A cidade de São Paulo é a maior metrópole do Brasil e um dos maiores centros comerciais do mundo. Não a toa, a vida dos paulistanos é uma correria só. Com isso, muitas pessoas buscam lugares para poder passar uma temporada em que possam descansar, curtir mais o tempo e aproveitar um ar puro. Um desses refúgios é a cidade de Mairiporã, bem pertinho da capital e que oferece diversos passeios para quem quer desacelerar e entrar em contato com a natureza.
Onde está localizado Mairiporã
A cidade de Mairiporã fica no interior do estado de São Paulo, na Serra da Cantareira e está localizada muito próximo da capital, o que facilita o acesso dos paulistanos. O município está localizado a menos de 40 quilômetros de distancia da cidade de São Paulo, sendo vizinha de Guarulhos e Atibaia.
A cidade possui um pouco mais de 100 mil habitantes, o que a torna um lugar tranquilo e um ótimo destino para quem quer férias da rotina.
O que fazer em Mairiporã
Por ser uma cidade do interior, a cidade de Mairiporã é bastante procurada para passeios rurais, que tenham mais contato com a natureza e principalmente, feito por famílias. Exatamente por isso, a cidade oferece muitas opções de chácaras de lazer e temporada, onde as famílias podem se hospedar e passar as férias, descansando e recarregando as baterias para a correria do dia a dia.
1. Trilhas e cachoeiras
A região de Mairiporã possui muita área verde, o que permite que sejam feitos trilhas e caminhadas em meio a natureza. Um dos pontos mais visitados, e talvez um dos cartões-postais da cidade, é o Pico do Olho D’água, também conhecido como Morro do Juqueri.
Esse é o lugar mais alto de Mairiporã e presenteia seus visitantes com uma bela vista, principalmente ao por e nascer do sol.
Na cidade também encontra-se a cachoeira da Caceia, formada pelas água das nascentes da represa Paiva Castro, do Sistema Cantareira. O local é muito bonito, pois conta um muita área verde, piscinas naturais e até belas cortinas d’águas.
2. Esportes de aventura
A região também é bastante explorada para o turismo de aventura. Em suas montanhas, como no próprio Pico Olho D´água, é muito comum encontrar pessoas descendo suas trilhas com bikes, praticando o downhill.
Além disso, a Pedreira Dib é muito procurada pelos praticantes de rapel, que adoram praticar o esporte em seus enormes paredões.
Já nas corredeiras do Rio Juqueri, a prática do boiá-cross é muito comum e uma atração bastante procurada por quem visita a região. Ao seu redor, também é possível fazer ciclismo e trilhas.
3. Pesca esportiva
E para quem gosta de uma bela pescaria esportiva, Mairiporã também vai te agradar. Na Represa Paulo de Paiva Castro a prática da pesca esportiva é uma das atividades mais vistas por lá, além de passeios de jet skins.
4. Comer muito bem
E claro que você não poderia deixar de comer muito bem ao visitar Mairiporã. A cidade possui vários restaurantes que servem uma deliciosa comida caseira, que combina com o clima da cidade.
Um desses lugares é O Velhão, que além de possuir um restaurante, é também um complexo turístico com lojas, bares e antiquário. O restaurante é o As Véias que conta com um clima rústico e bem aconchegante, e claro, serve uma deliciosa comida feita em forna à lenha.
O Empório da Serra também é um dos locais mais tradicionais da cidade e é um dos lugares preferidos dos casais apaixonados. A casa é especialista em fondues, mas serve também deliciosos hambúrgueres e carnes. Durante o almoço, o lugar também costuma receber muitas famílias.
Mairiporã possui vários atrativos, e o melhor, está pertinho da capital paulista. Com certeza você vai adorar a cidade e toda a sua beleza natural.
Dicas Serra da Cantareira
- Durante o ano, a temperatura na Cantareira varia entre 12°C e 28°C e o melhor período para visitar é de abril a início de junho, quando o clima está mais quente e há menos possibilidade de chuva.
- Utilize roupas leves, protetor solar e, durante as caminhadas, leve sempre lanches e água.
- Não dê bobeira. Acorde cedo para aproveitar todas as mostras naturais o maior tempo possível.
- Para contribuir com a preservação do local, não jogue lixo no chão e nem alimente os animais pelo caminho.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário