Cruzeiro pelo Nilo, uma experiência única

Para quem vai viajar para o Egito, um cruzeiro pelo Rio Nilo é um dos passeios mais interessantes, é sem dúvida a viagem de uma vida. Quem nunca ouviu falar de Cleópatra? ou sonhou visitar as pirâmides e o túmulo de Tutancamon? Visitar o Egito é respirar história e cultura. É ficar deslumbrado com cada monumento, e incrédulo com as magníficas construções da época dos faraós.

São várias as vantagens em fazer um cruzeiro no rio Nilo. Primeiro porque permite ver vários locais de grande valor histórico e patrimonial, erguidos durante o tempo dos faraós; depois porque estamos falando de um dos mais importantes rios do mundo, com uma biodiversidade incrível; e último porque permite que você possa relaxar e se sentir extremamente confortável, ao mesmo tempo que desvenda o melhor do Egito.

Uma dos momentos mais interessantes durante os Cruzeiros Rio Nilo é a passagem por Esna, onde o navio espera até que o nível da água suba e iguale ao do outro lado da comporta para que o barco possa atravessar. Durante esses minutos, vendedores aproximam-se em pequenos barcos e atiram sacos com roupa para o cruzeiro, se não estiver interessado em comprar nada poderá atirar a roupa de volta para os vendedores. Caso queira adquirir uma peça, pode pagar a um dos funcionários do navio.

vendedores em pequenos barcos azuis no nilo

Curiosidades e Dicas para um cruzeiro no Nilo
Roupa

A tripulação do navio é masculina e estando num país árabe é aconselhável alguns cuidados a ter com a escolha da indumentária. Não apenas dentro do navio, mas também nas visitas que vão fazer nas cidades. Embora o navio tenha piscina não devem andar de biquíni a não ser mesmo na zona da piscina. Evitar sempre roupa com decotes, e ombros ou pernas à mostra. Por uma questão de respeito com a cultura do país, e também devido ao calor que se faz sentir. E que em algumas alturas pode chegar à sensação térmica de 50 graus, é por isso aconselhável vestirem roupa leve e fresca que vos cubra a maior parte de pele possível, evitando assim possíveis queimaduras. Nunca esquecer o chapéu e o protetor solar. Há dias que vais andar bastante, calçado confortável é indispensável.

Mantém-te Hidratado

panoramica da entrada da tumba de hatchepsut

Beber sempre muita água. Se tiverem alguma quebra de tensão por causa do calor, as bebidas açucaradas também podem ajudar.

Atracar nos Portos

templo de kom ombo e navios de cruzeiro no nilo

Em alguns Portos não há espaço suficiente para todos os navios atracarem. Então os barcos atracam em paralelo uns aos outros e tens de passar por dentro de outros navios até chegar ao teu. Uma solução engenhosa sem dúvida.

Templos e Atividades

Templo de Filae

Existem vários templos e atividades que não podes perder. Fazemos aqui um resumo as mais emblemáticas da viagem. É aqui que te vais sentir dentro de um filme da Cleópatra.

Passeio de Faluca pelo Nilo

faluas e barcos no nilo ao atardecer

Este é um dos passeios mais tradicionais que podem fazer. Uma Faluca é uma embarcação típica, rudimentar, movida a vento. Aqui também vão aparecer vendedores em pequenos barcos.

O contraste do reflexo das águas do Nilo, as margens férteis ribeirinhas, verdes e povoadas de papiros e juncos e os desertos ao fundo, compõem uma paisagem inusitada, digna dos belos cenários da natureza africana, além da alegre população ribeirinha, o espetáculo das Felucas típicas do Nilo e o alegre colorido da paisagem ao navegar próximo a região da Vila Núbia e circunvizinhanças.

Visita ao Interior das Pirâmide

panoramica da esfinge e piramide de Keops no egipto

Se sofrem de claustrofobia não é recomendado entrar. O espaço é apertado até chegarem aos túmulos, têm de ir sempre agachados, o calor é imenso e é difícil respirar lá dentro. Cá fora vendem garrafas de água geladas que lá dentro ficam quentes…

Templo de Karnak

estatuas no templo de karnak

Neste magnífico templo há a possibilidade de, para além de o visitar durante o dia, fazer também uma visita opcional à noite com um espetáculo de luz e som. Onde a história do templo é contada por um narrador e o som propagado pelo templo através de altifalantes.

Para além destes existem ainda outros templos e museus que também merecem uma visita. O museu do Cairo, O Vale dos Reis, Visita à Esfinge, os templos de Luxor, Hatchepsut, Edfu, Kom Ombo, Philae o Obelisco Inacabado de Assuão, e os museus de Ambu Simbel talhados nas rochas. A visita a uma casa de papiros e a uma casa de alabastros.

InShot_20200918_105321102

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Iati Seguros. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: