Taxco e Cuernavaca, México

  • Cidades da prata e a “eterna primavera” a um pulo da capital

Localizadas a uma distância relativamente curta da capital mexicana, as cidades de Taxco e Cuernavaca constituem fáceis e populares escapadas para passar um dia ou um final de semana durante uma visita à região central do país.

Taxco, Guerrero

Ambas estão localizadas ao sul da Cidade do México, na estrada que a conecta com o balneário de Acapulco (embora Taxco esteja em uma variante da rodovia principal).

Taxco, cidade da prata

Foto por Istock/ aventurus

A 180km da Cidade do México e 245km de Acapulco, no extremo norte do estado de Guerrero, Taxco surge como uma típica cidade colonial que cresceu graças à mineração e que encontra-se encravada na encosta de uma montanha, cercada pela bonita paisagem formada por um terreno acidentado. Historicamente, o desenvolvimento de Taxco esteve associado a múltiplas ondas de descobrimento de prata na região, embora hoje a cidade realmente dependa mais do turismo para se manter.

TAXCO 2 VIAJES Y LUGARES

Não existe forma melhor para descobrir os encantos desta cidade do que percorrer o seu centro histórico a pé. Suas ruas de paralelepípedos seguem o contorno da montanha e algumas são bastante empinadas. Muitas delas terminam em belas pracinhas e a grande maioria é ocupada por uma infinidade de pequenas lojas vendendo um diverso sortimento de objetos de prata, incluindo joias, prataria doméstica e elementos decorativos em geral.

 MÉXICO - 22 DE SETEMBRO: Jewely e loja da prata construída para dentro de imagens de stock

Na verdade uma das grandes motivações de uma visita a Taxco é justamente visitar essas lojas e boutiques em busca de boas ofertas em excelentes produtos de prata. Nos sábados ainda é possível visitar o mercado de artesãos, onde os preços são ainda mais baixos.

A maior atração de Taxco é, sem lugar a dúvidas, a Igreja de Santa Prisca, localizada na praça central da cidade.Construída em meados do século XVIII em estilo barroco, o interior da igreja é sumamente opulento, contando com um belíssimo altar e muitos trabalhos cobertos por folhas de ouro.

Cuernavaca, cidade da eterna primavera

Ruas fofas

Cuernavaca, conhecida como a cidade da eterna primavera, fica aproximadamente na metade do caminho entre a Cidade do México e Taxco, a cerca de 85 ou 90km de ambas. Capital do estado de Morelos, esta é uma cidade bastante movimentada e um dos principais destinos de estudantes estrangeiros em busca de aprender o idioma espanhol, mas que concentra diversos edifícios da era colonial e merece uma visita.

DSC_0771-PALACIO-DE-CORTES,-CUERNAVACA,-MOR

Um dos principais atrativos da cidade é o Palácio de Cortés, construído em 1533 para servir como residência de verão do conquistador espanhol Hernán Cortés. Hoje em dia abriga um excelente museu onde, entre outras coisas, podem-se admirar murais de Diego Rivera que retratam um pouco da história do estado de Morelos e do México.

1. La Catedral

A catedral de Cuernavaca é o principal templo do antigo monastério da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, tendo sido erguida ainda no século XVI por Hernán Cortés, com a função secundária de servir como fortaleza. O interior da igreja conta com afrescos que mostram o martírio de Felipe de Jesus, o primeiro santo mexicano.

DSCN2257-CATEDRAL-CONJUNTO-CONVENTUAL-LA-ASUNCION,-CUERNAVACA,-MOR.-FOTO-ENRIQUE-DIBILDOXALONSO

O complexo onde está localizada a catedral conta ainda com as capelas de São José, uma estrutura original do século XVI, de Santa Cruz, da Terceira Ordem e de Nossa Senhora das Dores.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Latam Explorer. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: