Erechim, a Capital da Amizade no Rio Grande do Sul

Erechim é uma cidade planejada, com amplas avenidas e belas praças. Seu traçado urbano foi inspirado em grandes cidades como Belo Horizonte, Washington e Paris. Daí a sua elegância e grandiosidade estética, com belos prédios arquitetônicos.

Erechim, este ” Campo Pequeno ” fez-se grande, próspero e multicultural. O jeito simpático da nossa gente se mistura com os modernos centros comerciais e de lazer. A diversidade étnica gera um incalculável capital humano e cultural que merce ser conhecido. Erechim é reconhecida como a Capital da Amizade, pela sua hospitalidade.

Por ser uma cidade bem estruturada, a cidade dispõe de sofisticados restaurantes, bares com música ao vivo, cinema, teatro, galerias comerciais e shopping, hotéis de qualidade, instalações e serviços adequados para congressos, festas, feiras, shows e espetáculos nacionais e internacionais.

Aqui há lugar para descansar, para curtir a família, com tranquilidade e segurança. Com certeza, um lugar para conviver e viver bons momentos da vida, inspirando alegria e serenidade que oferecem as paisagens naturais.

Onde fica

Erechim localiza-se no norte do Rio Grande do Sul. Suas principais rodovias de acesso são a BR-153, para quem vem de Santa Catarina e a RS-135, para quem parte de Passo Fundo. É uma região de planalto, com altitudes médias de 650 a 700 metros acima do nível do mar.

Atrações Turísticas

1. Castelinho

Castelinho

Este prédio, em madeira, construído entre 1912 e 1915, serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul, que foi o órgão que projetou e demarcou as ruas e avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim. É símbolo vivo da colonização, que traduz o esforço, o trabalho, a tenacidade e progresso dos colonizadores. É o prédio, em madeira, mais antigo da cidade.

2. Vale Dourado

Vale dourado

Para os apaixonados por belas paisagens o Vale Dourado é um presente para os olhos, com uma beleza ímpar na região do Alto Uruguai Gaúcho. Ao andar em meio à natureza, também é possível conhecer construções antigas dos imigrantes que fizeram esta terra crescer e prosperar, além de provar um saboroso café colonial e passar momentos de paz espiritual no Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz.

3. Art Déco

Art Déco

O centro da cidade de Erechim se caracteriza pela presença de um conjunto arquitetônico diversificado e de significativa importância, onde se destacam edifícios de arquitetura de colonização, eclética e modernista.

4. Praça da Bandeira

Echerim1

Construída em 1953, é o ponto central de onde partem dez avenidas: Av. Sete de Setembro, Av. Maurício Cardoso, Av. Uruguai, Av. Salgado Filho, Av. Amintas Maciel, Av. Comandante Kraemer, Av. Tiradentes, Av. XV de Novembro, Av. Pedro Pinto de Souza, Av. Presidente Vargas. Carlos Torres Gonçalves, ao realizar o traçado da cidade, a denominou “o Coração da Cidade”.

5. Centro Cultural 25 de Julho

Erechim 1

Fundado em 1983, este espaço é considerado a melhor casa de espetáculos do interior do Estado. O Centro Cultural 25 de Julho possui excelente ventilação, iluminação e acústica. Também tem sido palco de importantes espetáculos regionais e nacionais. Vale a pena conferir o calendário de programação pelo telefone.

6. Parque Municipal Longines Malinowski
erechim5

No início, potreiro da Comissão de Terras, hoje o parque de 24 hectares caracteriza-se por apresentar fragmento de Mata com Araucária, sendo uma das vegetações típicas da região Alto Uruguai. Localiza-se no perímetro urbano, próximo ao centro antigo.

7. Mercado Popular

Erechim6

Inaugurado em 18 de abril de 2005, destina-se à venda de produtos dos camelôs.

8. Águas Termais da Cascata Nazzari

Erechim7

Abrindo caminho entre as rochas e se precipitando numa bela queda, é conhecida como Cascata Nazzari. Está localizada a 13 km do centro da cidade, oferecendo toda uma infraestrutura para bem receber o turista. Nas águas termais, não só é possível praticar esportes, mas também repousar do cansaço do dia-a-dia.

9.Museu de Ciências

Erechim9

O Museu de Ciências localizado junto a URI – Campus de Erechim tem em seu acervo material zoobotânico com coleção antomológica, animais taxidermizados, herbário com aproximadamente 7000 espécies, rochas e minerais.

10. Catedral São José
Catedral São José (Erechim) - Tripadvisor

Construída entre 1969 e 1977, o templo moderno substituiu a Igreja Barroca de 1932. O seu interior revela uma beleza ímpar da obra realizada em esgrafito afresco, pelo escultor polonês Arystarch Kaszkurewicz, imigrado após a Segunda Guerra Mundial.

11. Vale dos Parreirais

Prefeitura Municipal de Erechim

Para quem busca conhecer novas culturas ou apreciar o sabor da uva e do vinho, o Vale dos Parreirais é a nossa dica. O encanto dos parreirais se estende pelo ano inteiro, pois cada ciclo propicia outro tipo de atividade.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Portal Turismo Brasil. Edição, Área Jornalística Oitravels.

InShot_20201209_093037223

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: