festa das Flores é realizada há mais de 80 anos.

São exposições, concursos de orquídeas e jardins, oficinas de cultivo e atrações culturais. O evento ocorre sempre no mês de novembro.

4. Parque de diversões e visitas a alambiques.

No município de Penha, distante cerca de 115 quilômetros de Florianópolis, está localizado o famoso parque de diversões Beto Carrero World. É um dos maiores parques temáticos do mundo e o maior da América Latina.

São mais de 100 brinquedos e atrações super diversificadas no parque, que recebe mais de 1 milhão de pessoas o ano inteiro.

A mesma região conta com alambiques de cachaça artesanal que atraem muitos turistas, em Luis Alves. A cidade tem seis cachaçarias que produzem mais de 1 milhão de litros de cachaça por mês. Todas elas podem ser visitadas e oferecem degustação.

5. Encantos do Sul: berço das baleias-francas.

Essa região é para quem gosta de visitar cidades históricas. A região turística conhecida como Encantos do Sul tem a cidade de Laguna (terra de Anita Garibaldi), que conta com sua memória preservada em um museu.

A região, assim definida pelo Turismo de Santa Catarina, engloba também Garopaba, Imbituba e Jaguaruna, destinos para quem gosta de esporte de aventura e ecoturismo.

Essa região também tem belíssimas praias e lagoas e é conhecida como o principal berçário das baleias-francas, que costumam aparecer no mar entre julho e novembro.

As cidades do interior também contam com estâncias termais como em Tubarão e Gravatal, com águas que brotam da fonte a uma temperatura de 37ºC. Já cidades como Urussanga, Nova Beneza e Orleans trazem o predomínio da cultura italiana.

6. Caminho dos Cânions.

É no caminho dos cânions que se encontram os magníficos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra e da Serra Geral. Essa região fica exatamente na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A parte conhecida como os Campos de Cima da Serra pertence ao Rio Grande do Sul. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios são parte catarinense. É ali que estão cânions como o Itaimbezinho e Fortaleza.

As atividades turísticas mais comuns por lá são o ecoturismo e esportes de aventura. Um trekking pelo cânion Itaimbezinho, com cerca de 9 quilômetros, é uma das opções para os aventureiros.

A Trilha do Rio do Boi é uma das mais impressionantes trilhas do Brasil, porque é realizada na fenda do cânion Itaimbezinho. Ela começa na Praia Grande, no litoral catarinense, e tem 7 quilômetros de extensão, com cachoeiras e corredeiras, e é um dos principais destinos para quem ama aventura.

7.Grande Florianópolis.

São 43 praias que fazem da região da Grande Florianópolis uma das mais procuradas e visitadas por turistas do Brasil e do mundo todo. A região tem algumas das mais belas e paradisíacas praias do Brasil.

A Ilha do Campeche, por exemplo, conhecida como o “Caribe Brasileiro”, é um dos destinos exóticos com água cristalina mais procurados pelos turistas de todo o país.

A região conta com praias deslumbrantes, cercadas por dunas, restingas ou morros cobertos pela Mata Atlântica, com águas tranquilas para as crianças ou com as ondas perfeitas para os surfistas.

Outras lindas praias muito procuradas pelos turistas são a Praia da Joaquina, Jurerê Internacional e a Lagoinha do Leste, que conta com trilhas e caminhos com paisagens encantadoras.

8. Costa Verde e Mar: trilhas e praias.

A região turística conhecida como Costa Verde e Mar traz natureza, trilhas e praias onde a água cristalina com a cor verde esmeralda predomina.

Destaque desta região são as praias de Porto Belo e Bombinhas, que também têm ótimas opções para quem curte mergulhar. Mas Balneário Camboriú também é um grande destino desta região com seus belos arranha-céus.

A cidade, considerada uma das melhores do Brasil para se viver, tem uma ótima infraestrutura de hotéis, comércio e serviço, belas praias e muitas opções de restaurantes. Balneário faz divisa com Itajaí, com a qual divide a Praia Brava, muito procurada por banhistas e surfistas.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Salute Imoveis. Edição, Área Jornalística Oitravels.

WhatsApp Image 2020-06-08 at 11.08.35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: