Praia do Forte, um Show da Natureza

Praia do Forte é uma vila de pescadores no litoral norte da Bahia, perto de Salvador. Apesar do clima rústico, oferece uma ótima infraestrutura para os visitantes.

O destino é muito procurado por suas mistura paisagens únicas, com piscinas naturais, coqueiros e uma linda igrejinha a beira-mar, ou uma lagoa cercada por uma área de preservação e pista de corrida e para andar de bike- com a oportunidade de ver tartarugas marinhas no projeto Tamar e, durante a temporada de baleias, as incríveis jubartes que buscam as águas quentinhas do litoral norte da Bahia para acasalar.

Melhores passeios na Praia do Forte
1. Praia do Forte

BAHIA9

Claro que o primeiro passeio deve ser a própria praia que dá nome ao lugar. São 14 km de areias claras e coqueiros, o que torna essa praia uma das mais badaladas do Norte da Bahia.

A Praia do Forte tem como marca registrada as tartarugas marinhas, protegidas pelo Projeto Tamar. Além disso, tem um cenário perfeito para caminhadas e oferece bons trechos para a prática de surfe e mergulho – os recifes formam piscinas naturais na área conhecida como Papa-Gente, ao norte, e também na Praia do Lord, no caminho para Papa-Gente.

2. Projeto Tamar

BAHIA2

Criado na década de 80, o Projeto Tamar tem por objetivo estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. São 21 bases espalhadas pelo país, sendo a da Praia do Forte uma das mais interessantes e bem equipadas, com centro para visitantes, tanques e aquários com tartarugas e peixes, sala de vídeo, loja e restaurante.

Entre dezembro e fevereiro, é possível acompanhar os biólogos soltando as tartarugas recém-nascidas na areia.

3. Vila do Forte

ba1

Antigo local de encontro de pescadores, a Vila do Forte agora é um centro de comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes que fica ativo o dia todo.

A Alameda do Sol é a mais movimentada das ruas. Mas todo o centrinho, como é carinhosamente chamado, está coberto com calçamento de pedras e tem trânsito de carros proibido. Essa característica permite o passeio tranquilo entre as ruas.

Durante a noite, as cores dos bares e restaurantes tomam contam do local, numa festa que, por vezes, segue até o amanhecer, com o pessoal indo tomar o primeiro banho de mar.

4. Castelo Garcia D’Ávila

BAHIA12

Erguida em 1549, essa é a primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil. O Castelo Garcia d’Ávila teve suas ruínas transformadas em museu e parque. O castelo fica a 3 km da Vila e o acesso é pela estrada para a Linha Verde.
A construção tem como atrativos a Capela de Nossa Senhora da Conceição e as passarelas, que oferecem uma graciosa vista da Praia do Forte e seus coqueirais.

5. Lagoa do Timeantube

BAHIA4LAGO

Ao amanhecer ou no fim do dia, quando o sol vai se retirando no horizonte, são os melhores momentos para um bom passeio de canoa na Lagoa do Timeantube.
Os pássaros agitados, sobrevoando a região com seus cantares e suas acrobacias, vão desenhando no ar outro espetáculo do lugar. Os canoeiros podem ser encontrados à beira da lagoa, principalmente nesses dois momentos do dia.

6. Reserva de Sapiranga

BA4

A aproximadamente 6 km da Vila do Forte, Sapiranga é uma das mais importantes reservas de fauna e flora atlântica da Região Nordeste. São mais de 500 hectares com diversas trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de quadriciclo.

Para as menores trilhas, há guias mirins autorizados a auxiliar os visitantes. Para conhecer as mais extensas, é preciso agendar com antecedência. Mas também é possível um bom mergulho no Rio Pojuca, ou passeio de canoa pelo manguezal.

7. Curtir a noite

A2

Na alta temporada, são comuns as festa na Praia do Forte. Desde o bom e tradicional luau, com fogueira, música ao vivo e muito bate-papo sob o luar, até as “Raves”, que cada vez mais vão tomando conta de alguns pontos da praia.
Mas o centrinho também ferve, com bares e restaurantes oferecendo o que há de melhor da culinária baiana e internacional. Bons passeios na Praia do Forte nunca faltam, nem quando o sol se esconde.

8. Baleias Jubarte

BAHIA3

Quem estiver visitando a Praia do Forte entre os meses de julho e outubro poderá avistar as baleias jubartes, que neste período voltam para as águas quentes da região para procriar.

Para tanto, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail do Instituto Jubarte. Os passeios duram, aproximadamente, 5 horas e são acompanhados por biólogos do Instituto, que explicam todos os detalhes sobre a vida desses maravilhosos habitantes marinhos.

9. Papa-Gente

A1

Quando a maré está baixa, as paredes de recifes de corais formam piscinas transparentes, onde o mergulho livre leva a experiências inesquecíveis entre peixes coloridos e outros habitantes marinhos.

Visitar as piscinas naturais do Papa-Gente é um dos passeios na praia da Forte que mais encanta os visitantes. É necessário apenas uma boa máscara e snorkel para aproveitar a experiência – mas o equipamento pode ser alugado no local, inclusive no próprio Projeto Tamar.

10. Igreja de Praia do Forte.

BAHIA5

Ela é o cartão-postal mais famoso de Praia do Forte. Entre a praia e a atual Alameda do Sol, foi construída por pescadores aproximadamente no ano 1900. Combina perfeitamente com a praia e os barcos ao fundo, flutuando no mar ao sabor do vento.

Bonita assim, se tornou cobiçada por noivos, sendo palco de muitos casamentos, inclusive de turistas.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Blog Hoteis. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20200707_100353830

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: