Cidades turísticas de Goiás para você relaxar

Água, sombra e nature. . Quem é que não precisa disso de vez em quando? Se é o que você está buscando para os próximos dias, seja porque pegou folga no trabalho, porque tirou férias, ou por qualquer outro motivo, saiba que não é preciso ir muito longe para conseguir o merecido descanso. Algumas cidades turísticas de Goiás são completamente exuberantes, capazes de impressionar qualquer um com tamanha beleza.

Não é preciso ir muito longe para curtir as maravilhas naturais de Brasil. Cachoeiras, rios, lagos, grutas, morros, serras, cidades históricas, enfim… Sempre há uma opção para cada gosto! Dá uma olhada e já vai pensando em qual será o destino de sua próxima viagem!

1. Caldas Novas

Roteiro-em-Caldas-Novas-parques-aquáticos

Conhecida em todo o país como a terra das águas quentes, Caldas reserva muitas atividades de lazer e surpresas para seus visitantes.

Apenas para que você tenha ideia, anualmente são esperados mais de quatro milhões de turistas na cidade, e não são apenas brasileiros que viajam de todos os cantos do país para conhecer esse pedacinho de Goiás, mas pessoas do mundo inteiro.

É uma das cidade turísticas mais visitadas do Brasil e ainda conta com o maior polo hoteleiro de Goiás. Conta com diversos parques aquáticos de renome, sem contar que também é por ali que se localiza o Parque Estadual da Serra de Caldas, uma boa pedida para os fãs de ecoturismo, trilhas e banhos em cachoeiras.

Como um todo, a cidade oferece para seus visitantes cerca de 200 piscinas termais, que possuem temperaturas que variam entre 43º a 70º. Se você pretende aproveitar o espaço enquanto não tem muita gente, o ideal é evitar os períodos de férias, que é quando a cidade recebe milhares de turistas.

2. Pirenópolis

Pirenópolis GO - Dicas de viagem e roteiro completo Blog A viagem

Pirenópolis é uma pequena cidade localizada no interior de Goiás. Embora esteja afastada dos grandes centros urbanos, também é um dos maiores pontos turísticos do estado, uma vez que é considerada como o retrato vivo da história goiana.

Cachoeira Paraíso, em Pirenópolis - Saiba Tudo | Leve Sem Destino

Com um ambiente que remonta a arquitetura colonial, é cercada por morros e cachoeiras, estas que por sinal, fazem parte das maiores atrações. Como algumas cachoeiras se encontram em propriedades privadas, os turistas podem ter que pagar determinado valor para conhecê-las, no entanto, ainda existem algumas que permanecem abertas e encantam os olhos de quem vê.

Conheça 5 cachoeiras imperdíveis e todo o encanto de Pirenópolis - GO

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, conserva um clima hospitaleiro, alegre e festivo, convivendo com belezas naturais inestimáveis. O Centro Histórico de Pirenópolis é um de seus principais pontos, e é por lá que podemos encontrar toda a beleza da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que ficam abertas para visitação. Também é possível praticar ecoturismo, fazer trilhas, arborismo, rapel, montanhismo e tantas outras atividades pela cidade.

3. Cavalcante

Cavalcante - Goiás: Onde fica, Como ir, Melhores Roteiros e Dicas!

Pequeno município localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, fica a aproximadamente 500 km de Goiânia.

Se você quer se aprofundar um pouquinho na história do estado, fazer uma visita à cidade é uma boa pedida. É possível conhecer uma parte do Povoado Kalunga do Engenho II, bem como tradições quilombolas. O lugar ainda reserva inúmeras belezas naturais em seu Sítio Histórico.

Entre suas principais atações turísticas estão cachoeiras, a exemplo da do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, e também as diversas cachoeiras que podem ser encontradas na fazenda Veredas e na Ponte de Pedra. Vale a pena conhecer!

4. São Miguel do Araguaia

porto-luiz-alves

Também um pequeno município de Goiás, começou a ser povoado no ano de 1952, e possui população estimada menor que 23 mil habitantes. Ao longo do tempo construiu uma história forte e chegou a ser conhecido como a capital do arroz do estado, durante um tempo.

Está situado a 483 km de Goiânia e a 50 km de Luiz Alves do Araguaia (o Rio Araguaia). É o ponto de acesso para a Ilha do Bananal, que, apenas para você ter noção, é a maior ilha fluvial do mundo! Possui paisagens simplesmente magníficas e as melhores prais fluviais que se pode imaginar.

A cidade vive do comércio, da agricultura, pecuária e também do turismo. Um dos maiores eventos sediados no município é a Cavalgada Ecológica, que já acontece há vários anos e se transformou em tradição. Começa em São Miguel e segue sentido ao distrito de Luiz Alves, percurso este que é feito a cavalo. A realização é uma parceria feita entre os moradores e fazendeiros do local, recebendo também turistas que se interessem.

5. Aruanã

Aruanã tem 3 casos de covid-19 e 30 contatos de pacientes isolados - Dia  Online

Visto como o centro Obelisco do Brasil, o município de Aruanã é também um dos que mais recebe turistas anualmente em Goiás. Isso porque o Rio Araguaia passa por ali, querido não apenas pelos goianos mas também por pessoas de todo o país.

Para aqueles que pretendem passar uma estadia na cidade, é possível encontrar hotéis e casas de hospedagem. No entanto, também é possível acampar em determinados locais, como nas margens do próprio Rio Araguaia e Rio Vermelho.

Também é o lugar perfeito para quem adora a pesca desportiva e qualquer atividade que envolva água. Se você ainda não conhece as belezas da cidade, já pode programá-la como o destino de sua próxima viagem!

6. Mineiros

Cachoeiras e riachos belíssimos em Mineiros | Mineiros.com

Para os fãs de cachoeiras, a cidade de Mineiros também é uma boa escolha. Localizada no sudoeste goiano, fica a 420 km de Goiânia e a 650 km de Brasília. Boa parte do Parque Nacional das Emas se encontra na região, representando um de seus destaques.

Para você ter ideia, a cidade concentra 120 cachoeiras, sendo que ainda podem haver outras que ainda não foram catalogadas. Os rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã ainda cortam um conjunto de serras, que recebem diversos turistas.

Com diversidade de fauna e flora, ainda conta com grutas e exuberantes piscinas naturais. Outro lugar que também pode ser visitado é a comunidade do Cedro, local onde são mantidas a cultura e tradição do povo negro. Bem ali existe um laboratório de pantas medicinais do cerrado.

7. Colinas do Sul

cachoeira-almecegas-1-chapada-dos-veadeiros-go

Também considerada como uma das cidades turísticas de Goiás, é um município pequeno e, de acordo com o IBGE/2008, registrava população estimada em pouco menos que 4 mil habitantes.

Fica localizado nas proximidades do distrito de São Jorge e do espelho d’água Cana Brava. Vale lembrar que é a única cidade que possui terras da Chapada dos Veadeiros a ser banhada pelo Lago Serra da Mesa.

Seu potencial turístico está no fato de abrigar muitos rios, termas e cavernas, lugares esses, onde é possível praticar trilhas e pesca esportiva, além de banhos de rio.

8. Formosa

Formosa: Conheça o paraíso do ecoturismo em Goiás

Se você conhece a cidade de Formosa em Goiás, sabe que o nome do local condiz muito bem com suas características. Localizada a 282 km de Goiânia e a 80 km de Brasília, nasceu ainda no século 18, no tempo em que a capitania de São Paulo era quem comandava Goiás.

Cidade de Formosa, em Goiás, guarda belezas de deixar qualquer turista  encantado - Lance Goiás

É um município que possui valiosa riqueza natural, com diversas cachoeiras. A de maior destaque é, sem dúvida, a Cachoeira do Itiquira, que fica a 34 km de distância do centro da cidade e é considerada como uma das mais altas de toda a América Latina, possuindo quedas de 168 metros.

Salto Itiquira vai ter entrada gratuita para mulheres em evento com yoga,  artesanato e crossfit! - Descobertas Bárbaras

Um dos pontos positivos é que ela não é de difícil acesso, fazendo com que idosos, crianças e pessoas com algum tipo de limitação possam chegar até lá com facilidade.

A Lagoa Feia também é outro ponto bastante conhecido, em toda sua exuberância de 6 quilômetros de comprimento e meio quilômetro de largura. Também é possível conhecer o Lajedo e suas vastas piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas, Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau e o Rio Bandeirinha, formado por várias cachoeiras.

Lagoa Feia 1.jpg

Ainda vale lembrar que os praticantes de voo a vela consideram o município de Formosa como um dos melhores locais do país para a prática do esporte!

9. Caiapônia

75e279cdbebc6a4bedaf07454462d03a.JPG

Localizado a 318 km da capital goiana, o município de Caiapônia também é conhecido por ser a casa de diversas cachoeiras. Entre as mais conhecidas, podem ser citadas: Cachoeira de São Domingos, Cachoeira de Samambaia, Cachoeira do Jalapa, Cachoeira do Sereno, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira da Abóbora, entre outras.

Caiapônia - GO - Guia do Turismo Brasil

Como atrações turísticas ainda vale lembrar de suas serras e morros, a exemplo do Morro do Gigante e o Morro do Peão. Em seu centro urbano pode ser encontrado o Lago dos Buritis, e é por lá que acontecem as maiores festas da cidade, que sempre atraem diversos turistas.

10. Jataí

Empresários de Jataí deverão assinar termo para reabrir comércio | Diário  de Goiás

A cidade de Jataí é considerada como uma das principais potências no que tange o agronegócio do país, mas não para por aí. Também apresenta bom potencial para turismo, uma vez que proporciona a seus habitantes uma das melhores qualidades de vida do estado, o que se estende para aqueles que estão apenas de passagem.

Nem todo mundo sabe, mas a cidade também possui águas termais, que brotam a 40ºC e são um bom atrativo para quem quer relaxar. Também concentra parques, lagos, cachoeiras e rios, fazendo com que clubes e confortáveis hotéis da cidade recebam anualmente milhares de turistas.

11. Alto Paraíso de Goiás

Universitário desaparece enquanto nadava em cachoeira na Chapada dos  Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás | Goiás | G1

Localizada na Chapada dos Veadeiros, a cidade está em área de proteção ambiental desde o ano de 2001. Para aqueles que procuram por atividades de turismo no município, é possível encontrar bares, restaurantes, pousadas e pequenas praças, sem contar com suas diversas cachoeiras.

SÃO JORGE NA CHAPADA DOS VEADEIROS: Descubra os encantos da vila! |  Viajante Comum

No entanto, o ambiente que mais atrai atenção do público é a Vila de São Jorge, com característica rústica, não deixa o charme de lado e é ideal para quem pretende curtir momentos de paz, cercado de muito contato com a natureza e dispondo de suas belezas.

12. Cidade de Goiás

Cities in Brazil - Brasilia: Day trips

Mais conhecida pelo nome de “Goiás Velho“, é uma das mais conhecidas cidades turísticas de Goiás. Cercada de história, já foi capital do estado e ainda conserva sua arquitetura colonial em quase 100% de sua estrutura, que por si só, já é uma grande atração turística.

Pontos Turísticos da Cidade de Goiás - Cidade de Goiás (Goiás Velho)

A terra da grande Cora Coralina ainda concentra um museu em sua homenagem, que é aberto à visitação e se localiza na casa onde a poetisa morou por tanto tempo. Fora isso, os turistas ainda podem encontrar um vasto acervo de arte sacra nas igrejas seculares da cidade em museus.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Isabela Gonçalves/Dia Online. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: