Sauípe, paraíso baiano

Um dos principais destinos turísticos do Nordeste do Brasil, a Costa do Sauípe está localizada no município de Mata de São João, no estado da Bahia. Rodeada por uma natureza exuberante, a Costa do Sauípe fica no estado da Bahia e conta com uma excelente infraestrutura. Na região, há um complexo de resorts que oferece todo o conforto, atividades, uma deliciosa gastronomia e diversas opções de entretenimento.

O grande empreendimento possui uma vasta infraestrutura de hospedagem, lazer e esportes, estendendo-se por 176 hectares. A região é privilegiada por uma maravilhosa orla, uma vastidão de coqueiros e dunas, além de um espetacular mar com águas verdes.

No litoral norte do estado, o complexo turístico hoteleiro fica em Sauípe, onde há poucos moradores, devido ao custo elevado das residências e ainda porque quase toda a região abriga hotéis, pousadas e resorts.

Devido ao seu porte, já recebeu importantes eventos, como o Brasil Open de Tênis em 2011, o Campeonato Mundial de Futebol de Areia de 2001 e o sorteio da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Ali bem perto está localizado o Parque Sauípe, que abriga uma incrível biodiversidade do ecossistema formada pela junção de trechos de restinga e de manguezal, circundados pela Mata Atlântica. O ecoturismo é bem forte no parque. Uma das atrações é o mirante de 15 metros de altura que atrai muitos curiosos e fotógrafos.

Uma das dicas mais importantes sobre a Costa do Sauípe é conhecer a região e não ficar só na piscina do hotel, mesmo que isso signifique largar as mordomias por algumas horas. Atividades não vão faltar para fazer pelo complexo da Costa do Sauípe e nos arredores, como pesca oceânica, parasail (um voo planado sob o mar), canoagem e mergulho, que são os passeios mais disputados por quem gosta de aventura.

Todos os hotéis (exceto as pousadas) estão bem próximos da praia e, na maré baixa, o mar forma algumas piscinas naturais, fazendo a alegria da criançada. Mas atenção: quem quiser passear pela praia é importante ficar bem atento, pois em algumas áreas, a água é turva, com pedras em vários trechos. É indicado fazer caminhadas na maré baixa, mas sempre com bastante cuidado.

Atividades não vão faltar para fazer

Observar as baleias jubarte e as tartarugas-marinhas também é o desejo da maioria dos visitantes, mas essas atividades estão restritas a algumas épocas do ano.

Na Vila Nova da Praia há muitos barzinhos, restaurantes, lojas de lembrancinhas, artesanato e moda. É um lugar um pouco esquecido por quem está hospedado nos resorts, mas todo mundo que passa pela região deveria dar ao menos uma passadinha por ali.

Também é possível pegar um ônibus ou traslado para ir até a lagoa, fazer tirolesa ou ter uma aula de stand up paddle (atividades pagas à parte).

Como chegar

Muito bem localizada, a Costa do Sauípe fica a 27 km da Praia do Forte, a 75 km de Salvador e a 181 km de Feira de Santana.

De avião: Por ser o mais próximo, o aeroporto de Salvador (a 76 km de distância) é a principal porta de entrada do complexo e recebe voos diários das principais linhas aéreas.

Na maioria das vezes, o próprio hotel oferece a opção de traslado para buscar os hóspedes, mas há outras opções que podem ser contratadas em diversas empresas locais, como táxi especial ou transfer privativo. Se optar por alugar um carro ao sair do aeroporto de Salvador, será preciso pegar a Estrada do Coco e depois a Linha Verde, e em 75 km (20 km adiante da Praia do Forte), estará no seu destino.

De ônibus: Atenção, ônibus comum não entra na Costa do Sauípe. É necessário pegar um ônibus na Rodoviária de Salvador com destino a Sibaúma ou Sítio do Conde e descer a 50 metros da guarita. Outra opção é ir de táxi ou van até a Praia do Forte e de lá pegar outra van para Porto Sauípe, também descendo a 50 metros da guarita.

Os hotéis estão a 4 km da guarita, portanto será preciso completar a viagem com um táxi.

De carro: Saindo de Salvador, siga em direção às praias do norte pela Linha Verde (também conhecida como BA-099) até o km 74, no município de Mata de São João.

De helicóptero: Saindo do Aeroporto Internacional de Salvador, os voos duram em média 30 minutos, com capacidade para até três ou cinco passageiros (dependendo da quantidade de bagagem). É uma opção de transporte bem mais cara, mas com uma linda paisagem.

Costa do Sauípe

O complexo é composto por cinco hotéis de bandeira internacional, com diárias all-inclusive, e seis pousadas temáticas (boa dica para quem deseja economizar), sendo classificados em três tipos de hospedagem: Sauípe Premium, Sauípe Resorts e Sauípe Pousadas – além de outras instalações, em um espaço com capacidade para abrigar até 3,5 mil pessoas.

Na Praça do Cruzeiro estão localizados muitos barzinhos, restaurantes, lojas de artesanato, joalherias e boutiques.

O lugar por si só já é encantador e oferece ao turista a opção de descansar na rede, curtir a praia, se divertir com serenatas e festas típicas da região ou ainda praticar esportes radicais. Todo o empreendimento construído ali preservou a vegetação original da região: manguezais, coqueirais, restingas, dunas, lagoas, rios e pequenos trechos da Mata Atlântica.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viajali/Bloghoteis. Edição, Área Jornalística Oitravels.

HOTEL BAHIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: