Ilha de Margarita, a pérola do caribe

A Ilha de Margarita (ou, em espanhol, Isla de Margarita) é uma magnífica ilha da Venezuela de com extensas praias de areia dourada e águas cristalinas. Situada no mar do Caribe, à nordeste de Caracas, a ilha é de fácil acesso. Chega-se à região num vôo de 35 minutos ou em uma viagem de 2 horas pelo ferry-boat que sai de Porto La Cruz ou Cumaná.

Margarita é um dos destinos favoritos da Venezuela e do próprio Caribe, pois é um excelente lugar para passear. A ilha possui belas praias, castelos, igrejas, caminhos belíssimos e o melhor: tudo é muito perto.

Além de todas as belezas naturais que o lugar possui, o apelido veio da grande quantidade de pérolas encontradas na época de seu descobrimento, o que foi uma grande e perfeita desculpa para que os espanhóis fundassem a primeira cidade espanhola, do novo mundo, Nueva Cádiz, que na verdade está na “isleta” de Cubágua.

Com a finalidade de vigiar o lado leste e o oeste, foi fundada Asunción em uma posição estratégica na ilha, ,pois dá pra ver quase tudo de lá. Os margariteños já acham o lugar frio de cima das montanhas. Ali estão os principais monumentos históricos do local, como o convento de San Francisco, a catedral de Nossa Senhora da Assunção, a Ponte de Pedras ou Ponte Colonial e a fortaleza de Santa Rosa, que manteve presa a heroína Luísa Cáceres de Arismendi, que participou da independência contra o domínio espanhol. A cidade é a capital de Nueva Esparta e mantém o nome original da ilha, em homenagem à virgem do dia. De acordo com uma das versões, este nome homenageia a rainha da Áustria.

Atrações naturais

Mas longe de ter a história como principal atração, Isla Margarita é, na verdade, o destino turístico mais badalado. Por ser uma área de livre comércio, com praias para todos os gostos, baladas e sol o ano todo, atrai turistas dispostos a curtir de maneira mais tranquila, “salsera” ou aventureira.

Um dos destaques da Ilha Margarita é a Praia El Yaque. Com areias douradas, águas quentes e pouco profundas, a região é muito concorrida por turistas. A praia é ideal para famílias inteiras e para os aventureiros que desejam praticar windsurf, kitesurf ou mergulho.

Em El Yaque, as escolas de windsurfe e kitesurfe são as principais atrações. Com ventos constantes de até 50km/h, o lugar é ideal para a prática desses esportes e aprender não é problema. A água segue muito rasa até bem distante da praia e sua transparência é bem convidativa. Para quem prefere a tranquilidade da areia, os quiosques dos hotéis alugam cadeiras e servem bebidas e refeições que ajudam a assistir ao colorido das velas com a ilha de Coche ao fundo. Só isso já garante um bom programa pela manhã.

Outra característica da Praia de El Yaque é que o mar possui pouca profundidade. Isso torna o local ideal para que as crianças se divirtam com poucos riscos.

El Água está também entre as praias mais procuradas. É uma das maiores praias da ilha e tem esse nome por conta da cor excepcional de seu mar. O Caribe todo é lindo, mas ali a beleza parece ser mais intensa. Aproveitando as características do lugar, os margariteños fizeram ali uma série de bons bares e restaurantes para servir os turistas da melhor maneira.

A ilha de Coche é um dos destinos diferenciados de lá. San Pedro de Coche também sofreu com o maremoto que destruiu Nueva Cádiz, mas como lá nunca teve quase nada, as consequências foram mais suaves. A aridez foi uma das razões para o lugar ficar vazio por tanto tempo, mas hoje a água encanada chega pelo fundo do mar, abastecendo os povoados de pescadores e os hotéis que existem ali. Em La Punta, a praia mais turística, também é possível alugar equipamento de wind e kite surf, além de quadriciclos para dar uma volta pela ilha e chegar até as praias (todas quase desertas) de Los Cocos e El Saco, ou então El Amor, reconhecida como a principal responsável pelo crescimento demográfico da ilha.

Além das praias, Isla Margarita tem uma outra formação natural que atrai os turistas, que é a Lagoa de Restinga. Lá há um parque que oferece passeios de barco pelo meio dessa vegetação, que une os dois lados da ilha. A praia do parque é a maior da região, com mais de 20 quilômetros de extensão. Em relação a fauna, é possível apreciar as espécies marinhas como o pargo e o cação, bem como diversos moluscos. No que se refere às aves, destacam-se os flamingos, o papagaio da Ilha Margarita, o pelicano e as garças. Próximo dali estão duas montanhas gêmeas conhecidas como Las Tetas de Maria Guevara, em homenagem a uma lendária mestiça heroína da independência.

Outra atração da ilha são as compras de importados, ja que lá é uma zona franca. Nas principais cidades, Porlamar e Pampatar, estão centros comerciais como o Sambil e Parque Costazul (que estám em Pampatar), o Rattan Plaza e la Vela em Porlamar. Essas duas cidades também são os locais mais badalados.

A ilha possui uma zona franca com preços semelhantes aos do Paraguai e pérolas a custos bem acessíveis.

Porlamar, vizinha de boas praias como La Caracola e Guacuco, o lugar também oferece cassinos e amplos centros comerciais, muito procurados por brasileiros pelos atrativos preços, já que a cidade se encontra em uma zona franca de impostos. Porlamar também concentra bons restaurantes para turistas.

É sempre bom lembrar que a salsa é um ritmo caribenho, aliás, é impossível esquecer pois ela está em todos os lugares, junto com o reggaeton. Vale a pena curtir uma noite com música ao vivo, ver o espetáculo das pessoas dançando e até arriscar uns passos.

Um passeio imperdível para é o Jeep Tour. A viagem começa às 9hs e termina as 19hs. A diversão é garantida pelas belas paisagens e pelo bom humor dos guias. O tour passa pelos centros históricos, por diversas praias e termina com uma bela paisagem do pôr-do-sol de Juan Griego.

A Ilha Margarita é uma ótima opção para que quer conhecer o Caribe, curtir a natureza e garantir a diversão!Informações ao viajante

Línguas:

Espanhol

Saúde:

Não há demandas específicas, mas recomenda-se vacina contra febre amarela.

Melhor época para visitar: Isla Margarita orgulha-se de ter mais de 300 dias de sol ao ano, portanto o tempo bom é quase garantido para todo o ano.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Golden Tour. Edição, Área Jornalística Oitravels.

coche paradise

sunsol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: