Mairiporã, natureza e tranquilidade pertinho da capital paulista

A cidade de São Paulo é a maior metrópole do Brasil e um dos maiores centros comerciais do mundo. Não a toa, a vida dos paulistanos é uma correria só. Com isso, muitas pessoas buscam lugares para poder passar uma temporada em que possam descansar, curtir mais o tempo e aproveitar um ar puro. Um desses refúgios é a cidade de Mairiporã, bem pertinho da capital e que oferece diversos passeios para quem quer desacelerar e entrar em contato com a natureza.

Onde está localizado Mairiporã

A cidade de Mairiporã fica no interior do estado de São Paulo, na Serra da Cantareira e está localizada muito próximo da capital, o que facilita o acesso dos paulistanos. O município está localizado a menos de 40 quilômetros de distancia da cidade de São Paulo, sendo vizinha de Guarulhos e Atibaia.

A cidade possui um pouco mais de 100 mil habitantes, o que a torna um lugar tranquilo e um ótimo destino para quem quer férias da rotina.

O que fazer em Mairiporã

SERRA DA CANTAREIRA: Um verdadeiro paraíso há apenas dois passos da  'Paulicéia Desvairada'

Por ser uma cidade do interior, a cidade de Mairiporã é bastante procurada para passeios rurais, que tenham mais contato com a natureza e principalmente, feito por famílias. Exatamente por isso, a cidade oferece muitas opções de chácaras de lazer e temporada, onde as famílias podem se hospedar e passar as férias, descansando e recarregando as baterias para a correria do dia a dia.

1. Trilhas e cachoeiras

A região de Mairiporã possui muita área verde, o que permite que sejam feitos trilhas e caminhadas em meio a natureza. Um dos pontos mais visitados, e talvez um dos cartões-postais da cidade, é o Pico do Olho D’água, também conhecido como Morro do Juqueri.

Pico do Olho1

Esse é o lugar mais alto de Mairiporã e presenteia seus visitantes com uma bela vista, principalmente ao por e nascer do sol.

Mairiporã tem muitas trilhas para caminhada e em uma delas está a Cachoeira  da Caceia. | Mairiporã, Trilhas para caminhadas, Cachoeira

Na cidade também encontra-se a cachoeira da Caceia, formada pelas água das nascentes da represa Paiva Castro, do Sistema Cantareira. O local é muito bonito, pois conta um muita área verde, piscinas naturais e até belas cortinas d’águas.

2. Esportes de aventura

Rapel na Pedreira do Dib em Mairiporã – AventuraSP Ecoturismo

A região também é bastante explorada para o turismo de aventura. Em suas montanhas, como no próprio Pico Olho D´água, é muito comum encontrar pessoas descendo suas trilhas com bikes, praticando o downhill.

Pedreira do Dib, o imenso caldeirão - Seu Mochilão

Além disso, a Pedreira Dib é muito procurada pelos praticantes de rapel, que adoram praticar o esporte em seus enormes paredões.

Represa Paulo de Paiva Castro - Guia de Mairiporã

Já nas corredeiras do Rio Juqueri, a prática do boiá-cross é muito comum e uma atração bastante procurada por quem visita a região. Ao seu redor, também é possível fazer ciclismo e trilhas.

3. Pesca esportiva

Pesqueiro Pesca Mundial | PesqueiroCerto

E para quem gosta de uma bela pescaria esportiva, Mairiporã também vai te agradar. Na Represa Paulo de Paiva Castro a prática da pesca esportiva é uma das atividades mais vistas por lá, além de passeios de jet skins.

4. Comer muito bem

Velhão: gastronomia, cultura e arte no meio da Serra da Cantareira - São  Paulo Secreto

E claro que você não poderia deixar de comer muito bem ao visitar Mairiporã. A cidade possui vários restaurantes que servem uma deliciosa comida caseira, que combina com o clima da cidade.

Um desses lugares é O Velhão, que além de possuir um restaurante, é também um complexo turístico com lojas, bares e antiquário. O restaurante é o As Véias que conta com um clima rústico e bem aconchegante, e claro, serve uma deliciosa comida feita em forna à lenha.

O Empório da Serra também é um dos locais mais tradicionais da cidade e é um dos lugares preferidos dos casais apaixonados. A casa é especialista em fondues, mas serve também deliciosos hambúrgueres e carnes. Durante o almoço, o lugar também costuma receber muitas famílias.

Mairiporã possui vários atrativos, e o melhor, está pertinho da capital paulista. Com certeza você vai adorar a cidade e toda a sua beleza natural.

Dicas Serra da Cantareira
  • Durante o ano, a temperatura na Cantareira varia entre 12°C e 28°C e o melhor período para visitar é de abril a início de junho, quando o clima está mais quente e há menos possibilidade de chuva.
  • Utilize roupas leves, protetor solar e, durante as caminhadas, leve sempre lanches e água.
  • Não dê bobeira. Acorde cedo para aproveitar todas as mostras naturais o maior tempo possível.
  • Para contribuir com a preservação do local, não jogue lixo no chão e nem alimente os animais pelo caminho.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20201123_091839580

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: