Beberibe, um paraíso a céu aberto na Ceará

Situada na Costa Leste do Ceará, Beberibe atrai muitos turistas, especialmente pelas suas belas praias e suas falésias coloridas que fazem dela um dos cartões postais do Ceará.

Morro Branco - Beberibe - Ceará

Beberibe possui uma biodiversidade privilegiada, cheia de falésias, dunas, coqueirais, fontes naturais, mar de águas limpas e mornas, lagoas e uma rica vegetação. Já foi cenário de filmes, novelas, comerciais e aberturas de programa.

O movimento turístico teve início na década de 70, com a implantação da CE-040, junto com o desenvolvimento da infra-estrutura do local. Beberibe recebe cerca de 176.000 visitantes por ano.

As praias mais conhecidas são: Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, situadas no Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

A maior lagoa do Estado do Ceará está localizada em Beberibe, com lindas dunas e coqueirais, além de várias outras lagoas e dois estuários, dos rios Choró e Pirangi, limites do município. No alto das dunas e falésias de Beberibe se encontram várias torres de energia eólica que se incorporam a paisagem e aproveitam os ventos constantes litoral do Ceará.

Limite oeste do município, a foz do rio Choró forma um estuário com vegetação de mangue e o encontro do rio com o mar constituindo um cenário belíssimo formando um corredor entre vegetação e dunas que chegam a ter 45 metros de altura.

O que fazer em Beberibe

1. Praia do Morro Branco

A Praia do Morro Branco é de extrema beleza pela presença das falésias com areias multicoloridas, utilizadas como matéria-prima para artesanato típico. O Monumento Natural das Falésias de Beberibe forma um platô com formação de barreiras e pequenos cânions de arenito que permitem uma visão panorâmica do Monumento com o Mar.

Seu povoado nativo ainda mantém um núcleo de pescadores que utilizam a jangada para entrar no mar e pescar. Possui também casas de veraneio e uma boa infra-estrutura turística com pólo de artesanato, pousadas, barracas, serviços de bares, restaurantes e passeios de bugue.

2. Praia das Fontes

A Praia das Fontes conta com uma excelente estrutura de hospedagem, entretenimento e lazer, através de um grande complexo turístico. É uma continuação das falésia do Morro Branco, de onde brotam fontes de água mineral que deságuam diretamente no mar e dunas.

Nesta praia está outro núcleo de pescadores, com ancoradouro de jangadas, além de muitas casas de veraneio, onde a população local vive principalmente do turismo e prestação de serviços.

3. Gruta da Mãe d’água

Outro atrativo desta praia é a Gruta da Mãe d’água. Formada a beira mar pelo movimento erosivo do mar, tem aproximadamente 7 metros de profundidade, com fonte de água natural em seu interior e iluminada por uma fenda na face superior do teto.

4. Praia do Diogo

Diogo Beach (Beberibe) - 2020 Qué saber antes de ir - Lo más comentado por  la gente - Tripadvisor

A Praia do Diogo dá continuidade à Praia das Fontes na parte alta. Composta de um pequeno povoado de pescadores possui praia estreita com presença de arrecifes, limitada pelas falésias. É marcada pela presença de várias bicas de água doce que jorram das falésias.

5. Lagoa de Uruaú

A Praia do Uruaú abriga casas de veraneio, um denso coqueiral, peculiar a esta praia, composta também por barreiras e enormes dunas, roteiro dos bugues que levam os turistas até a Lagoa de Uruaú.

Outras várias praias um pouco menos visitadas dão continuidade ao litoral de Beberibe, até a divisa municipal, na foz do rio Pirangi. As praias em sequência, são: Praia da Barra do Sacutinga, Praia de Ariós, Prainha do Canto Verde, Praia do Paraíso, Praia do Parajuru e Foz do Rio Pirangí.

6. Centro de Artesanato

O artesanato em Morro Branco é um atrativo a mais para o visitante. Conhecer o artesanato local é descobrir a arte do povo simples e com capacidade de transformação. Tendo a silicografia (arte de desenhar com areia) como um dos principais atrativos culturais da região, a técnica impressiona visitantes que vêem paisagens coloridas sendo formadas dentro de objetos de vidro.

Destaca-se também as rendeiras que também “ao vivo” produzem peças com renda de bilro. Outras manifestações culturais, como o barro, a pintura, a palha, entre outros, podem ser encontradas em produtos no Centro de Artesanato.

7. Conhecer Igreja São Pedro

iglesia

A Igreja de São Pedro, padroeiro dos pescadores, é um pequeno templo localizado em Morro Branco que está restaurada e é aberta a visitações.

8. Praça da Mentira

A Praça da Mentira é um local onde se reúnem os pescadores para contar estórias e causos. É uma boa maneira de conviver mais de perto com os nativos e conhecer a história do lugar.

9. Locaçao da Novela ¨Final Feliz¨

Morro Branco já foi escolhido para locação de diversas novelas globais, destacando-se Final Feliz (exibida entre 1982 e 1983) e Tropicaliente (exibida em 1994). Em sua visita é possível conhecer a casa que serviu de locação para os personagens de José Wilker e Natália do Valle, onde hoje funciona uma lojinha com artesanato e roupas à venda. Da casa, tem-se uma visão privilegiada da praia.

10. Visitar o Parque Eólico

Parque Eólico de Beberibe, Morro Branco, estado do Ceará, Brasil. | Panorâmica Fortaleza, Fotografia, Lugares Maravillosos, Caminos Rurales, Abstracto, Obra De Arte, Rio De Janeiro, Brasil

Os bons ventos que sopram no Ceará fazem gerar energia nos parques eólicos e constituem a produção de energia pura, proporcionando um bonito visual entre as dunas.

11. Passeio de Buggy

Os passeios de buggy são tradicionais e levam os visitantes a fantástica experiência de conhecer parte dos 54 kms de litoral de Beberibe. Os passeios são feitos por motoristas credenciados.

12. Foz do Rio Choró

A Foz do Rio Choró está localizada entre as cidades de Beberibe e Cascavel e evidencia mais belezas naturais da região do nosso destino. O local, que possui belas dunas e lagoas, chama atenção pelo incrível contraste entre rio e mar e proporciona ótimos passeios. Por lá, é possível navegar de barco e, em alguns pontos, deliciar-se com um banho de rio bem refrescante.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viagens e Caminhos. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: