Na bela Serra da Mantiqueira, no extremo sul de Minas Gerais encontra-se a cidade de Itapeva-MG, um município pequenino porém com grandes atrativos turísticos. Com lindas paisagens de vales e montanhas, mirantes naturais como a Pedra Chata e cachoeiras como a do Gusto Caipira, o município de Itapeva conta ainda com a hospitalidade do povo mineiro, as delícias da cozinha caipira que lhe são peculiares e o charme da cidade pequena que ainda preserva a tranquilidade da vida no interior.
Cortada pela Rodovia Fernão Dias, Itapeva fica no caminho para Monte Verde e colada em Extrema, com fácil acesso para os visitantes locais e para quem vem dos grandes centros como São Paulo, Jundiaí, Campinas, Bragança, Atibaia, São José dos Campos entre outras cidades.
Por suas características, o município de Itapeva-MG é considerado um espaço de contemplação da natureza e a sua localização lhe garante um lugar de destaque na hora da escolha de um lugar para passar uns dias curtindo a natureza fora do agito da cidade grande, sem precisar ir muito longe e para vivenciar a hospitalidade mineira e a tranquilidade da vida no interior.
Atrativos em Itapeva-MG
O Município de Itapeva-MG preserva a tranquilidade da vida no interior e é considerado um espaço de contemplação da natureza. O nome Itapeva vem do tupi-guarani “itá’peba”, que significa Pedra Chata , nome de um dos seus principais atrativos turísticos, mas o município conta também com outros atrativos como a Cachoeira do Gusto Caipira e a Piscina Natural do Sitio da Pedra Chata. A religiosidade e a fé estão expressas nas Igrejas da Capetinga e de São Sebastião e na Matriz São Sebastião.
Cachoeira do Gusto Caipira
Local de contemplação à natureza que possui várias quedas d’água cercada de mata nativa, a Cachoeira do Gusto Caipira se faz um excelente ponto de encontro de amigos que desejam apreciar o que Itapeva possui de mais belo: sua paisagem natural. Para aqueles que pretendem conhecer as maravilhas do Sul de Minas Gerais, parada obrigatória é a Cachoeira do Gusto Caipira devido seu fácil acesso e por possuir diversas trilhas e passarelas conduzem o turista a diversos pontos da cachoeira. É um excelente passeio que poderá ser feito com toda a família.
Na hora de sair, algumas paradas devem ser feitas pelo caminho para retomar o fôlego e apreciar um pouco da natureza. Essas paradas conduzem o turista a diversos pontos da cachoeira. Na região, oferece uma das melhores estruturas de visitação para cachoeiras, tendo fácil acesso pela BR-381 e acesso interno pelo Bairro da Divineia em Itapeva/MG.
Cachoeira da Caraúna
Cachoeira com duas quedas de água, destaca-se por sua beleza e águas límpidas, ótimo lugar para se banhar pois possui águas rasas,perfeito para curtir a natureza, um lugar calmo cheio de árvores e com ar puro, onde pode-se observar pássaros e outros animais com facilidade.
Pedra Chata
Principal atrativo turístico do Município de Itapeva/MG, a Pedra Chata bairro Monjolinho, a apenas 5 km do centro da cidade, a Pedra Chata está a 1.300 m de altitude. Local de rara beleza, com uma piscina natural no meio das pedras e uma gruta que se acredita que índios tenham habitado há tempos. Existe uma piscina natural formada pelas pedras do local e uma vista panorâmica da cidade.
Há uma taxa única para visitação, com direito a uso da piscina formada pelas pedras. Também encontram-se à disposição dos visitantes, uma lanchonete e meio de hospedagem.
Igreja Matriz de São Sebastião
A Igreja Matriz de São Sebastião, inaugurada no ano de 1968, não possui um estilo arquitetônico especifico. Apresenta alguns elementos neo-góticos, como os arcos ogivais e a arquivolta na porta principal, alguns elementos art-decó, como os frisos em argamassa, janelas mais longas e estreitas, além do frontão na fachada principal. A edificação tem grande destaque na paisagem urbana por sua implantação, volumétrica e proporção. Sua localização e privilegiada por estar ni topo do aclive á frente da praça, o que permite que seja vista de todos os pontos do Distrito Sede, servindo como referencia geográfica e histórico-cultural.
Merac/ Flora Viva
Viveiro situado á 1433 Metros de altitude, com clima ameno e agradável, lugar perfeito para amantes de flores e turistas, aos arredores pode-se encontrar animais selvagens como a capivara. A maior parte das flores é vendida para Holambra, porém flores são disponibilizadas gratuitamente aos visitantes do viveiro de flores.
Reijers/ Tropical Flores
Lugar situado á 1504 metros de altitude, os visitantes pagam uma taxa simbólica de R$ 5,00, para conhecerem os procedimentos de cultivo de flores, o dinheiro arrecadado com a taxa de visitação, é direcionado a projetos sociais.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Sierras Verdes. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário