Treze Tílias, pedacinho austríaco de Santa Catarina

É possível se sentir em plena Áustria sem sequer sair do oeste catarinense. Hoje é dia de conhecer mais sobre os encantos de Treze Tílias, cidade fundada em 1933 e conhecida carinhosamente como o Tirol do Brasil. Além de muitas tradições e uma arquitetura que chama a atenção, o município oferece atrativos para todos os gostos. Seja uma viagem de final de semana ou apenas um dia de passeio, há muito a ser explorado.

Pequena, mas cheia de charme. Estima-se que Treze Tílias tenha pouco mais de 7 mil habitantes. O bacana é que muitos dos habitantes ainda mantêm o hábito de falar em alemão, então não se espante se ouvir o idioma pelas ruas.

O que fazer em Treze Tílias

Caminhar por Treze Tílias é uma experiência única: para todos os lugares que você olha há um prédio bonito ou espaço charmosinho. Saiba aqui o que você não pode deixar de conhecer quando estiver por lá.

1. Museu Municipal Andreas Thaler

Treze Tílias: Conheça o Museu Municipal Ministro Andreas Thaler - O  "Castelinho"

Uma vez residência de Andreas Thaler, fundador de Treze Tílias, hoje esse espaço apresenta as memórias da época da colonização, de artigos decorativos a instrumentos de trabalho. Os ambientes que retratam a vida nos anos 30 são muito interessantes. O museu fica localizado na rua Brasílico C. de Oliveira, é fechado às terças-feiras e cobra de entrada uma colaboração mínima de R$1,00.

2. Minigolfe Treze Tílias

Mini Golf

Seja sozinho, em grupos de amigos ou com a família, o Minigolfe Treze Tílias é uma opção de lazer diferente e bem bacana. O espaço conta com 18 pistas com diferentes níveis de dificuldade. Há infraestrutura para quem não quiser jogar, com barzinho e lugares para sentar. O minigolfe atende em horários diferenciados a grupos com agendamento prévio.

3. Mundo Tirolês

Mundo Tirolês - Treze Tílias, SC

Quem viaja a Treze Tílias costuma ficar tão encantado com a cidade que deseja levar um pouquinho dela consigo para casa. O Mundo Tirolês é um minishopping onde é possível comprar lembrancinhas, artesanatos, livros, objetos decorativos, produtos importados da Áustria e até mesmo trajes típicos. Fica a dica: o Mundo Tirolês oferece aos visitantes alguns produtos locais para degustação gratuita!

4. Cervejaria Bierbaum

oBIERcevando: Cervejaria Bierbaum

Treze Tílias é a capital da Cervejaria Bierbaum, que abriu suas portas (e torneiras) no ano de 2004. A cervejaria fica pertinho do Restaurante Edelweiss, um clássico da cidade. A Bierbaum produz suas cervejas utilizando conceitos europeus.

A melhor cervejaria da América do Sul | Blog de Cerveja O Caneco

As bebidas podem ser apreciadas por lá junto com alguns aperitivos, como pizzas e pratos típicos. Não deixe de provar a Doppelbock Bourbon Wood Aged, que passa 8 meses descansando em barricas de vinho.

5. Tirolerfest

Trajes típicos, comidas diferentes, muita música e animação. A Tirolerfest é o evento mais tradicional de Treze Tílias, ocorre em outubro e celebra a imigração austríaca na cidade. A programação da festa inclui apresentações de grupos folclóricos, bandas, exposição e venda de produtos artesanais e delícias como Apfelstrudel (rocambole de maçã) e Gulasch (molho de carne).

6. Parque Lindendorf – Minicidade

Treze Tílias: o que fazer nesse pedacinho austríaco de Santa Catarina

Um local para curtir com tranquilidade e entre as belezas da natureza, o Parque Lindendorf é um daqueles pontos imperdíveis em Treze Tílias. Além da calmaria, há um ótimo restaurante com comidas típicas.

MINI MUNDO-PARQUE LINDENDORF-TREZE TÍLIAS | Mapio.net

Já a minicidade apresenta Treze Tílias em miniatura, um trabalho meticuloso e muito belo. O parque ainda oferece pequenas trilhas, um lago e muita área verde.

7. Águas Tirolesas

Nos meses de calor o parque aquático é uma das atrações de Treze Tílias

Boa opção para quem viaja com crianças, Águas Tirolesas consiste em um parque aquático com diversas piscinas, rampas, quadras esportivas e tobogãs. No entanto, a atração fica fechada ao longo do ano, funcionando apenas durante a temporada de verão.

8. Parque do Imigrante

Parque do Imigrante será fechado para reformas - Radio Tropical FM 99.1

No Parque Municipal do Imigrante você encontra uma bela área verde, com um bosque de mata nativa e um lago com uma ilha, representando a Áustria e fazendo referência aos 9 estados do país. No local também é possível encontrar pedalinhos, academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra de areia e a Capela de São Bento.

Do passeio cultural à diversão em família, com certeza você encontrará a atração certa para você em Treze Tílias.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viajali. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: