Motivos para conhecer Alagoas

Na fronteira com os badalados Estados turísticos da Bahia, de Sergipe e Pernambuco, Alagoas vem provando que também tem muitos encantos, apesar de ser um dos menores Estados do país. E por mais que não seja tão grande em área territorial, com menos de 30 mil metros quadrados, essa terra é simplesmente grandiosa tanto em beleza como em história. Alagoas é um Estado muito rico em atrativos naturais e culturais. E olha que não estamos nos referindo apenas à capital Maceió, viu? Na verdade, várias cidades alagoanas reúnem atributos que fazem qualquer estadia, seja ela curtinha ou mais longa, valer a pena.

É impossível mencionarmos Alagoas e não nos lembrarmos de suas belas praias, de seus sabores intensos, de seu folclore plural e da cultura multicolorida que os alagoanos exalam a todo momento. A verdade é que não faltam boas razões para conhecer essa terra!

O clima de verão predomina o ano inteiro

O clima de Alagoas é tropical na costa e semiárido no interior, o que favorece quem gosta de um calorzinho. Por lá o dia amanhece e escurece cedo, normalmente com temperaturas altas e programações super divertidas para os turistas e nativos que apreciam a energia do sol.

As belezas naturais são de tirar o fôlego

Os cenários alagoanos são exuberantes, roubando o ar desde o primeiro contato. Nesse contexto, não tem como não citar as praias, que são os principais atrativos do Estado. Boa parte delas possui águas azuis, piscinas naturais cristalinas, além de matas preservadas adornando a região. Anote aí quais são as mais belas praias de Alagoas:

Gunga

Situada em Barra de São Miguel, a 30 quilômetros de Maceió, a Praia do Gunga fica absolutamente lotada aos finais de semana. A orla conta com bares charmosos e a paisagem é composta por coqueiros e falésias coloridas nas proximidades. Uma beleza só!

Maragogi

Uma das cidades praianas mais famosas de Alagoas, Maragogi é uma encantadora vila de pescadores que reúne águas transparentes e coqueirais. A 6 quilômetros da costa há piscinas naturais incríveis e pontos perfeitos para os praticantes de mergulho. A infraestrutura hoteleira da cidade também é muito boa.

Francês

A Praia do Francês fica no município de Marechal Deodoro, sendo também uma das mais famosas de Alagoas. A praia é calma, linda, adequada para passeios em família e, devido à sua boa visibilidade, é excelente para a prática do mergulho.

Patacho

A Praia do Patacho é uma das queridinhas do litoral alagoano. E não poderia mesmo ser diferente, afinal, é uma das mais bonitas de todo o Estado! Tranquila e belíssima, essa praia localizada na Costa dos Corais fascina por seu conjunto de águas azuis e longos trechos de areia fina e branca.

Jequiá

Jequiá da Praia é um município alagoano que conta com mangues, lagoas, falésias e praias de águas cristalinas. As principais praias da cidade são Jacarecica do Sul e Pituba. E o melhor é que dá para conhecer as duas no mesmo dia, viu?

Se for passar vários dias em Alagoas, aproveite para conhecer as praias de Peroba, Burgalhau, Ponta de Mangue, Barra Grande, São José da Coroa Grande, Japaratinga e Praia do Carneiro, todas igualmente belas.

A gastronomia é deliciosamente variada

A gastronomia alagoana é irresistível e muito democrática, pois agrada até os paladares mais exigentes. Os pratos são feitos com múltiplos ingredientes e o cardápio local é bem diversificado, incluindo pratos típicos da culinária regional, nacional e internacional. O carro-chefe, sem dúvida nenhuma, é a caldeirada de frutos do mar com siri, camarão, sururu, polvo, lagosta, patinha de uçá, maçunim e ostra ensopados no leite de coco.

Quanto às bebidas locais, água de coco e sucos de acerola, maracujá, mangaba e graviola se destacam. Vale ressaltar que em cidades como Maceió, além da gastronomia local, há inúmeras opções de restaurantes de comida japonesa, portuguesa, peruana, italiana, chinesa e francesa. Da tradicional culinária nordestina, Alagoas herdou a carne de sol com feijão verde, galinha ao molho pardo, feijoada, charque, buchada de bode, macaxeira e sarapatel.

As proteínas mais famosas nos restaurantes de Alagoas são a picanha na chapa, a carne de avestruz e de búfalo, além de pernil, frango assado e bisteca. Já os doces e quitutes típicos incluem bolo de milho, bolo de macaxeira, pé-de-moleque, cocada e tapioca.

O passeio de buggy é um verdadeiro clássico

Quem vai a Alagoas e não passeia de buggy quase não pode dizer que foi a Alagoas! Passear de buggy em terras alagoanas realmente é uma experiência única. Os motoristas da região são divertidos, trabalham quase como guias turísticos e ajudam os visitantes a conhecerem os cantinhos mais especiais da região, incluindo as mais belas praias.

E por falar em passeio, vale destacar que Alagoas tem estradas e ruas super charmosas, com casas coloridas no entorno, barcos e redes do lado de fora, além de coqueiros para completar o cenário.

Seus pontos turísticos misturam cultura e história

Mas quem pensa que Alagoas se restringe às praias e à gastronomia está muito enganado! As cidades alagoanas são repletas de pontos turísticos ricos em arte, cultura e história. Bons lugares para visitar são o Paço Imperial, o Museu Théo Brandão, o Planetário e Casa da Ciência, o Museu Sertão, o Museu de Arte e História Darras Noya, o Centro Cultural João Ferreira da Silva, o Memorial da Mulher Ceci Cunha, a Fábrica de Ciências da Universidade Federal de Alagoas, o Museu Zezito Guedes, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o Teatro Deodoro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Instituto Histórico e Geográfico.

Estado tem destinos maravilhosos para quem deseja aliar natureza e cultura em uma única viagem. Além disso, conta com opções para quem prefere descansar em ambientes tranquilos ou badalar na vida noturna agitada.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Bruna Méliuz/Meliuz. Edição, Área Jornalística Oitravels.

PhotoGrid_Plus_1592406533229

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: