Buenos Aires, o destino turístico ideal pós-pandemia

Depois de uma longa quarentena, Buenos Aires reabre ao turismo. É um verdadeiro destino dos sonhos para quem deseja viajar pós-pandemia.

As regras e requisitos rígidos são para tornar a cidade mais segura para residentes e visitantes. Aos poucos, a capital retoma suas atividades. Por este motivo, conheceremos algumas medidas e protocolos que tornam a cidade de Buenos Aires segura para o retorno do turismo.

1. Buenos Aires segura

Por conta da pandemia em nível mundial, as cidades tiveram que se adaptar ao chamado “novo normal”. Em Buenos Aires não foi diferente. O intuito é que, com o retorno das atividades, a capital se torne ainda mais humanizada, melhorando a qualidade de vida da sua população, sem deixar de respeitar suas características, e fomentando, sempre, sua identidade.

Com essa nova oportunidade, os espaços físicos estão sendo reconfigurados para garantir o distanciamento social, respeitando sempre os protocolos de higiene. Com as novas áreas destinadas a pedestres, se evita a sobrecarga do transporte público e também de carros particulares. Dessa forma, consolida-se uma mudança urbana e cultural na cidade, valorizando cada vez mais os espaços ao ar livre.

2. Sinalização em Buenos Aires

A cidade criou áreas de pedestres, transitórias, que estão sendo implementadas de forma gradual. Essas marcações visam facilitar o distanciamento social e oferecer mais espaço ao ar livre. Para isso, serão fechadas de sexta a domingo. Ao todo, serão habilitadas 15 áreas de pedestres, com um plano de ampliação do espaço público.

3. Mudanças pela cidade

Desde o início da quarentena, muitas mudanças se deram para controlar o fluxo de pessoas e o avanço do vírus. Essas medidas vão sendo atualizadas na medida em que pandemia evolui ou se mantém controlada.

O uso de máscaras, por exemplo, é obrigatório desde o início da quarentena, passível a pagamento de multa, caso seja desrespeitada. Já os meios de transporte estão reduzidos e seu uso ainda é controlado.

4. Espaços gastronômicos

Los bares y restaurantes estrenaron las nuevas áreas peatonales con un  tiempo máximo de 45 minutos de permanencia - Clarín

Com o retorno gradual das atividades, os espaços gastronômicos também tiveram que se adaptar de acordo com a nova realidade. Atualmente, estão autorizados a abrir com mesas ao ar livre, e respeitando todos os protocolos de segurança.

Com o máximo de 4 pessoas por mesa, todas as mesas e cadeiras são limpas com álcool a cada novo cliente. Em relação aos utensílios, como pratos, copos e talheres devem ser descartáveis. Além disso, muitas ruas estão tendo cortes e modificações para garantir mais espaço sem aglomerações para as mesas dos espaços gastronômicos.

5. Dispenser com álcool gel

Em relação à higiene pessoal, todos os estabelecimentos têm como responsabilidade oferecer, em quantidade suficiente e de forma acessível, o dispenser com álcool em gel. Em locais gastronômicos, é necessário oferecer também sabão e toalhas de papel. O uso deve ser livre para os clientes e também para os funcionários.

6. Protocolos para prestadores turísticos

O principal objetivo do protocolo para prestadores de serviços é resguardar a saúde e bem estar dos trabalhadores e turistas. Este documento criado pelo governo argentino é uma referência para a atividade turística, tendo protocolos específicos para cada uma.

De maneira geral, fala sobre as recomendações visuais sobre os procedimentos a serem adotados, distanciamento social, higiene de mãos e também respiratória, desinfecção de superfície e ventilação dos ambientes.

É de extrema importância que tanto estabelecimentos, quanto moradores e turistas, respeitem os protocolos de segurança e higiene. Não deixe de se atualizar junto aos órgãos oficiais. Desta forma, você pode continuar a desfrutar de uma Buenos Aires segura e bem mantida.

Pontos turísticos em Buenos Aires

▷ Plaza de Mayo 【 La Plaza más Antigua de Buenos Aires 】

Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, setor formado praticamente pelos bairros de Monserrat e San Telmo. Buenos Aires começou a se construir ao redor da Praça Maior, hoje “Plaza de Mayo” (Praça de Maio).

Casa Rosada em Buenos Aires | Aires Buenos Blog

A leste da Praça pode-se observar a Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina, onde antigamente se encontrava o Forte. Ao norte da Praça se encontra a Catedral Metropolitana, que ocupa o mesmo lugar desde a sua colonização, e o edifício do Banco de La Nación Argentina.

Cabildo en Buenos Aires: 14 opiniones y 29 fotos

Outra importante instituição colonial foi o Cabildo, localizado a oeste, que não se conserva em sua forma original já que parte de sua estrutura foi demolida para a abertura da Avenida de Maio e a diagonal Julio A. Roca.

PLAZA DEL CONGRESO – MONUMENTO DOS CONGRESOS – Nuevos Aires servicios  inmobiliarios Blog

Ao sul, se observa o edifício do antigo Congresso da Nação, onde atualmente funciona a Academia Nacional da História. E por último, a noroeste pode observar-se a Chefatura de Governo da Cidade, avançando até a Avenida de Maio.

de Dios Editores on Twitter: "#Dante2018 Caminando por Av. de Mayo, en  Buenos Aires, hay que elevar la vista para ver la cúpula donde culminan los  100 metros del hermoso Palacio Barolo.

A Avenida de Maio é considerada o Eixo Cívico, já que une a Casa Rosada com o Palácio do Congresso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. Por esta avenida podem ser observados alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico: se encontram instalados a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni, entre outros.

Buenos Aires: la ciudad con más carácter de Sudamérica - Chic

No subsolo desta avenida estão os túneis do metrô de Buenos Aires inaugurado em 1913. Ao final da famosa avenida pode observar um conjunto de praças, decoradas com vários monumentos e esculturas, entre as quais se encontra uma cópia assinada de “O Pensador”, de Rodin. Aos arredores destas praças se encontram o Palácio do Congresso e o edifício da Confeitaria El Molino.

Manzana de las Luces, Buenos Aires (Buenos Aires D.F., Argentina)

No Centro Histórico também se pode visitar, além do que já foi citado, a Manzana de Las Luces. Ali se encontram alojados vários edifícios com grande valor histórico, como a Igreja Santo Inácio e a sede do Colégio Nacional de Buenos Aires. Neste local, existem ainda os túneis ocultos que corriam a cidade durante a época colonial e se pode ir também ao edifício onde funcionou o Concelho Deliberante desde 1834 a 1931.

Plaza Dorrego y el salón de tango al aire libre | TV San Telmo

Na área de San Telmo, o turista pode conhecer a Praça Dorrego, onde todos os domingos se instala a famosa Feira de Antiguidades. Além disso, por lá se localizam vários comércios de antiquários e um complexo jesuíta formado pela Igreja de Nossa Senhora de Belém, a Paróquia de São Pedro Telmo e o Museu Penitenciário “Antonio Ballve”.

Museu Histórico Nacional | Buenos Aires muitas paixões

Dê uma espiadinha também no Museu Histórico Nacional e caminhe no Parque Lezama, locais que podem se admirar várias esculturas e monumentos.

Museu Nacional de Bellas Artes em Buenos Aires | Aires Buenos Blog

No bairro de Recoleta se encontram uma grande quantidade de pontos turísticos e muitos que também têm um grande valor cultural como a sede principal do Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, A Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a Basílica Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace, o Bar La Biela e o Cemitério da Recoleta, onde se encontra o túmulo de Evita Perón.

Buenos Aires | Edificio Kavanagh | Ce Rey | Flickr

Outro bairro interessante é o do Retiro, onde se pode visitar a estação de mesmo nome, e se pode percorrer vários monumentos e edifícios emblemáticos da cidade: neste bairro se encontram os monumentos aos mortos na Guerra das Malvinas e ao General San Martín, assim como a Torre dos Ingleses e o Edifício Kavanagh, um dos mais altos da cidade.

Passeio mais bonito em Buenos Aires - Avaliações de viajantes - Bosques de  Palermo - Tripadvisor

Já ó Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires está localizado no Bairro de Palermo. O turista também encontra neste bairro os Bosques de Parlemo, local onde se pode visitar o Planetário e o Zoológico de Buenos Aires.

La avenida Corrientes ahora peatonal, revitalizó la noche de Buenos Aires |  ICNDiario

Outro ponto turístico interessante por sua importância cultural é a Avenida Corrientes. Nela se encontram instalados uma grande quantidade de teatros, como o Teatro San Martín, e outra grande quantidade de locais de interesse como o Passeio La Plaza e o Estádio Luna Park.

Buenos Aires, inagotable: planes para seguir caminando la ciudad

No cruzamento desta avenida com a Avenida 9 de Julho se encontra o Obelisco, um emblema da Cidade de Buenos Aires. Também foi instalado nesta avenida o Mercado de Abastecimento.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela IFolha/Aguiar Buenos Aires. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: