Atrações e atividades em Caucaia, Ceará

Caucaia integra a Região Metropolitana de Fortaleza, e é atualmente um dos principais polos turísticos do Ceará, tendo o segundo maior fluxo turístico do estado, devido a praia do Cumbuco.

Cumbuco é o principal destino turístico de Caucaia. O local é conhecido mundialmente, por sua paisagem natural com lagoas, rios, dunas e, pela prática de esportes náuticos como o kitesurf, e o surf. Cumbuco destaca-se ainda por ser a única área a ter todos os tipos de acomodações em Caucaia, incluindo-se um resort de bandeira internacional de origem portuguesa.

Caucaia tem 44 km de litoral, dos quais 28 km fazem parte das localidades litorâneas de Caucaia-Sede e os 16 km restantes pertencem ao distrito de Guararu e Catuana, inseridos na Área de Proteção Ambiental do Rio Cauípe e Estação Ecológica do Pecém. Suas praias estão entre as mais frequentadas. Suas águas amenas e límpidas, suas dunas de areia fixas e móveis, seus coqueirais, mangues e lagoas naturais, fazem deste lugar um paraíso de beleza indescritível.

Não deixe de conhecer também, o Parque Botânico do Ceará, uma Unidade de Conservação da Natureza e o Museu do Caju que promove a cultura do Caju na região.

Pontos turísticos de Caucaia

1. Praia de Cumbuco

kitesurf

As dunas e as lagoas que emolduram Cumbuco fazem da vila de pescadores um parque natural de diversões. O destino é repleto de atividades na areia e na água, como passeios de jangada, de bugue, esquibunda e etc. Por conta dos bons ventos, a praia é considerada uma das melhores do mundo para a prática de kite e windsurf.

2. Lagoa do Cauípe

VG Sun Cumbuco: Lagoa do Cauípe

A Lagoa do Cauípe está entre as mais conhecidas do estado. A Lagoa se formou a partir da Foz do Rio Cauípe. Na sua redondeza ainda há o mar, que mistura suas águas com as da lagoa em determinado ponto da costa. Esse é um destino para aqueles turistas que querem tranquilidade e não se importam com lugares mais simples. Não há estrutura formada nas redondezas.

3. Lagoa de Parnamirim

Entre as dunas da região, você encontra algumas lagoas que também se tornaram atrações turísticas. A Lagoa de Parnamirim é um desses cantinhos especiais. Essa é a lagoa mais famosa do município e vale muito a pena conhecer.

4. Lagoa do Banana

Um dos cartões-postais da região é a lagoa do Banana, movimentada nos finais de semana por conta das barracas instaladas ao redor. As lanchas, jet skis, caiaques, pranchas de wind e banana-boats dividem a bela paisagem. Uma das maneiras mais divertidas de chegar ao local é através de um passeio de bugue em meio às dunas e coqueirais.

5. Praia de Barra do Cauípe

Considerada um dos refúgios de Caucaia, essa praia é uma boa opção para toda a família. O mar é tranquilo, propício para o banho e para a prática de esportes náuticos como kitesurf, que é um dos mais praticados. Com um belo visual, essa praia conta ainda com bangalôs de palha, que fornecem sombra para os visitantes.

6. Praia de Tabuba

praiaadetabuba-7

Considerada uma das praias mais extensas de Caucaia, é uma ótima opção para um dia tranquilo na praia. O lugar é cercado por casas de veraneio e coqueiros, que enfeitam a bela paisagem dessa praia. É uma boa opção para os visitantes que procuram um bom lugar para relaxar e repor as energias.

7. Lagoa Azul

É uma linda lagoa que recebeu esse nome por um motivo bem justo: a água aqui é realmente azul e parece muito com o mar do Caribe e das ilhas paradisíacas do Pacífico Sul. O lugar foi descoberto recentemente e ainda mantém a tranquilidade para um passeio em família.

8. Cumbuco Acqua Beach

Show no Cumbuco Acqua Beach - Cumbuco Beach (Fortaleza) - Peixe Urbano

Localizado em uma área privilegiada do Cumbuco, o complexo conta com 12 brinquedos temáticos feitos especialmente para as crianças e toda família.

9. Parque Botânico do Ceará

Parceria leva esporte ao Parque Botânico - Jangada Caucaia

O Parque Botânico do Ceará foi inaugurado em 05 de junho de 1998. Possui uma área de 190,00 ha e fica localizado em Caucaia a 15 km de Fortaleza. É uma Unidade de Conservação da Natureza. O Parque Botânico é aberto a visitação pública com função educativa e recreativa.

10. Museu do Caju

Museu do Caju é atração cultural diferente no Ceará

O museu do caju foi idealizado pelo educador Gerson Linhares em 2007, com intenção de promover não somente a cultura do caju como também desenvolver um trabalho social com a comunidade local. O Museu fica localizado no Parque Guadalajara em Caucaia.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Turismo e Cia. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: