Nas aforas de Buenos Aires extende-se A Pampa, uma imensa planície rica em cereais e pastos. Um mar de cultivos sobre terra de gaúchos, uma fonte verdadeira de mitos e lendas. A tão só uma hora da capital é possível adentrar-se de perto na vida do gaúcho e nas tarefas da fertilíssima planície argentina, horizonte de espertos jinetes destros com o laço e casas senhoriais convertidas em lugares de excursão, visita e alojamento para o viajante. A pampa significa em quechua, “campo raso”, e assim de lisa e plana é.
Santa Rosa, a capital da província encontra-se a 600 quilômetros de Buenos Aires capital e a 80 quilômetros da fronteira da província. É uma pequena cidade, tranquila e hospitalera. Nela podem-se visitar dois museus interessantes, o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas e o Museu de Artes.
O Teatro Espanhol, do século passado, é também muito interessante. O primeiro fim de semana de novembro Santa Rosa conta com um festival de jaz. No Centro Recriativo Dom Tomás pode-se admirar a zona construida da Estância La Malvina, que têm uma extensão de 350 hectares e conta com um grande tanque. Os arredores da capital estám povoados de bosques de caldén, a árvore provincial.
O Parque Luro é uma das maiores Reservas Naturais do mundo. Ocupa uns 7500 hectares. No interior introduziram-se espécies europeias como a queixada, o viado roxo e o faisão. Também conta com espécies autóctones e exóticas. Os cáldenes centenários e uma colônia de flamingos reposando na lagoa aumentam a cor e o atrativo deste parque.
O Parque Nacional Lihué Calel é um paisagem de rochas da cor rosa salmão salpicado de cactáceas de belas flores amarelas. Esta antiga formação serrana alberga vales com espécies como pumas, guanacos, raposos, vizcachas e numerosas aves como a ema.
Nas canhadas ainda podem-se ver as pinturas dos primeiros homens que povoaram estas terras. Em uma roca denominada Conquista do Deserto, os índios araucanos defenderam com sucesso o asédio dos europeus invasores. Este lugar foi o último refúgio de Namuncurá, um chefe araucano, antes de ser preso pelas forças argentinas.
Dentro do parque pode-se fazer uma excursão ao Cerro da Sociedade Científica Argentina, onde a paisagem é impressionante, o Vale das Pinturas e o Velho Casco, a mansão da Estância Santa María. Outro lugar interessante são As Salinas de Calfucurá, povoadas de minúsculos crustáceos.
Na região o viajante poderá desfrutar de numerosas festas crioulas, entre elas a Festa Nacional de Doma e Folclore em Intendente Alvear. Nesta mesma cidade, têm lugar exibições do melhor polo do mundo.
Desfrutar de comidas típicas, passeios em carroças, cabalgadas, safaris fotográficos e exibições de destreza crioila é algo do que poderá esperimentar na Estância Vilaverde. Os amantes da caça e a pesca podem praticar a caza do viado roxo, o puma e a queixada e a pesca nas Lagoas Dom Tomás e Chadilauquen, e no Río Colorado.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viagens Destinos. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário