Localizada a cerca de 80 km de Natal, a famosa praia da Pipa como é conhecida, pertence ao município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Tem praias lindas com um clima jovem, descontraído e meio hippie. Além de ser conhecida por receber muitos gringos e hermanos argentinos. Não é à toa que vários estrangeiros chegam para passar as férias e acabam ficando de vez na região.
Vale dizer que a acessibilidade não é ponto forte em Pipa, dado que as suas calçadas são estreitas ou inexistentes, e suas ruas são de paralelepípedo. Inclusive, para se acessar muitas praias há necessidade de descer lances de escadas e ladeiras, já que a região é rica em falésias (encostas íngremes).
Portanto, não se pode negar que é um pouco doloroso subir escadas e morros depois de passar o dia na praia, mas também é inegável que essa característica local o diferencia de muitas praias do litoral nordestino.
O que fazer em Pipa
1. Praia do Madeiro
Uma das mais belas praias do litoral brasileiro, tem o diferencial de ter uma grande falésia com vegetação verde. Para se chegar a margem é necessário descer alguns lances de escada. Tem estrutura de praia e também é possível fazer a locação e aulas de surf e stand-up paddle.
Vale dizer que é um pouco mais afastada do centro e optamos por ir de carro e pagar a taxa do flanelinha.
2. Praia Baia dos Golfinhos
Ótima para ver os golfinhos que normalmente a visitam no final da tarde. Aliás, eles chegam bem pertinho dos banhistas e fazem alegria dos turistas.
3. Praia do Centro
É a mais próxima do centro de Pipa e tem boa estrutura de praia. Acessível descendo as ladeiras do centro.
4. Praia do Amor
Vizinha a praia do centro, chega-se a ela após uma pequena caminhada de 15 minutos e uma descida em lances de escadas. É um litoral menos visitado se comparado com a praia do Centro, possui o mar mais agitado e por essa razão, sempre há muitos surfistas por lá.
5. Mirante do Chapadão
Uma pequena caminhada te leva até este mirante natural bastante amplo. Inclusive, dá para se ter uma vista linda da Praia do Amor. Não deixe de notar o meio coração que as águas desenham na margem.
6. Praia de Sibaúma
Indicado para quem gosta de mergulhos em piscinas naturais, mas você precisará fazer uma viagem de 30 minutos partindo de Pipa até esta tranquila praia. Há um pequeno vilarejo no local, mas com pouca estrutura turística.
7. Barra do Cunhaú
La bela Barra do Cunhaú, localizada no município de Canguaretama reúne as belezas naturais da região como mar de águas cristalinas, rios, dunas, mangues. Já próximo a Barra de Cunhaú, barqueiros fazem a travessia dos carros em pequenas balsas sob o rio Catu.
Na região os turistas podem fazer passeios de barco e apreciar o encontro do rio com o mar e também observar os praticantes de kite/wind surf. Há muitos quiosques ao longo da orla e também um porto de onde saem os passeios de barco.
8. Passeio de buggy
O passeio de buggy é um dos mais interessantes, pois oferece a oportunidade de conhecer todo o Litoral Sul até a divisa com a Paraíba, além de vários outros atrativos pelo caminho, como a linda Barra do Cunhaú e a Lagoa de Coca-Cola.
9. Passeio de Barco
Dois bons motivos para fazer este passeio é a oportunidade de ter uma vista das falésias a partir do mar e também ver os golfinhos mais de perto.
10. Santuário Ecológico
O Santuário Ecológico abriga trilhas que chegam até as praias, além disso realiza um trabalho ecológico que propõe auxiliar na recuperação da floresta e também na soltura controlada de animais silvestres.
11. Praticar sandboard nas dunas
Muitos passeios turísticos incluem uma parada neste point para os turistas se divertirem nas dunas. As próprias empresas já levam as pranchinhas e não vimos opção para locação de pranchas no local. Mas não para por aí! Do outro lado da rodovia fica a falésia de Cacimbinhas, que tem uma bela da praia de mesmo nome.
12. Pôr do sol
Não deixe de selecionar um final de tarde para ver o belo pôr do sol na região da Creperia Marinas no encontro do rio com o mar. Inclusive, a Creperia Marinas é conhecida por servir deliciosos crepes e por ter um terraço muito disputado pelos turistas que vão até lá para comer e contemplar o entardecer. Está localizada sobre as águas por palafitas e fica um pouco distante do centrinho de Pipa (aprox. 9 km).
Se liga na dica! Alguns turistas preferem ver o pôr do sol através da avenida Gov. Aluizio Alves, o qual achamos até ter uma melhor visão do horizonte.
O que levar para Pipa
- Leve óculos de sol, boné, protetor solar e repelente.
- Há muitas atrações molhadas então não esqueça os seus chinelos e capa de proteção contra água para o seu celular. Carregue também uma mochila com saídas de banho (canga), ou toalha para se secar.
- Uma blusa fina também ajuda os mais friorentos a enfrentar o ar condicionado dos carros no translado entre as atrações.
- Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, antialérgico, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados (todo medicamento deve ser prescrito por um médico).
Informações Úteis
- Em Pipa a voltagem é de 220v.
- Todos os estabelecimentos aceitaram cartão de crédito.
- Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Documento de Viagem. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário