O que visitar em Camaçari, além das praias

Conhecida como a cidade industrial, Camaçari é uma das principais cidades da Bahia e do nordeste brasileiro. Localizada a 40 km do centro de Salvador, a região é cheia de praias e atrações imperdíveis.

Camaçari, começou como uma aldeia em torno de uma missão jesuítica. Hoje, devido a seu centro petroquímico de cerca de 60 empresas e de seu pólo industrial planejado, o primeiro do país, implantado em 1978, o município tem uma das maiores rendas per capita do Nordeste.

Ali funcionam importantes fábricas ligadas à indústria automotiva, como as da Ford, da Continental Pneus e da Bridgestone Firestone. A produção de Camaçari supre metade da demanda do país em produtos químicos e petroquímicos.

Porém, no meio de toda essa tecnologia, a cidade ainda preserva belezas naturais encantadoras, com belas praias, além da consciência da necessidade de preservar o meio ambiente.

Como chegar em Camaçari
Passagens Salvador

Camaçari não possui aeroporto, mas isso não é problema já que a cidade está a 40 km de Salvador, ou seja, pouco menos de 1 hora de distância da capital da Bahia.

Se você procura passagem aérea para Camaçari, o Aeroporto Internacional de Salvador é a melhor opção. O lugar recebe uma grande quantidade de voos diários com saídas nas principais cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.

O aeroporto dispõe também de uma extensa frota de táxis e locadoras de veículos para aqueles que querem alugar um carro para ter mais conforto e comodidade.

O que visitar em Camaçari

As praias de Camaçari são lindas, com belas paisagens e águas limpas e de qualidade. Não à toa, a cidade está na Fase Piloto da implantação da certificação Bandeira Azul. Porém, a cidade também possui diversas outras atrações super interessantes para você conhecer.

  • Villa Hippie de Camaçari
  • Projeto TAMAR – Praia de Arembepe
  • Distrito Abrantes
  • Castelo Garcia D’avila
1. A famosa Villa Hippie

O que fazer em Camaçari - Vila Hippie - ©Guiadolitoral

Na Praia de Arembepe, em Camaçari, existe uma das mais famosas vilas hippies do Brasil. O local, que ainda preservar o clima de “paz e amor”, era o destino certo de vários artistas nos anos 70, incluindo a estrela internacional Janis Joplin, um dos ícones do movimento da contra-cultura.
Hoje em dia, cerca de 80 pessoas residem na vila e sua principal atividade está baseada no artesanato.

Portanto, a bela vila hippie de Arembepe é um ótimo lugar para comprar aquelas lembrancinhas de viagem. As casas são rústicas e o clima é encantador, então, se quer melhorar as energias e se livrar do estresse do cotidiano, vá visitar a vila. Você não vai se arrepender.

2. Projeto Tamar

O que fazer em Camaçari - Projeto Tamar - ©Pixabay

Bem ao lado da aldeia hippie, você encontra uma das unidades do Projeto Tamar, e o mais legal, é uma das unidades abertas para visitação. Então, você pode aproveitar o passeio e fazer duas visitas incríveis no mesmo lugar! O Projeto Tamar é conhecido pelo seu trabalho em prol das tartarugas-marinhas que realizam a sua desova no litoral brasileiro.

Nesta unidade você pode conhecer um pouco mais sobre o projeto, além de ver alguns tanques utilizados para a observação das tartarugas e um Museu interativo com várias informações sobre o Tamar e as espécies marinhas. Portanto, se estiver viajando com as crianças, o Projeto Tamar sem dúvidas é uma dica certa de o que visitar em Camaçari. As crianças vão adorar e os adultos também.

3. Vila de Abrantes

O que fazer em Camaçari - Abrantes - Igreja Divino Espirito Santo - ©PrefeituraCamaçari

Abrantes é um distrito da cidade de Camaçari e preserva diversas construções históricas datadas do período colonial do Brasil. Lá, você conhecer um pouco mais da história da construção da cidade, assim como entender melhor todo esse período do nosso Brasil.

No distrito, o ponto turístico mais conhecido é a Igreja do Divino Espírito Santo, localizado na Praça Matriz. A igreja foi construída ainda no século XVI e preserva as características arquitetônicas da época, resgatando o período da colonização jesuíta. Depois de algumas restaurações na década de 70, a pequena Igreja do Divino Espirito Santo foi tombada como patrimônio histórico.

Ao visitar Abrantes, você poderá apreciar os encantos de uma cidade pequena e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história do Brasil e da Bahia.

4. As ruínas do Castelo Garcia D’avila.

O que fazer em Camaçari - Castelo Garcia D'avila - ©Praiadoforte.org

Embora essa atração não fique na cidade de Camaçari, é possível chegar até lá com apenas 20 minutinhos de viagem, partindo da praia de Guarajuba. As ruínas do Castelo Garcia D’avila ficam na Praia do Forte, em Mata de São João.

O lugar é considerado uma das primeiras construções portuguesas em território brasileiro e portanto, possui um valor inestimável para a preservação da nossa história e cultura. Historiadores afirmam que a construção data de 1551, entretanto, o castelo foi abandona em meados do século XIX, transformando-se em ruínas por causa da não conservação.

Embora o local esteja parcialmente destruído devido as ações do tempo, não deixa de ser um um lugar incrível, com muita história cravada em seus tijolos. Por isso, local foi tombado como patrimônio histórico em 1938.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: