Tenerife é a mais extensa e principal ilha do arquipélago das Canárias, concorrido destino turístico pertencente à Espanha. Com 908.555 habitantes, a ilha cujas principais cidades são Santa Cruz de Tenerife e San Cristóbal de La Laguna tem lindas praias e parques naturais deslumbrantes.
Graças ao clima agradável e aos cenários de cartão postal, Tenerife é anualmente visitada por milhares de turistas europeus, que não dispensam banhos de mar em águas cristalinas e todas as opções de diversão presentes.
Olha só essa lista com os principais pontos turísticos da ilha e prepare-se para organizar um passeio espetacular!
1. Parque Nacional do Teide
O Parque Nacional de Teide está situado bem no centro da ilha e é lá onde se encontra o vulcão mais alto da Espanha, com 3700 metros. Mesmo que existam campos de lavas nos espaços de maior altitude da região, ainda dá para encontrar uma rica vida silvestre e áreas verdes pelo caminho.
Declarado Patrimônio da Humanidade em 2007, o parque pode ser visitado durante diferentes meses do ano. Atração perfeita para o viajante que ama passear por vegetações abundantes e ser surpreendido por distintas formações rochosas.
2. Siam Park
Considerado o maior parque aquático da Europa, o Siam Park está localizado no município de Adeje, sul de Tenerife. A atração é indicada para pessoas de todas as idades que gostam de sentir o friozinho na barriga ao descer em toboáguas extensos ou curtir os brinquedos mais tranquilinhos nos dias de sol.
O Siam Park conta com a maior onda artificial do planeta, além de um tubo em que o turista despenca de 28 metros de altura em alta velocidade, tanque com tubarões e muito mais.
3. Praia El Médano
Em razão dos ventos intensos, a praia El Médano é perfeita para a prática do kitesurf e indicada para famílias, afinal as águas são rasas e as ondas bem moderadas. Além disso, há restaurantes por perto e é possível alugar sombreiros e espreguiçadeiras.
A praia enche bastante e é uma das mais populares entre moradores de Tenerife, mas, ainda assim, mantém a atmosfera tranquila e relaxante.
4. Praia de La Arena
As areias pretas de origem vulcânica são o diferencial da Praia de La Arena, situada no pequeno núcleo urbano de Puerto de Santiago. A praia é contornada por bons restaurantes, lojas e paradas de táxi, e recomendada ao turista que não dispensa uma infraestrutura excepcional.
Curiosidade: a cor escura da areia favorece o acúmulo de calor, pois a absorção da luz do sol é maior. Com isso, a temperatura fica quente o ano inteiro. Além disso, o mar é ótimo para a prática de mergulho livre e snorkeling, porque as águas são claras e com rica vida marinha.
5. Parque Rural de Teno
O Parque Rural de Teno é um dos espaços naturais mais bonitos de Tenerife. Situada no noroeste da ilha e com mais 1300 metros de altitude, a região concentra diversificados exemplares da fauna e da flora e aquele aspecto isolado que não é tão comum em lugares turísticos.
Falésias com mais de 500 metros de altura, profundos barrancos que levam a pequenas praias e a população local que preserva hábitos culturais antigos preenchem esse cenário de imenso valor.
6. Praça de Espanha
A Praça de Espanha é a mais importante de Santa Cruz do Tenerife e um dos principais pontos de encontro dos moradores locais. Construída em 1929, fica próxima ao porto e à Calle del Castillo, rua movimentada e cheia de lojas.
Será simples e ao mesmo tempo incrível caminhar pela praça, sentar para conversar com os amigos e interagir com os privilegiados habitantes do município.
7. Centro Histórico de Santa Cruz de Tenerife
A cidade de Santa Cruz de Tenerife foi fundada em 1494. Hoje, construções históricas preservadas são importantes pontos turísticos e, dessa forma, a visita ao centro histórico torna-se uma excelente alternativa de lazer aos viajantes que amam exemplos arquitetônicos únicos.
O passeio por vias arborizadas contornada por casinhas coloridas poderá ser feito em qualquer horário do dia. Quando bater a fome, não se preocupe! Existem bons restaurantes por perto.
8. Parque Rural de Anaga
O Parque Rural de Anaga fica em região de aldeias com cerca de 2 mil habitantes e é preenchido por florestas e suntuosas montanhas. Classificada como reserva de biosfera, a área está localizada em região geológica com aproximadamente 40 milhões de anos, a mais antiga de Tenerife.
Pertinho de Santa Cruz de Tenerife, o parque tem 14.500 hectares. Se a ideia for sair de áreas urbanas e abraçar os tons mais puros da natureza, será uma ótima decisão conhecer a atração turística.
9. Praia das Américas
Próxima de área de lojas, restaurantes e hotéis de alto nível, a Praia das Américas atrai milhares de turistas por ser um point badaladíssimo de Tenerife e ideal para a prática de esportes aquáticos.
10. Centro Histórico de São Cristóbal de La Laguna
San Cristóbal de La Laguna é a cidade mais antiga de Tenerife e conta com valiosos monumentos que ratificam a sua importância histórica. Então, bater perna pelo centro histórico é uma forma interessante de conhecer de perto a estrutura urbana de tempos antigos.
O viajante que conhecer esta bela cidade de Tenerife ficará encantado com as casinhas do século 17 e 18, templos religiosos, praças bem ornamentadas e o comércio variado da região.
11. Loro Parque
O Loro Parque está entre as atrações mais concorridas das Ilhas Canárias, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Trata-se de um jardim zoológico impressionante com diversas espécies de animais e infraestrutura de primeira linha.
Ver de perto o balé dos pinguins, o show de orcas, o habitat de macacos, e uma série de aves será uma atividade inesquecível para turistas de todas as idades, principalmente para crianças, concorda? Se você tem filhos, não deixe de ir a esse parque localizado no município Puerto de La Cruz, que fica a aproximadamente 33 quilômetros de Santa Cruz de Tenerife.
12. El Sauzal
A cidade El Sauzal tem pouco mais de 8 mil habitantes e está situada sobre um penhasco, sendo magnífica em razão dessa vantagem geográfica. Pequeninha e charmosíssima, é ideal para quem deseja relaxar e respirar ares puros.
Algumas informações importantes:
Localização: a ilha de Tenerife está localizada a 300 quilômetros do Marrocos e a 1300 quilômetros da península ibérica, território formado pela Espanha, Portugal, Gibraltar e Andorra.
Como chegar: única ilha do arquipélago das Canárias com dois aeroportos, Tenerife recebe aviões de diversas partes do mundo e há voos diretos que saem de São Paulo com conexão em Zurique. Caso o viajante esteja em cidades da Espanha, em outros países da Europa e demais continentes, as principais companhias que voam para a ilha são: Iberia, British Airways, KLM, SWISS e Royal Air Maroc.
Idioma: o idioma oficial na ilha de Tenerife é o espanhol, mas escutar inglês, francês e alemão é muito comum.
Visto: brasileiros não precisam de visto para permanecer na Espanha pelo período de 90 dias, caso não haja o objetivo de realizar atividades remuneradas.
Clima: o sol brilha durante muitos meses do ano em Tenerife, porém o clima é ameno e não chove com muita frequência. Durante o verão, a temperatura média varia entre 21°C e 29°C e, no inverno, entre 15°C e 21°C. Conhecida como “ilha da eterna primavera”, a mais célebre atração das canárias é alto astral o ano inteiro.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Bruno Mendes/Viajali. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário