Praia do Forte é uma vila de pescadores no litoral norte da Bahia, perto de Salvador. Apesar do clima rústico, oferece uma ótima infraestrutura para os visitantes.
O destino é muito procurado por suas mistura paisagens únicas, com piscinas naturais, coqueiros e uma linda igrejinha a beira-mar, ou uma lagoa cercada por uma área de preservação e pista de corrida e para andar de bike- com a oportunidade de ver tartarugas marinhas no projeto Tamar e, durante a temporada de baleias, as incríveis jubartes que buscam as águas quentinhas do litoral norte da Bahia para acasalar.
Melhores passeios na Praia do Forte
1. Praia do Forte
Claro que o primeiro passeio deve ser a própria praia que dá nome ao lugar. São 14 km de areias claras e coqueiros, o que torna essa praia uma das mais badaladas do Norte da Bahia.
A Praia do Forte tem como marca registrada as tartarugas marinhas, protegidas pelo Projeto Tamar. Além disso, tem um cenário perfeito para caminhadas e oferece bons trechos para a prática de surfe e mergulho – os recifes formam piscinas naturais na área conhecida como Papa-Gente, ao norte, e também na Praia do Lord, no caminho para Papa-Gente.
2. Projeto Tamar
Criado na década de 80, o Projeto Tamar tem por objetivo estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. São 21 bases espalhadas pelo país, sendo a da Praia do Forte uma das mais interessantes e bem equipadas, com centro para visitantes, tanques e aquários com tartarugas e peixes, sala de vídeo, loja e restaurante.
Entre dezembro e fevereiro, é possível acompanhar os biólogos soltando as tartarugas recém-nascidas na areia.
3. Vila do Forte
Antigo local de encontro de pescadores, a Vila do Forte agora é um centro de comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes que fica ativo o dia todo.
A Alameda do Sol é a mais movimentada das ruas. Mas todo o centrinho, como é carinhosamente chamado, está coberto com calçamento de pedras e tem trânsito de carros proibido. Essa característica permite o passeio tranquilo entre as ruas.
Durante a noite, as cores dos bares e restaurantes tomam contam do local, numa festa que, por vezes, segue até o amanhecer, com o pessoal indo tomar o primeiro banho de mar.
4. Castelo Garcia D’Ávila
Erguida em 1549, essa é a primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil. O Castelo Garcia d’Ávila teve suas ruínas transformadas em museu e parque. O castelo fica a 3 km da Vila e o acesso é pela estrada para a Linha Verde.
A construção tem como atrativos a Capela de Nossa Senhora da Conceição e as passarelas, que oferecem uma graciosa vista da Praia do Forte e seus coqueirais.
5. Lagoa do Timeantube
Ao amanhecer ou no fim do dia, quando o sol vai se retirando no horizonte, são os melhores momentos para um bom passeio de canoa na Lagoa do Timeantube.
Os pássaros agitados, sobrevoando a região com seus cantares e suas acrobacias, vão desenhando no ar outro espetáculo do lugar. Os canoeiros podem ser encontrados à beira da lagoa, principalmente nesses dois momentos do dia.
6. Reserva de Sapiranga
A aproximadamente 6 km da Vila do Forte, Sapiranga é uma das mais importantes reservas de fauna e flora atlântica da Região Nordeste. São mais de 500 hectares com diversas trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de quadriciclo.
Para as menores trilhas, há guias mirins autorizados a auxiliar os visitantes. Para conhecer as mais extensas, é preciso agendar com antecedência. Mas também é possível um bom mergulho no Rio Pojuca, ou passeio de canoa pelo manguezal.
7. Curtir a noite
Na alta temporada, são comuns as festa na Praia do Forte. Desde o bom e tradicional luau, com fogueira, música ao vivo e muito bate-papo sob o luar, até as “Raves”, que cada vez mais vão tomando conta de alguns pontos da praia.
Mas o centrinho também ferve, com bares e restaurantes oferecendo o que há de melhor da culinária baiana e internacional. Bons passeios na Praia do Forte nunca faltam, nem quando o sol se esconde.
8. Baleias Jubarte
Quem estiver visitando a Praia do Forte entre os meses de julho e outubro poderá avistar as baleias jubartes, que neste período voltam para as águas quentes da região para procriar.
Para tanto, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail do Instituto Jubarte. Os passeios duram, aproximadamente, 5 horas e são acompanhados por biólogos do Instituto, que explicam todos os detalhes sobre a vida desses maravilhosos habitantes marinhos.
9. Papa-Gente
Quando a maré está baixa, as paredes de recifes de corais formam piscinas transparentes, onde o mergulho livre leva a experiências inesquecíveis entre peixes coloridos e outros habitantes marinhos.
Visitar as piscinas naturais do Papa-Gente é um dos passeios na praia da Forte que mais encanta os visitantes. É necessário apenas uma boa máscara e snorkel para aproveitar a experiência – mas o equipamento pode ser alugado no local, inclusive no próprio Projeto Tamar.
10. Igreja de Praia do Forte.
Ela é o cartão-postal mais famoso de Praia do Forte. Entre a praia e a atual Alameda do Sol, foi construída por pescadores aproximadamente no ano 1900. Combina perfeitamente com a praia e os barcos ao fundo, flutuando no mar ao sabor do vento.
Bonita assim, se tornou cobiçada por noivos, sendo palco de muitos casamentos, inclusive de turistas.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Blog Hoteis. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário