Descubra Nueva Orleans, a joia europeia da América

Se você ama boa musica, história e boa comida, você vai amar New Orleans. NOLA, como carinhosamente conhecida, é a cidade do jazz mundial. Um paraíso à beira do rio Mississipi nos Estados Unidos, que durante muito tempo foi colonizada pela França, de onde traz muitas de suas influências.

Fundada em 1718 pelos colonos franceses, recebeu o nome de Nouvelle Orleans, em homenagem ao regente da frança da época, o Duque de Órleans, advindo da cidade francesa de mesmo nome. Em tradução para o inglês, e cidade recebeu o nome de New Orleans, e em português, Nova Orleans.

Casa y jardines Longue Vue

A cidade passou por breve regência dos espanhóis, antes de se tornar território americano por completo. Essa variação de colonos é responsável pela variação de estilos arquitetônicos na cidade e por sua riqueza história e cultura.

New Orleans é uma cidade que te faz apaixonar em cada esquina e te inspira pelo clima, pela alegria das pessoas e pela música que não para um só segundo.

Onde fica New Orleans

New Orleans fica no Estado de Lousiania, no Sul dos Estados Unidos. O clima ali é quente e úmido na maior parte do ano, por estar próxima ao rio Mississipi e diversos pântanos e fazendas centenárias.

Chegar ali de avião é bem simples. Existem vários vôos que interligam importantes cidades americanas a New Orleans e o preço do taxi até o centro da cidade varia entre 25 e 35 dólares.

O que visitar

ne

New Orleans tem diversas atrações dentro da cidade e também ao redor. Vá preparado para caminhar bastante, pois essa é a melhor forma de conhecer a cidade. Como ela não é tão grande, você certamente conseguirá percorrer grande parte dela à pé.

A cidade possui uma vida noturna agitada, e sua fama de boêmia é principalmente devido à Bourbon Street, localizada no French Quarter, uma rua repleta de bares e casas noturnas, e ao seu famoso carnaval europeu, ou Mardis Gras, umas das celebrações mais famosas nos Estados Unidos, e que atrai milhares de turistas anualmente. Confira a lista das atrações imperdíveis da cidade.

1- French Quarter

New Orleans, USA - August 7, 2013: In New Orleans on Bourbon St. on August 7, 2013 a jazz band plays jazz melodies in the street for donations from the tourists and locals passing by on this hot summer evening.

Esse é o ponto principal de New Orleans. O bairro francês vai te encantar por sua arquitetura, com influência francesa a espanhola, nas varandas de metal e janelões. Parece um pedacinho da Europa nos Estados Unidos.

Ao caminhar por ali e se perder pelas suas ruazinhas, você será tomado pelas cores das casas, sempre alegres, as flores nas varandas e as pessoas sorridentes por entre as ruas. Tudo sempre regado à boa música, claro. Porque o jazz em New Orleans não pára e em cada esquina você verá um bar ou um músico tocando.

2- Jackson Square e a Catedral

Jackson Square, Nueva Orleans

Um bom ponto para começar o seu tour é pela Jackson Square, a praça principal do bairro. É ali onde se encontra a catedral de Saint Louis, uma bonita igreja no estilo renascentista. Ali em frente, um jardim e diversos vendedores ambulantes mostram as suas artes aos transeuntes.

3- Café Du Monde

Ali perto está também o famoso Café Du Monde, um ponto bem antigo e sempre cheio, onde você poderá provar os deliciosos beignets com café com leite. O beignet é tipo um bolinho de chuva coberto com açúcar de confeiteiro. Há quem diga que não tem graça nenhuma, mas eu fiquei viciada. E uma vez em New Orleans, você não pode deixar de prová-los, pois é um dos pratos mais típicos de lá.

4- Bourbon e Frenchman Street

fre

Ainda no French Quarter estão as duas ruas mais famosas da cidade: a Bourbon Street e Frenchman Street. São ruas cheias de opções de bares e restaurantes, todos com jazz ao vivo quase que todo o dia. Óbvio que o melhor horário para visitar é à noite e o legal é ir passando de bar em bar para se deliciar com os diferentes tipos e estilos das bandas.

Na Frenchman Street há também um mercadinho aberto com artesanatos, quadros e objetos de design que vale a pena a visita. Ao lado está o Spotted Cat Music Club, um bar de jazz bem pequeno, frequentado por pessoas locais, que eu gostei muito e recomendo a ida. O piano fica no meio do bar e a banda fica num espaço meio que entre as pessoas.

5- Preservation Hall

pre

Outro lugar que precisa ser conhecido, e que fica bem ao lado da Bourbon Street é o Preservation Hall. Esse é um centro de música com shows regulares várias vezes por noite que, como diz o nome, visa preservar a história do jazz na cidade. Prepare-se para encontrar um lugar histórico, com todos os seus detalhes mantidos, como se você entrasse num filme.

Os músicos, então, são lendas do jazz e fazem você se arrepiar de tanta emoção. Tente comprar o ingresso antecipado, porque a procura é bem grande, assim como as filas.

6- Tour no Rio Mississippi

miss

Outra coisa que não pode faltar é o tour de barco pelo rio Mississipi. Esse tour é bem interessante e conta a história da cidade e dos detalhes que fizeram New Orleans se tornar a cidade pulsante e interessante que é hoje. Para ilustrar isso, eles te levam até uma plantation para você conhecer como eram as fazendas da época colonial e dos escravos. É um passeio bonito, onde você verá árvores centenárias lindíssimas, que resistiram a gerações e estão ali para ajudar a contar a história dessa linda região.

7- New Orleans Museum of Art

Fachada do New Orleans Museum of Art

Esse museu não é um ponto tão turístico em New Orleans. Mas se você for do tipo que gosta de artes e tiver um tempo sobrando na cidade. Ele tem uma coleção bem interessante, com algumas peças de arte moderna e famosas esculturas no jardim.

8- Garden District

Embarque no Street Car para admirar a arquitetura de New Orleans

Uma das coisas mais lindas de se ver em New Orleans são seus casarões e sua arquitetura. Eu amei passear pelas ruas do Garden District, um bairro ocm casarões gigantescos e centenários, com muito, muito verde ao redor.

Para chegar no bairro, você pode pegar o Street Car verde (uma espécie de bondinho) na Magazine Street (linha 12). Sugere-se descer no cruzamento com a Washington Ave e ir até o Cemitério Lafayette, um famoso cemitério de NOLA.

9- Mardi Gras

Pessoas comemorando desfile no Mardi Gras

O Mardis Gras tem origem na Europa Medieval, e é uma celebração católica que é celebrada hoje com desfiles, fantasias, música e muita animação, parecido com o carnaval brasileiro. Ele é comemorado na primeira terça feira de Março, mas as celebrações se estendem por todo o mês em Nova Orleans.

O que comer em New Orleans

Prato de gumbo

A culinária típica da New Orleans é bem famosa e nada tem a ver com o fastfood americano. Terra do cajun, a culinária é creola, ou seja, tem uma forte influência dos africanos. Os temperos são fortes e muito saborosos. Peixes e frutos do mar também são uma boa pedida ali.

Não deixe de provar a linguiça boudin, a clássica jambalaya, que mais se parece a uma paella, e o delicioso gumbo, uma sopa bem encorpada típica. Outra boa pedida para uma refeição rápida são os Po-boys, um sanduiche tradicional de lá que vem num pão parecido ao nosso famoso pão francês. E os beignetes,a massa fofinha e frita, envolta em açúcar de confeiteiro.

Onde se hospedar em New Orleans

svg%3E

O French Quarter é o lugar óbvio para muita gente. Próximo das principais atrações turísticas, clubes de música e restaurantes, é uma escolha correta. Verifique somente se não fica numa rua muito movimentada, pois o barulho até altas horas pode incomodar um pouco em certas épocas do ano. Isso vale especialmente para as acomodações mais em conta.

O Central Business District conta com alguns hotéis sofisticados, próximos a áreas com bons serviços.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Eu Ando Pelo Mundo. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20200917_130131419

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: