Riviera Maya, o Caribe Mexicano

Muitos turistas brasileiros perguntam onde fica a Riviera Maya. Esta bela região se estende por mais de 140 km desde Puerto Morelos até a Biosfera de Sian Ka´an (não, Cancun não faz parte da Riviera Maya!) e oferece, além de belas praias, muitas atrações para você curtir o que há de melhor no caribe mexicano.

É um lugar privilegiado com belas áreas naturais, além de contar com um importante legado da cultura maia.

10 atrações para curtir a Riviera Maya:

1 – Visita a Biosfera de Sian Ka´an

A Biosfera de Sian Ka´an é a maior área natural protegida do Caribe e um dos lugares imprescindíveis para conhecer na Riviera Maya.

Aqui você poderá curtir praias virgens de areias brancas, extensos mangues, nascentes de água doce e até um templo maia que está submerso. Além disso, a fauna é impressionante e com sorte você poderá ver crocodilos, tartarugas, golfinhos, pumas e até onças.

Você pode fazer várias atividades em Sian Ka´an, desde curtir uma praia e dormir em algum bangalô até contratar um tour para explorar em lancha este lugar mágico.

Para chegar até Sian Ka´an você pode contratar um tour ou pode ir de ônibus de Tulum a Punta Allen e contratar um passeio aí mesmo para visitar o parque natural. O lugar é pouco conhecido pelos turistas brasileiros.

2 – Perca o fôlego com a vista em Tulum

O sítio arqueológico de Tulum é uma das ruínas maias mais especiais da Riviera Maya e toda a península de Yucatán, pois se encontra de frente para o mar do caribe e oferece uma vista incrível. Além de aprender muito sobre a importância desta antiga cidade para a civilização maia, você poderá fazer fotos incríveis do edifício principal (El Castillo) contrastando com o mar azul turquesa.

3 – Passa o dia em algum parque temático da Riviera Maya

A Riviera Maya conta com grandes parques temáticos que estão entre os melhores do mundo. Você terá a oportunidade de passar um dia maravilhoso em Xcaret (um dos preferidos pelos brasileiros) ou curtir um dos maiores aquários naturais do mundo, Xel-Há. Se você quer mais emoção, pode se jogar nas tirolesas e quadriciclos do Xplor ou explorar seus sentidos no Xenses. Independente do parque que você escolha, pode ter certeza que será um dia incrível!

4 – Caminha pela quinta Avenida em Playa del Carmen

Playa del Carmen antigamente era habitada somente por pescadores. Atualmente, converteu-se em um dos principais destinos turísticos do México, procurado principalmente por turistas europeus. Nos últimos anos os brasileiros começaram a visitar mais Playa del Carmen e já vi muita gente dizendo que é melhor que Cancun.
A cidade oferece um ambiente cosmopolita e uma vibe relax e o lugar mais agitado é a Quinta Avenida, que conta com mais de 2 km e está cheia de bares, restaurantes, lojas de marca e vários clubes noturnos. É o lugar ideal para passear e curtir muito!

5 – Visita Cobá e conheça uma comunidade maia

Se você curte história e cultura, eu recomendo uma visita às ruinas de Cobá. O sítio arqueológico é bem grande e você pode fazer um passeio em bicicleta. Cobá é a maior pirâmide de Yucatán e ao subir nela, você terá uma bela vista de toda a selva e outros edifícios escondidos pela vegetação, realmente é muito legar para fazer uma foto. Aproveitando o passeio, você poderá visitar e almoçar em uma verdadeira comunidade maia.

6 – Assista a algum espetáculo na Riviera Maya

Há vários espetáculos interessantes na Riviera Maya, o show noturno em Xcaret México Espetacular é um deles. Neste show você aprenderá tudo sobre a cultura mexicana representada por mais de 300 artistas.

Outro show maravilhoso é o JOYÁ do Cirque du Soleil, o primeiro espetáculo fixo do grupo na América Latina.

JOYÁ combina um espetáculo artístico com uma experiência culinária. É isso mesmo: um espetáculo para envolver o público através dos cinco sentidos! A performance criada pelo Cirque du Soleil é acompanhada de um jantar premium, com direito a gastronomia internacional, bebidas de alta qualidade – incluindo o champanhe Mercier, um dos melhores do mundo – além de inesperadas atuações enquanto a comida é servida.

7 – Barreira de corais em Puerto Morelos

A segunda maior barreira de corais do mundo (só perde para a Grande Barreira da Austrália) passa na frente de Puerto Morelos e é um passeio que você não pode perder. Você pode contratar os passeios na cidade e curtir um snorkeling com peixes de todas as cores, estrelas do mar e belos corais vivos. Espetacular!

8 – Nadar com tartarugas em Akumal

Akumal além de ser linda praia, você tem a oportunidade fazer snorkeling com as tartarugas sem precisar de barco, basta entrar no mar (isso mesmo, elas estão bem ali). Antigamente era possível fazer isso sozinho, com seu próprio equipamento.

Hoje em dia você precisa contratar um tour com um guia, pois a praia ganhou popularidade e quem sofreu as consequências foram as tartarugas. Hoje é um lugar protegido.

9 – Curta um cenote e explora uma caverna

Com certeza os cenotes são um dos melhores espetáculos naturais da península de Yucatán. Você pode curtir o Cenote Azul que está somente a 20 minutos de Playa del Carmen, explorar a Rota dos Cenotes próximo a Puerto Morelos ou explorar o Sac Actun, o maior rio subterrâneo do mundo.

10 – Playa Xpu-Ha na Riviera Maya

Praias lindas é uma coisa que a Riviera Maya tem de sobra, são várias bem próximas à estrada que liga Cancun a Tulum. Para facilitar o seu planejamento recomendo Xpu-Há, que apesar de ter sofrido com os problemas de sargaço (uma alga que está afetando a região) ainda continua sendo uma das mais bonitas. Você também pode dar uma passada para relaxar em Xcacel ou na bela Playa del Secreto. Também pode ir até Cozumel pegando o ferry em Playa del Carmen.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Rafael Couto/Guia Mexico. Edição, Área Jornalística Oitravels.

WhatsApp Image 2020-06-10 at 11.45.11

WhatsApp Image 2020-06-10 at 11.45.10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: