História e belezas de Sergipe no Brasil

O turismo em Sergipe é muito voltado para a natureza, seja nas praias do litoral sergipano ou nas cidades do sertão. E, mesmo sendo o menor estado brasileiro, com 21,9 mil km², Sergipe possui uma grande lista de atrativos turísticos.

Como é comum aos estados nordestinos, tem praias de águas cristalinas e areias brancas. Mas, também possui cânions, grutas, lagoas, rios e cidades históricas com seus casarões coloniais, igrejas e praças. Além de sítios arqueológicos, com pinturas rupestres e artefatos usados pelo homem por volta de 3 mil anos a.C.

Em Sergipe ainda há diversas festas populares e muita história relacionada aos índios que moravam na região antes da colonização e até da 2ª Guerra Mundial, uma vez que naquele período três navios brasileiros na costa sergipana foram bombardeados por submarinos alemãs, o que motivou a entrada do Brasil na guerra e criou ainda uma rivalidade com italianos e alemães que moravam por lá. Tudo isso hoje, é só história.

Turismo em Sergipe

FAN F1 - Instalação das esculturas no rio Sergipe acaba no final desta  semana

O estado de Sergipe fica na região Nordeste entre os estados da Bahia e de Alagoas. Sergipe já pertenceu à Bahia, ganhando autonomia como uma unidade federativa em 1820. A partir daí começou a desenvolver sua economia muito baseada na produção agrícola (cana de açúcar, laranja e coco) e no extrativismo mineral (petróleo, gás natural, calcário, potássio, entre outros).

O nome do estado é uma homenagem a um dos rios que o corta, o Rio Sergipe que recebeu esse nome dos índios que habitavam a região. Sergipe significa rio de siris e é resultado da contração das palavras siri, y, pe, em tupi-guarani. Os tupis-guaranis, inclusive, são uma das etnias que habitavam a região. As outras são Canindé e Aratu.

No geral, Sergipe tem terras muito planas. Somente na região do Canindé de São Francisco e próximo a divisa com a Bahia é que são encontradas serras e morros. Na região litorânea e na área do cânion faz calor e chove bastante, já no sertão é clima é semiárido, com muito calor e grandes períodos sem chuva. A temperatura média anual em todo o estado é de 26ºC.

O que fazer em Sergipe

Aracaju

24ª Reunião – Aracaju/SE | 11 e 12 de agosto de 2014 – COGEF

A capital do Sergipe, Aracaju, não é apenas a principal cidade do estado. É considerada a cidade com menor desigualdade social e menor custo de vida entre as capitais do Nordeste, além da população com os hábitos mais saudáveis do país. Para ganhar esse título, a cidade investiu nos espaços públicos implantando ciclovias, praças e parques, além de cuidar das praias e da orla.

Praia de Atalaia: saiba como aproveitar essa bela orla do litoral de Sergipe

Os maiores atrativos da cidade são certamente as praias de Aracaju. A mais famosa é a praia de Atalaia, cuja a orla é um dos cartões postais mais famosos de Aracaju. Além dos 6 quilômetros de extensão da praia e dos lagos artificiais formados nela, a orla possui ciclovia, pista para corrida, bares e restaurantes, áreas para andar de skate e kart, entre outros esportes.

15 coisas indispensáveis para ver e fazer em Aracaju, capital de Sergipe

Ali também está o Oceanário de Aracaju. Outras praias da cidade são a Aruana, Refúgio, Naufrágos, Robalo e Mosqueiro. Além das praias, outros pontos turísticos de Aracaju são a Ponte João Alves, que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros; os parques dos Cajueiros, das Sementeiras, da Cidade; a Catedral Metropolitana; o Museu da Gente Sergipana; além das festas populares como o Forró-Caju e o Arraiá do Povo.

Canindé do São Francisco

PARAISO DAS AGUAS, CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE: avaliações

A cerca de 200 quilômetros de Aracaju, em Canindé do São Francisco, encontra-se uma das paisagens mais deslumbrantes de Sergipe: o Cânion do Xingó que, inclusive, faz parte da minha lista de lugares lindos do Brasil. Ele é o destino mais procurado pelos viajantes que vão para Sergipe e há muitos motivos para isso.

Usina Hidrelétrica de Xingó - Paisagens do Nordeste

O cânion surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, inaugurada em 1994, que formou um lago, aumentando o leito de rio em umas partes e revelando o cânion em outras. Hoje, o Xingó é o 5º maior cânion navegável do mundo.

Um mergulho nos Cânions do Velho Chico – Leve na mala

Por lá você pode visitar a Usina Hidrelétrica do Xingó e ver o lago represado e ainda passear de barco pelo leito do Rio São Francisco e pelo cânion, onde o barco para e você pode mergulhar nas águas verdes claras do “Velho Chico”. O passeio de barco pode também incluir o Vale dos Mestres onde fica o Paraíso do Talhado, um paradão de rocha com grutas, de onde dá para ver o cânion.

Interior do Museu de Arqueologia de Xingó - Sergipe | Mapio.net

Dá para fazer passeios por trilhas, conhecer fendas e cavernas, outras piscinas naturais e ainda visitar um dos três sítios arqueológicos da região, onde foram achadas diversas pinturas rupestres com mais de 3 mil anos. E ainda o Museu de Arqueologia do Xingó, com acervo que conta a história do local e da civilização indígena que viveu por lá.

Outros destinos em Sergipe

Praia do Saco é opção para quem busca tranquilidade em Sergipe

Além de Aracaju e de Canindé do São Francisco, Sergipe possui ainda outras cidades litorâneas e histórica que valem a visita. Falando em litoral, a Praia do Saco, a 70 quilômetros de Aracaju, é considerada a mais bonita do estado. Lá, além de curtir a praia, o viajante pode fazer passeios de buggy nas dunas ou visitar Mangue Seco, na Bahia.

Praia da costa, Barra dos Coqueiros - SE - YouTube

Outras praias da região são Itaporanga D´Ajuda, em Caueira, onde foi instalada a primeira estação do Projeto Tamar, que cuida das tartarugas marinhas; Pirambu; Barra dos Coqueiros, onde fica o povoado de Atalia Nova, que é banhado pelo Rio Sergipe e pelo Oceano Atlântico; Lagoa Redonda e Mirante do Robalo são outros destinos turísticos do litoral.

São Cristóvão, Sergipe - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade  (Unesco) | Patrimonio cultural da humanidade, Patrimônio cultural, Cidade

Já entre as cidades históricas a mais famosa é São Cristovão, a 4ª cidade mais antiga do estado. Lá há muitos prédios históricos e museus e, por isso, em 1967 passou a fazer parte do patrimônio histórico brasileiro e, em 2010, foi nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Meu Sergipe - Laranjeiras - Atrações de Laranjeiras

Laranjeiras, a 2ª cidade mais antiga dos estado, tem construções dos séculos XVII e XVIII, como a Igreja Matriz. E em São José há a Gruta Capim Branco, que serviu de refúgio para os índios da região quando chegaram os primeiros colonizadores portugueses.

Dicas de turismo em Sergipe

Mapas de Sergipe | MapasBlog

O Sergipe é um estado minúsculo, principalmente quando comparamos com à vizinha Bahia ou com estados da região Norte, como Pará e Amazonas. Mas, apesar da pouca extensão territorial possui muitas belezas naturais e outras que são resultado da intervenção do homem.

Aracaju: conheça a história, a culinária e as belezas naturais da capital  sergipana » Viação Itapemirim

Por isso, vale a pena viajar para o Sergipe, seja durante uma trip pelo Nordeste ou indo apenas para explorar o estado. São várias atrações na praia e no sertão que atraem viajantes de várias idades, sobretudo aqueles apaixonados pela natureza.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Quero Viajar Mais. Edição, Área Jornalística Oitravels.


			

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: