Turismo pós-pandemia, tendências de viagem

Ainda não é a hora de viajar por aí, mas nada impede que a gente pense no que fazer quando a quarentena acabar, não é mesmo? E o turismo pós-pandemia com certeza vai ser muito diferente, e nós, viajantes, teremos outras prioridades ao reservar nossas futuras viagens.

Resolvemos compartilhar com você algumas tendências de viagem que notamos ultimamente. Locais abertos, em meio à natureza, ou lugares isolados onde não é preciso se preocupar com o distanciamento social estão no topo do ranking dos desejos. Mas a maior tendência parece ser correr para o abraço da família e reunir alguns amigos para cair na estrada.

Lembre-se: enquanto estamos ansiosos para escapar e começar a explorar o mundo novamente, ainda estamos em uma crise global de saúde. Antes de sair para sua próxima viagem, verifique as diretrizes locais e siga as medidas de saúde e segurança em vigor. Continue usando máscaras para viajar e lave as mãos com frequência onde quer que esteja.

1. Para acabar de vez com a saudade

br0

Ainda não sabemos quando estará liberado aquele abraço carinhoso nos pais e avós ou aquele encontro sem preocupações com distanciamento social entre amigos. Mas certamente o destino de muitos viajantes no pós-quarentena será para qualquer lugar onde estão suas pessoas preferidas no mundo.

O turismo-pós pandemia deve despertar também aquele sonho de viagem de galera, não importando tanto o destino, mas sim a companhia. Considerando os cuidados básicos com a saúde, as viagens com amigos ou viagens com a família tendem a ser de carro e para destinos em meio à natureza.

2. Viagens mais próximas de casa

bb1

Outra grande tendência é viajar para destinos perto de você e inexplorados, assim você consegue ir e voltar tendo a segurança de que está próximo do seu lar doce lar. O que é mais maravilhoso desse tipo de viagem é poder descobrir lugares incríveis próximos à sua cidade, destinos que provavelmente seriam os primeiros a serem descartados de uma lista de viagens em função do clássico “é tão perto, vou outro dia”.

Essas viagens pós-pandemia tendem a ser com carro próprio ou carro alugado, o que traz maior flexibilidade para o roteiro e controle em relação aos cuidados com higienização durante o trajeto. Uma forma fácil de viajar nesses tempos de cuidados tão extremos talvez seja em um motorhome, que garante uma casa sobre rodas e libera você de preocupações adicionais com hotéis, pousadas, restaurantes, e até com cozinhas e banheiros compartilhados.

3. Vivências na natureza selvagem

br1

Quem aí não vê a hora de admirar o verde das árvores, se perder contando as estrelas no céu de lua nova e sentir o vento correndo livremente trazendo cheiro de mato? Se você sentiu um calorzinho no peito ao ler tais palavras, essa tendência de turismo pós-pandemia é para você.

A busca por um destino rodeado por natureza pode levar você até um camping, uma casa de praia ou um sítio de algum conhecido, ou quem sabe para algum glamping (camping luxuoso), uma hospedagem sustentável ou aluguel de uma incrível casa isolada, pensada para pessoas que buscam o contato com nada além de belezas naturais. Aproveite para procurar atividades e hospedagens que trabalham com turismo rural e ecoturismo perto de você.

4. Mantendo o isolamento, mas mudando o ambiente

br3

Alguns não podem mais nem ouvir falar de isolamento, mas a verdade é que destinos remotos nos trazem uma sensação de maior segurança. Seguindo a tendência do turismo pós-pandemia de viagens mais curtas, é provável que aumentem as buscas por hospedagens mais afastadas de centros urbanos, mas ainda assim facilmente alcançadas de carro.

A ideia é justamente manter a segurança do distanciamento social, mas mudar um pouco o ambiente. Esse tipo de fugida da rotina será ótimo para quem quiser uma viagem para relaxar, mas ainda não estiver se sentindo seguro apesar da liberação das restrições de viagem. A busca por hospedagens preocupadas com higienização e controle de hóspedes também tende a aumentar.

5. Buscando viagens sustentáveis e de autocuidado

bb1

Alguns não podem mais nem ouvir falar de isolamento, mas a verdade é que destinos remotos nos trazem uma sensação de maior segurança. Seguindo a tendência do turismo pós-pandemia de viagens mais curtas, é provável que aumentem as buscas por hospedagens mais afastadas de centros urbanos, mas ainda assim facilmente alcançadas de carro.

A ideia é justamente manter a segurança do distanciamento social, mas mudar um pouco o ambiente. Esse tipo de fugida da rotina será ótimo para quem quiser uma viagem para relaxar, mas ainda não estiver se sentindo seguro apesar da liberação das restrições de viagem. A busca por hospedagens preocupadas com higienização e controle de hóspedes também tende a aumentar.

Durante a quarentena, ficou muito claro que é possível viver de forma mais simples, consumindo menos e fazendo escolhas mais sustentáveis. Da mesma forma, ficou evidente a importância do autocuidado com a saúde física e psíquica.

Uma das tendências do turismo pós-pandemia reflete justamente essa nova percepção sobre nós mesmos e o ambiente que nos cerca: será mais comum a busca por viagens de autoconhecimento, como imersões e retiros espirituais, e turismo para destinos sustentáveis, preocupados com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento social local.

6. Redescobrindo a própria cidade

bb4

Outra tendência bem interessante são os roteiros “lado B” em cidades mais turísticas. Viagens de um dia (day trips) também entram nesse pacote. Dessa forma, você pode fazer turismo evitando aglomerações e conhecendo lugares bem diferentes que podem, inclusive, render ótimas surpresas e registros espontâneos.

Só de visitar mercados ao ar livre, feiras de rua ou buscar um belo pôr do sol num lugar próximo à cidade já está valendo. Prevemos novos roteiros de viagem e walking tours surgindo por aí…

7. Deixando a vida levar

bb2

Arrumar as malas, alugar um carro ou motorhome e permitir que a intuição escolha o próximo destino. A tão sonhada liberdade depois da quarentena pode ser traduzida em uma viagem sem roteiro.

Deixando o controle de lado, é possível experimentar a sensação de liberdade e os encontros que a estrada proporciona. Ao invés de fazer um mochilão pela América do Sul, desfrute da sua própria companhia ou da companhia de amigos e familiares e aventure-se pegando a próxima saída da rodovia.

8. Botando em prática a viagem dos sonhos

bb6

Chega de postergar aquela viagem que você sempre sonhou pelo Brasil. Se aprendemos algo com essa pandemia, é que não devemos deixar nossos sonhos para depois!
A viagem para o destino dos sonhos é uma tendência que vem se desenhando durante a quarentena, e o turismo nacional tende a reabrir primeiro. Tão logo seja possível viajar, saiba que Fernando de Noronha, Bonito, Gramado, entre tantos outros destinos brasileiros maravilhosos estarão à sua espera.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Jade Knorre/Skyscanner. Edição, Área Jornalística Oitravel

InShot_20200730_122747787

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: