Ilhéus, a cidade romance da Bahia

Ilhéus é uma das cidades mais importantes do litoral da Bahia, sendo um dos municípios que compõem o trecho turístico da Costa do Cacau. A cidade, que ganhou fama através dos romances de Jorge Amado, está repleta de atrações para os turistas. Ilhéus tem uma beleza peculiar com praias paradisíacas, famosas fazendas de cacau e um centro histórico que conta muito sobre muito sobre o país.

Guia sobre o que fazer em Ihéus: quando viajar

A Mata Atlântica emoldura a cidade com sua rica biodiversidade, cuidadosamente preservada. Embora tenha vocação turística e ótima estrutura, Ilhéus mantém seu charme prosaico dos áureos tempos do cacau.

Como chegar

Guia sobre o que fazer em Ihéus: como chegar

A cidade de Ilhéus está localizada no litoral sul da Bahia, a cerca de 458 km de Salvador e a 315 km de Porto Seguro. É um dos municípios que compõe a zona turística da Costa do Cacau, junto com Itacaré, Una e Canavieiras. Trecho do litoral baiano conhecido pela riqueza ecológica presentes em áreas de Mata Atlântica e por suas praias paradisíacas. E que consequentemente está entre os destinos mais procurados por turistas.

O acesso até Ilhéus pode ser feito de carro ou avião. Quem opta por viajar de carro para Ilhéus poder incluir no trajeto paradas em outras cidades do litoral baiano. Além economizar ao eliminar os gatos com aéreo do planejamento.

Os turistas que viajam a partir do sul da Bahia devem pegar a BR-101 até Itabuna e depois a BR-415 em direção a Ilhéus. Passando próximo a cidades como: Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Canavieiras. Portanto é possível conciliar algumas paradas nas praias da Costa do Descobrimento.

Já quem vem de Salvador tem duas opções:

a. A primeira é pegar um ferry-boat em Salvador com direção a Ilha de Itaparica e depois seguir pela BA-001;

b. A segunda alternativa é seguir de seguir de carro pela BR-101, este trajeto é mais longo e possui pedágios.

Para os mais práticos a melhor opção é seguir de avião e desembarcar no Aeroporto Jorge Amado. Que recebe voos diretos de algumas capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Principais pontos turísticos

O que fazer em Ilhéus: principais pontos turísticos

O município baiano tem muito mais a oferecer do que belas praias para os turistas que viajam para a cidade. Principalmente para os leitores de Jorge Amado, que ao visitar Ilhéus conseguem imaginar as páginas dos romances ganhando vida no centro de Ilhéus.

Casa de Cultura Jorge Amado: um museu criado na casa em o escritor passou a maior parte da infância. Restaurado e inaugurado em 1988 o museu reúne fotografias e objetos pessoais do renomado autor. Além de abrigar a Fundação Cultural, a a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus.

O Museu Casa de Cultura Jorge Amado está localizado na rua Jorge Amado, número 20. O horário de funcionamento de segunda à sexta é das 09 às 18 horas e aos sábados de 09 às 13 horas.

Bataclan: este antigo cabaré serviu de inspiração para os cenários do romance “Gabriela, Cravo e Canela” e hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade. O prédio construído em 1866 ainda mantém preservada características da época em que era frequentado apenas pelos Coronéis do Cacau.

Atualmente o espaço abriga um restaurante, salão para exposições e uma réplica do quarto de Maria Machadão (outro personagem de Gabriela).

Bar Vesúvio: fundado por um libanês, casado com uma baiana, era frequentado apenas para “elite do Cacau” durante as décadas de 1920 e 30. Também serviu de cenário para a história de Jorge Amado, por isso está entre os lugares mais procurados por turistas. Que aproveitam para experimentar alguns itens do cardápio ou tirar uma foto com a estátua do escritor.

No centro de Ilhéus os turistas também encontram construções que compõe a história do Cacau no litoral do Brasil. Como a Catedral de São Sebastião e a Biblioteca Pública Adonias Filho. Por isso reserve um dia da sua viagem para conhecer um pouco da história da cidade.

E não esqueça de incluir uma visita às Fazendas de Cacau da cidade. Principalmente para os amantes de chocolate que poderão degustar algumas delícias durante os passeios pelas produções de cacau.

As melhores praias de Ilhéus e região

A orla de Ilhéus é extensa e algumas praias já estão entre as preferidas pelos turistas.

1. Praia dos Milionários

É a praia mais procurada por turistas na orla de Ilhéus, principalmente por possuir uma infraestrutura adequada para recebê-los. Além disso na Praia dos Milionários os turistas encontram um mar de águas tranquilas e ótimas para banho. Esta praia está localizada a cerca de 7 km ao sul do centro da cidade.

2. Praia do Cururupe

Esta praia está situada em um trecho mais distante da orla, a cerca de 27 km do centro de Ilhéus. É bastante procurada por surfistas que encontram no mar de Cururupe condições perfeitas para a prática do esporte. É também o local onde o Rio Cururupe encontra com o mar, portanto é possível tomar banho de água doce e salgada.

3. Praia Back Door

Localizada no distrito de Oliveira esta praia também está entre as preferidas dos turistas. O mar com ondas fortes colabora para prática do esporte, por isso a região chegou a sediar campeonatos internacionais. Além de atrair também visitantes durante o período de maré baixa quando surgem belas piscinas naturais.

4. Praia Cana Brava

Cana Brava Resort - Ilhéus, BA | Ilheus, Bahia praia, Resort all inclusive

Também está afastada do centro de Ilhéus, em uma região onde estão as principais opções de hospedagem da cidade. Nesta praia os turistas encontram alguns trechos de mar aberto, onde os banhistas devem tomar cuidado, e piscinas naturais durante os períodos de maré baixa.

Próximo a Ilhéus você também irá encontrar outros municípios com praias incríveis e praticamente intocadas. É o caso de Itacaré, localizada a cerca de uma hora do centro da cidade, onde estão as melhores da praias da Costa dos Cacau. Portanto se você tiver tempo disponível não deixe de colocar no seu roteiro um passeio pelas praias de Itacaré e região.

Melhor época para viajar

O litoral da Bahia foi feito para ser visitado em qualquer época do ano, entretanto existem alguns meses em que o clima colabora mais para os dias de praia. Por isso vale a pena levar em consideração as condições climáticas do destino antes de programar a sua viagem. Em Ilhéus, por exemplo, os dias de chuva são bem distribuídos e a temperatura varia bastante ao longo do ano.

De acordo com o Clima Tempo o mês de Março é considerado o mais chuvoso na região. Já os meses de Dezembro e Janeiro estão entre os mais quentes, portanto são uma ótima alternativa para aproveitar as praias ao máximo. Agora se você deseja viajar em um período com temperaturas amenas programe a sua viagem para Junho ou Julho. Quando as temperaturas caem na região e os dias de chuvas são mais escassos.

Onde se hospedar

Ilhéus é uma cidade que possui boa infraestrutura para os turistas, sendo o ponto de partida da Costa do Cacau. Os resorts são uma ótima alternativa para quem deseja se hospedar em um ponto estratégico da cidade. Além de poder contar com a infraestrutura e os serviços que os diferenciam das demais opções da região.

Cana Brava Resort All Inclusive está instalado em frente a praia Cana Brava e se destaca por oferta serviço all inclusive. É o único resort em Ilhéus que trabalha com este regime de alimentação, portanto tem chamado bastante atenção dos turistas. Além de atender famílias, casais e grupos em busca de diversão e relaxamento durante a estadia na cidade.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Elite Resorts. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: