Aurora boreal na Noruega, oito lugares absolutamente incríveis

Assistir uma aurora boreal na Noruega deve estar na lista de desejos de todos os que desejam experienciar este fenômeno da natureza e conhecer um dos países mais lindos do mundo em uma única viagem. Aliás, a Noruega não é só um lugar incrível para viajar, foi também considerado o melhor país para viver!

A Noruega é muito visitada por quem deseja ver uma aurora boreal devido à sua localização. A aurora boreal é mais visível quanto mais perto do Polo Norte você estiver. Por isso, o Norte da Noruega estão na posição ideal para assistir ao fenômeno, pois está debaixo do Círculo Polar Ártico. Conheça os melhores lugares na Noruega para ver as luzes coloridas no céu!

Trømso: o local mais famoso para ver uma aurora boreal na Noruega

AURORA1

Trømso é a cidade mais conhecida para ver uma aurora boreal na Noruega. Está mesmo por baixo da zona de auroras boreais. No entanto, quem quer ver o fenômeno em Trømso deverá afastar-se da cidade e procurar zonas mais isoladas e escuras a poucos quilômetros da cidade. Várias empresas organizam excursões para ver a aurora boreal em Trømso, em grupos pequenos, levando os visitantes para os lugares perto de Trømso com a melhor vista.

Trømso oferece muitas outras atividades aos seus visitantes. Na cidade existem muitos museus, restaurantes e hotéis conceituados. Para quem gosta de um pouco mais de aventura, além de observar aurora boreal em Trømso, os visitantes também têm à sua disposição atividades como caminhada, passeio de trenó puxado por cães ou até observação de baleias.

Ilhas Lofoten, um cenário idílico

AURORA2

As Ilhas Lofoten ficam no Mar da Noruega, bem a norte do Círculo Polar Ártico. São um dos melhores destinos para assistir a uma aurora boreal, mas são muito procuradas também pelos amantes da natureza.

Todo o cenário é idílico. O arquipélago Lofoten é composto de pequenas ilhas, com vilas piscatórias que parecem saídas de contos de criança, praias desertas, fiordes e montanhas por explorar. Além de observar a aurora boreal em Lofoten, algumas das atividades mais procuradas são fazer passeios de caiaque entre as ilhas ou trilhos na montanha.

Senja, bem no centro da zona de auroras

AURORA4

Senja é uma ilha no norte da Noruega. É um dos lugares mais procurados para ver uma aurora boreal na Noruega pois é distante da civilização e está bem no centro da zona de auroras boreais. As visitas à ilha com o objetivo de ver aurora boreal são frequentemente feitas a partir de Tromso. As excursões organizadas por especialistas levam os visitantes aos melhores locais para observar o fenômeno. O alojamento é feito no hotel Hamn i, situado em uma baía que, quando as auroras aparecem, ficam refletidas na água, criando um cenário incrível.
Em Senja pode ainda aproveitar outras atividades como esquiar, andar de trenó ou tobogã, pescar e observar animais selvagens no seu habitat natural.

Alta, a primeira cidade com Observatório de aurora boreal

AURORA5

Alta é uma das cidades mais a norte do mundo, fazendo desta cidade um dos melhores destinos para ver uma aurora boreal. Um dos primeiros observatórios da aurora boreal na Noruega foi construído em Alta, no século XIX, devido à frequência com que este fenômeno acontece aqui. Alta é até conhecida como “a cidade das auroras boreais”. Devido às suas características geográficas, a aurora boreal aparece em Alta cerca de 200 noites por ano!

Embora esteja bem distante das maiores cidades da Noruega, em Alta existem vários restaurantes, museus e uma vida noturna animada, para entreter todos os que visitam a cidade frequentemente em busca da aurora boreal.

Lyngenfjord, um fenômeno da natureza

AURORA6

Este fiorde, relativamente perto de Tromso, é um dos lugares mais secos da Noruega. Por esse motivo, é também um destino ideal para ver uma aurora boreal. São mais de 80 kms de fiordes, glaciares e ravinas com mais de 1800 metros, tornando o fenômeno da aurora boreal ainda mais incrível de assistir.
A região é famosa para esquiar desde as montanhas até à costa. O vale entre as montanhas é uma região extremamente seca, com as condições ideais para assistir à aurora boreal.

Svalbard, a ilha onde se vê aurora boreal durante o dia

AURORA7

Salvard é uma grande ilha entre a costa da Noruega e o Pólo Norte. Como está muito no norte, mesmo durante o dia há pouca luz solar e as noites são realmente muito escuras. É, por este motivo, um dos poucos lugares do mundo em que é possível ver a aurora boreal durante o dia.

A sua capital é Longyearbyen, a cidade mais a norte do mundo. Além de ver a aurora boreal aproveite também para andar de trenó e conhecer a natureza da região. Uma curiosidades sobre a ilha é que tem mais ursos polares a habitar Svalbard do que pessoas.

Nordkapp, Cabo Norte

AURORA8

O Cabo Norte (Nordkapp) é um planalto com mais de 300 metros de altura sobre o mar de Barents, na ilha de Magerøya. No Inverno, são poucas as horas de luz o que faz com que seja um local perfeito para observar as auroras boreais. Mas não só. Aproveite também toda a paisagem envolvente coberta de branco da neve, através de um passeio em trenó.

Apesar de ser num dos extremos norte do país, a ilha de Magerøya onde fica o Cabo Norte, é ligada ao continente através de um túnel subterrâneo, facilitando a visita a todos os viajantes que procuram uma aurora boreal.

Narvik, o lugar ideal para férias de inverno

AURORA10

Narvik fica no norte da Noruega e é um dos melhores lugares para ver uma aurora boreal na Noruega.
Aqui, o céu é extremamente limpo, com poucas nuvens, e com as condições ideais para observar as luzes coloridas das auroras. Na montanha Narvikfjellet é possível ver a aurora boreal através de teleféricos suspensos, em uma experiência inesquecível.

Narvik é perfeito para outras atividades também, como esquiar ou visitar o centro de vida selvagem e ver animais selvagens no seu habitat natural. Além da natureza, é possível apreciar a cultura e história do povo Sami.

Melhor altura para ver uma aurora boreal na Noruega

AURORA11

As auroras boreais na Noruega aparecem frequentemente entre o fim do outono e o início da primavera. Por isso, os meses melhores são entre o final de setembro e o início de março, altura em que o céu fica escuro por muito mais tempo pois as noites são mais longas.

Outro fator fundamental para a aurora boreal acontecer é o clima. Eles preferem climas frios e secos e isso na Noruega acontece em dezembro. Como as auroras boreais são mais nítidas em locais mais escuros, é de evitar dias de lua cheia ou cidades e vilas com muita iluminação artificial. Aí, mesmo que as outras condições se reúnam, fica difícil observar uma aurora boreal.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Ana Reis/Viagens Destinos. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20200630_150936670

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: