Monte Verde, a Suíça mineira no Brasil

Monte Verde é uma charmosa vila, em Minas Gerais, no estilo europeu. Famosa por seus rigorosos invernos, não deixa nada a desejar durante o verão. A beleza natural e o clima semelhante ao da Letônia, cidade natal de seus primeiros habitantes, agradaram não somente aos imigrantes, mas também aos turistas de todo o Brasil. Essa pequena vila foi eleita o melhor destino para se viajar no inverno em todo o país. Como se não bastasse, também ganhou o titulo de melhor destino para lua de mel.

A cidade de Monte Verde iniciou o processo de retomada no mês de junho e já está com hotéis, bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza reabertos. Isso, claro, seguindo todas as medidas de segurança impostas pelo governo local.

Como há a presença de barreiras sanitárias, para entrar no distrito às sextas, sábados, domingos e feriados é necessário apresentar a reserva do hotel impressa ou digital. Agora, aqueles que pretendem ir à cidade para curtir apenas um dia precisam saber que a entrada só será permitida às segundas, terças, quartas e quintas-feiras.

Outro ponto envolve o controle que a Prefeitura de Camanducaia está fazendo. Em parceria com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), foi criado o Cadastro Monte Verde Mais Segura. Por conta da pandemia, os meios de hospedagem devem cadastrar as reservas e compartilhar algumas informações dos turistas, o que inclui nome, placa do carro, quantidade de pessoas e datas de check-in e checkout. Isso significa que, para ter a entrada autorizada no distrito, os viajantes devem também informar seu CPF para que tenham seus dados confirmados no sistema.

Bares e Restaurantes

Restaurantes em Monte Verde: Onde comer na cidade | Blog Vambora!

Quando o assunto são os restaurantes e bares locais, vale ressaltar que eles estão autorizados a funcionar com apenas 50% da lotação total e respeitando o distanciamento social entre as mesas. Fora isso, o uso de máscaras faciais e a disponibilização de álcool gel estão entre as medidas obrigatórias.

Hospedagens

Cabeça de Boi - Sem Choro | A Criança é o Tesouro. Nós somos o mapa

Operando com apenas 60% de sua capacidade total, os hotéis e pousadas de Monte Verde estão de portas abertas e adotando uma série de medidas, que incluem disponibilização de álcool 70% em pontos estratégicos e intensificação da limpeza. Áreas de lazer (piscinas, saunas, quadras esportivas e playground) devem permanecer fechadas, sendo permitidas somente atividades com até duas pessoas como, por exemplo, o uso de quadras de tênis.

Atrativos Turísticos Reabertos

A cerca de 1.500 metros de altitude e com influências europeias que vão muito além do clima frio e da gastronomia, Monte Verde leva o título de “Suíça Brasileira”. Devido às baixas temperaturas, principalmente à noite, é muito procurada durante o inverno. Cheia de atrações imperdíveis, algumas já estão abertas e seguindo o protocolo de retomada consciente. São elas:

1. Icebar Monte Verde

Monte Verde: baixas temperaturas e delícias gastronômicas

A mais nova atração da cidade é o bar de gelo, chamado Ice Bar Monte Verde. Seu interior é decorado com esculturas feitas de gelo e a temperatura lá dentro pode chegar a -20°! É cobrado uma taxa para entrar, mas a permanência é da sua escolha. Por lá, os drinks são servidos em copinhos de gelo, e o visitante tem direito a duas bebidas e open de cachaça.

2. Fazenda Radical

Circuito de Aventura Fazenda Radical | Monte Verde

Além das noites calmas, que muitas pessoas buscam em Monte Verde, a cidade também oferece passeios radicais. A Fazenda Radical é perfeita para levar os filhos mais brincalhões, que gostam de se aventurar. Entre as atividades oferecidas estão andar de quadriciclo, fazer trilhas, tirolesa, arvorismo, escalada, slackline, arco e flecha e falcoaria. É diversão sem limites!

3. Patinação no gelo

Pista de patinação - Foto de Patinação Monte Verde - Tripadvisor

Uma ótima opção para as tardes chuvosas de verão é a patinação no gelo. O equipamento é fornecido ao lado do ringue de patinação. O programa é indicado para todas as idades e não requer experiência alguma. As crianças podem usar uma espécie de andador, que evita as quedas. Os mais crescidos vão patinando junto ao corrimão até ganhar mais confiança.

Só de olhar os mais avançados realizarem suas piruetas já é impressionante e nos dá vontade de tentar. O clima é de harmonia. Durante o inverno uma grande lareira é acesa dentro do galpão, dando ainda mais charme ao passeio.

4. Pedra Redonda

10 Melhores hotéis perto de Pedra Redonda, Monte Verde no Tripadvisor

O passeio até a Pedra Redonda é um daqueles que você pode fazer sozinho sem guias. Isso porque a trilha que leva até esse cartão postal é bem fácil, tanto para quem já é acostumado a fazer trilha quanto para quem nunca fez.

Contudo, mesmo assim, não é indicado levar crianças, idosos ou pessoas sedentárias nesse percurso, já que é preciso ter um pouco de preparo físico e atenção ao caminho para não escorregar.

Dito isso, não se esqueça, ao realizar uma trilha esteja equipado, passe um repelente, use tênis, roupas leves e confortáveis.Feito o alerta, saiba que de cima da Pedra Redonda é possível visualizar o distrito de Monte Verde e ter uma visão única e incrível da região.

Para ficar também atento, saiba que são cerca de 20 minutos de subida, ou seja, 20 minutos também de descida. Mas a visão que você tem de cima da pedra, vale muito a pena!

5. Passeios de quadriciclo

Quadriciclo | Vivie Pousada - MONTE VERDE MG

Uma maneira emocionante de percorrer os terrenos acidentados da região é fazendo um passeio de quadriciclo. Esses potentes veículos superam qualquer obstáculo e garantem um passeio com muita aventura e adrenalina. Apesar de potentes, essas máquinas são fáceis de guiar; não é preciso ter experiência e nem mesmo habilitação.

O Circuito Fazenda Radical oferece passeios em um percurso com 13 km de extensão, sendo a maior parte por trilha em meio à vegetação, com subidas e descidas, lagos e até mesmo lama nos períodos de chuva (o que proporciona ainda mais emoção). Os passeios têm o acompanhamento de um guia; antes de iniciar o percurso, instrutores ensinam como conduzir o quadriciclo e você faz um test-drive para se familiarizar com o veículo. Os passeios devem ser agendados com antecedência.

6. Trilha Corredeiras do Itapuá

As Corredeiras do Itapuá - Trilha | Monte Verde

O seu inicio se dá na Fazenda Hotel Itapuá que fica a 3 km do pórtico de entrada do distrito de Monte Verde. O caminho de 1.400 km (ida/volta) margeia o córrego do Cadete passando por algumas corredeiras.

7. Passeio off-road de UTV

Monte Verde | Passeios | Tour em UTV em Nossa Viagem Monte Verde

No passeio de UTV você vai dirigir veículos CanAm Maverick Trail (sidebyside). São 6 km de trilhas exclusivas para UTV com paisagens de tirar o folego. Duração 40 a 50min.

​Antes de iniciar, você passará pela área de treinamento para algumas voltas de treino para você se acostumar à condução da máquina. Cada veículo tem capacidade para 2 participantes e se você estiver acompanhado tem a opção de trocar de lugar com o seu colega / cônjuge para compartilhar a direção do UTV. Para pilotar é necessária uma carteira de habilitação válida. Em caso de chuva, o percurso poderá ser alterado para estrada vicinal.

​8. Orquidário

ORQUIDÁRIO - |MONTE VERDE/MG| - YouTube

Vindo a Monte Verde, não deixe de visitar o Orquidário MV, onde você poderá não apenas apreciar a beleza das orquídeas, como também conhecer de perto as curiosas plantas carnívoras.

O acervo do orquidário conta com aproximadamente 1500 espécies distintas de orquídeas, além de 150 espécies de carnívoras. A coleção tem ainda vários tipos de bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas.

A estufa é aberta à visitação pública e também comercializa as plantas, além de oferecer orquídeas e arranjos para presente. O empreendimento é de propriedade do biólogo José Mauricio Piliackas, que oferece também nas instalações do orquidário cursos e palestras para escolas e excursões.

É importante dizer que as trilhas para as Pedras estão temporariamente fechadas. Uma das principais atrações turísticas da cidade, apenas a Pedra Redonda está aberta, mas somente para passeios com agências cadastradas. Dessa forma é possível controlar o número de pessoas no local – são permitidos somente 15 visitantes ao mesmo tempo.

Como Chegar

Para quem viaja a partir de São Paulo, para chegar em Monte Verde é preciso pegar menos de 3 horas de estrada. Apesar de ficar em Minas Gerais, o destino está mais próximo de São Paulo do que da capital mineira. Belo Horizonte está a mais de 6 estrada de percurso.

A estrada é tranquila e toda asfaltada, mas circular em Monte Verde não é das tarefas mais fáceis. O distrito possui muitas ruas de terra, principalmente aquelas que levam para lugares fora do centro. Pesquise as vias de acesso para seu hotel e vá preparado para um pouco de aventura.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Segue Viajem. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20201110_095117007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: