Terra Santa, uma experiência mística

Visitar a Terra Santa é um destino dos sonhos para peregrinos cristãos, judeus e muçulmanos. A região é rica em história e tradições das três grandes religiões.

Neste guia apresenta dicas e pontos turísticos da Terra Santa de interesse maior para os católicos, mas não significa que eles não possam ser lugares de visitação e de experiência para quem tem outros credos. A primeira coisa a se dizer é que para quem é praticante da fé católica muitos lugares serão até mesmo emocionantes.

Percorrer os caminhos de Jesus e da Sagrada Família, pensar que por ali eles viveram, sorriram, sofreram, trabalharam e deixaram suas histórias para a eternidade com certeza marcará a sua vida para sempre.

O que fazer por regiões

Os pontos de peregrinação são divididos por cidades-base de um roteiro clássico de peregrinação pela Terra Santa. Além destes lugares de maior evocação religiosa, Israel oferece excelentes atrativos para quem deseja lazer e entretenimento.

1. Nazaré e região

Nazaret | La Tierra Santa

O centro da Galileia é Nazaré e o coração dessa cidade é a Basílica da Anunciação. E o centro desse coração é a Gruta. Aqui “o Anjo Gabriel anunciou a Maria e Ela concebeu do Espírito Santo”. Na Terra Santa, o singelo advérbio “aqui” tem um significado único e totalmente especial.

Nazaré significa flor e, por isso, é conhecida como a flor da Galileia ou cidade das flores, você sabia?

Desde o início da era cristã, Nazaré foi habitada por judeus e cristãos de origem hebraica, sobretudo, parentes de Maria e de José e por onde eles passaram, suas casas foram transformadas em santuários.

Nazaré é considerada uma cidade santa porque ali viveu, por cerca de 30 anos, a Sagrada Família. Jesus, mais tarde, foi chamado de “Nazareno” e, até o século IV, seus seguidores eram conhecidos como nazarenos. Antes de Jesus habitar nestas humildes grutas, casas, santuários, tabernáculos, habitou no seio da mulher escolhida por Deus, Maria. A cidade de Nazaré está localizada no coração de um vale ondulado onde Jesus passou sua juventude e viveu com José e Maria (Lc 1,26-38).

Basílica da Anunciação

Cities in Israel | Holy Land Dream Travel Agency

É o maior santuário cristão no Oriente Médio e representa o local onde Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel.

Foi construída entre 1960-69 em dois níveis: o inferior segue os contornos da catedral cruzada do século XII e em um nível ainda mais abaixo abriga a gruta bizantina, que são as três capelas com os pontos focais litúrgicos de toda a construção; o superior serve à paróquia católico-romana.

Gruta da Anunciação - Trilhas e Aventuras

Em Nazaré ocorreu o “sim” de Maria. Ali, Deus tomou forma humana, ali celebramos o mistério da Encarnação. Com o sim de Maria o desconhecido vilarejo de Nazaré transformou-se em lugar de anúncio onde o “Verbo se fez carne” (Lc1,26-38). Essa inscrição encontra-se no centro do altar, que está na Gruta da Anunciação.

Cada peregrino da Terra Santa que entra na gruta, quase que instantaneamente, se vê meditando sobre o porquê de tantos anos de silêncio e de vida ordinária, antes que Jesus se manifestasse como o Messias Salvador.

Interior Of The Basilica Of The Annunciation Or Church Of The.. Stock  Photo, Picture And Royalty Free Image. Image 93181318.

Nas paredes internas da basílica, e também no lado externo, ao redor da basílica, há vários painéis marianos. A maioria deles em mosaico, homenageando a Mãe de Deus, nos diferentes títulos que os devotos lhe concederam mundo afora, ao longo dos séculos, como por exemplo: Lourdes, Fátima, Guadalupe, Aparecida, Loreto, Czestochowa…

BASÍLICA DA ANUNCIAÇÃO - NAZARÉ

Este santuário recorda de modo particular, o título de Maria Mãe da Igreja, título proclamado por Paulo VI. A basílica, por ter sido construída durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, é a primeira igreja a recordar esse título.

Igreja de São José

Ao sair da Basílica superior, o peregrino encontra a igreja de São José. Segundo a tradição da Igreja, que abriga uma gruta e uma câmara subterrânea talhadas na rocha, pode ter sido a carpintaria de São José ou o lar da Sagrada Família após voltarem do Egito. A construção atual é do ano de 1914.

Monte Tabor e Basílica da Transfiguração

O Monte Tabor é identificado pela tradição cristã desde o século IV como sendo o local da transfiguração de Jesus. Do alto do monte é possível ver o Vale de Jezreel e também Nazaré. Ali fica a Basílica da Anunciação e o adjacente mosteiro franciscano. A cripta marca o local e o evento da transfiguração. Ao lado da porta principal há duas capelas dedicadas a Moisés e a Elias.

Cana da Galileia

Como contam os evangelistas, Caná foi o lugar onde Jesus realizou seu primeiro milagre em uma festa de casamento, quando incentivado por Maria transformou água em vinho. Ali também Jesus teria feito seu segundo milagre, segundo João, quando curou o filho de um funcionário real. Portanto, é um dos lugares mais visitados da Terra Santa.

A Igreja tem duas torres que representam a noiva e o noivo e também grandes jarras em seu interior que celebram o milagre.

Monte Carmelo e Gruta de Elias

Monte Carmelo - A Melhor Vista de Israel | Entre Polos

Na encosta ocidental do Monte Carmelo fica uma caverna sagrada para o cristianismo, pois tem sido identificada como o local onde a Sagrada Família descansou quando voltava do Egito. Além disso, o monte também é associado ao profeta Elias.

Monte das Bem-Aventuranças

Monte Bem-Aventuranças - Santuário Divina Misericórdia

É o local do Sermão da Montanha. Lá do alto, a vista é para o Lago Genesaré. A atual Igreja construída no monte é do ano de 1938.

Tagba e a multiplicação dos pães e dos peixes

Hallan un mosaico cerca del mar de Galilea que podría indicar el lugar del  milagro de los panes y los peces de Jesús – Arqueologia, Historia Antigua y  Medieval - Terrae Antiqvae

É o lugar onde Jesus alimentou as multidões multiplicando pães e peixes. A Igreja Bizantina, hoje mantida pelos beneditinos, reconstruída de cerca do século V protege mosaicos originais. Um deles, abaixo do altar mostra dois peixes e uma cesta de pães.

Cafarnaum

cafarnaum terra santa

Mencionada várias vezes no Novo Testamento, essa cidade da Terra Santa é reconhecida como o local onde Jesus viveu durante grande parte de seu ministério na Galiléia. É o local de uma antiga vila pesqueira na costa noroeste do Mar da Galiléia.

Mar da Galiléia e Igreja da Casa de São Pedro

Iglesia de San Pedro (Cafarnaúm) - Wikipedia, la enciclopedia libre

Próximo ao Mar da Galiléia, ou Lago Genesaré, há um sítio arqueológico redescoberto em 1838. Ali, investigações arqueológicas identificaram uma estrutura eclesiástica octogonal construída em volta de uma habitação datada do século I.

En Tierra Santa III | Homo Familiaris

Nas paredes do aposento conservado se lê em aramaico, grego, sírio e latim as palavras Jesus, Cristo e Pedro. Acredita-se que seja a casa de Simão chamado Pedro.

Rio Jordão

Rio Jordão - visita ao local do batismo de Jesus - Turista Profissional

Uma das maiores fontes de água de Israel é também um lugar especial para os cristãos. Às margens do Rio Jordão, que desagua no Mar Morto, João Batista teria pregado e ali também teria batizado Jesus.

Viva essa experiência: independente da sua fé, assista a um batismo coletivo no Rio Jordão. Há um lugar específico para eles e é um momento cultural e religioso interessante.

Jericó

Jericó - Terra Santa Viagens - Viagens para Israel e outros locais bíblicos

Situada às margens do Rio Jordão, Jericó é citada pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas como o lugar onde Jesus curou um cego (ou dois, de acordo com Mateus).

Monte das Tentações

Monte da Tentação - Terra Santa Viagens - Viagens para Israel e outros  locais bíblicos

Situado no Vale do Rio Jordão e próximo à cidade de Jericó, teria sido ali que Jesus viveu o seu jejum de 40 dias após ser batizado e foi tentado por Satanás. Hoje, existe um teleférico no local que permite uma vista bem bonita de todo o monte.

Mar Morto

10 curiosidades sobre o Mar Morto que você não sabia

É o ponto mais baixo da terra, com águas dez vezes mais salgadas que a dos oceanos. Ali, o corpo humano não afunda, apenas flutua. Uma experiência única na Terra Santa.

Por que o Mar Morto possui esse nome? - Escola Kids

A água e a lama do mar morto são ricas em sais minerais e por isso muitos turistas se lambuzam com elas. Ao entorno do Mar Morto há também diversos spas, clínicas terapêuticas e resorts que oferecem tratamentos com as propriedades do Mar Morto.

Bethânia

Las huellas de la Historia en Betania, donde resucitó Lázaro | Custodia  Terrae Sanctae

A cidade de Bethânia é citada doze vezes no novo testamento. Jesus vivia por ali. Chegava e partia de Bethânia para suas pregações com os discípulos.

2. Belém e região

Belém

Visitar Belén, en Tierra Santa. Qué ver en Belén

A cidade onde Jesus nasceu abriga uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo, que atualmente convive pacificamente com a maioria muçulmana. Belém também é a terra do Rei Davi e por isso um centro de turismo cultural e religioso.

Em hebraico e em grego, Belém quer dizer a Casa do Pão.

Basílica e Gruta da Natividade

Gruta de la Natividad - Viajes a Tierra Santa - Viajes a Israel y otros  lugares bíblicos

A Basílica guarda uma gruta onde acredita-se ser o lugar onde Jesus nasceu. Uma caverna é citada nas escritas do século II de Justino e no século III por Orígenes de Alexandria. A igreja na forma atual foi reconstruída após um incêndio em 565 por ordem do Imperador Justiniano.

Ein Karen

Iglesia de la Visitación en Jerusalén, Israel | Sygic Travel

É considerado o local de nascimento de São João Batista e o lugar onde moravam Zacarias e Isabel. Teria sido ali, então, que Maria visitou sua prima, quando as duas estavam grávidas.

3. Jerusalém e região

Jerusalém, la tierra santa - Turistas en Viaje

Nas montanhas da Judeia, entre o Mar Mediterâneo e o Mar Morto está uma das cidades mais antigas do mundo: Jerusalém.

Considerada sagrada por judeus, cristãos e muçulmanos, Jerusalém sobrevive ao tempo com a fé de seus povos e desafiando conflitos.

Uma curiosidade da cidade, para além de toda a riqueza histórica e religiosa, é a obrigatoriedade de construir tudo na cidade com uma pedra branca. A lei foi promulgada em 1927 pelos ingleses e permanece até hoje.

A verdade é que o contraste com suas cúpulas traz um tom ainda mais especial à cidade.

Muro das Lamentações

Os riscos do lobby pró-Israel, por Ruben Rosenthal - GGN

É o local de oração e tradição judaica desde antes de Cristo. É um grande muro de arrimo em volta da plataforma do Monte do Templo. Templo que Maria e a Sagrada Família visitaram, onde Jesus foi apresentado a Deus e onde se perdeu.

No muro, há a tradição de depositar pedidos ou orações em suas frestas. Atualmente é um dos principais cartões postais da Terra Santa.

Igreja da Dormição de Maria

Abadia da Dormição – Wikipédia, a enciclopédia livre

A abadia bizantina guarda um grande mosaico que retrata Maria segurando o menino Jesus. E tem uma grande e impressionante cripta dedicada a dormição.

No centro, há uma estátua de marfim e madeira entalhada de Maria dormindo.

Mercado Árabe

O Mercado Árabe de Jerusalém, na Terra Santa, percorre boa parte das ruas do Bairro Árabe e muitas vezes atravessa as rotas dos peregrinos.

São lojinhas que vendem de tudo: de temperos e comidas divinas a souvenirs e camisetas. Como os preços são muito parecidos, não deixe de negociar!

Monte das Oliveiras

ascensao terra santa

No Monte das Oliveiras, Jesus chorou sangue e teria pedido ao Pai para afastar dele aquele cálice. Fica a leste da cidade antiga de Jesuralém e proporciona vistas espetaculares da cidade. Recebeu esse nome pois antigamente suas encostas eram cobertas de oliveiras.

No Monte há a Igreja da Agonia ou o Gethsêmane como também é conhecido, que de acordo com a tradição, marca o lugar onde Jesus teria orado antes da sua prisão.

Monte de los Olivos - Viajes a Tierra Santa - Viajes a Israel y otros  lugares bíblicos

Ali também fica a Igreja da Ascensão, uma pequena capela que marca o lugar onde Jesus teria ascendido ao céu. Nela, há uma pedra com uma marca que alguns acreditam tratar-se das pegadas de Jesus.

Como se vestir

Sendo turista em Israel e pela mistura de muitos povos, não há grandes restrições apesar de avistar sempre muçulmanos e judeus com trajes mais tradicionais.

Em alguns locais sagrados para os muçulmanos será necessário colocar um lenço na cabeça para as mulheres.

Nos locais cristãos, vale o bom senso, evitando, por exemplo, decotes e roupas muito curtas. Algumas Basílicas exige que os ombros estejam cobertos. Mas no geral, não há grandes proibições.

Onde comer

Por sua mistura de povos, Israel reserva uma gastronomia rica em sabores seja da culinária árabe, africana, mediterrânea e claro, a culinária kosher dos judeus.

Especialmente em Tel Aviv há opções de restaurantes de todo o mundo. Os sabores são muito bem recebidos pelos brasileiros. Até mesmo o shawarma (fatias finíssimas de carneiro ou frango assadas em um espeto vertical).
Você irá comer bem em Israel e ainda verá que a culinária é verdadeiramente uma expressão da mistura de povos!

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Unitur. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20201028_083125994

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: