Barra dos Coqueiros, também conhecida como Ilha de Santa Luzia em Sergipe, é cercada por um litoral de águas mornas de grande beleza. Localizada a 800 metros da capital, no território denominado Grande Aracaju.
Pequena e aconchegante, a cidade preserva o bucólico da antiguidade, mas abre espaço para a modernidade já percebida em sua entrada com a travessia da ponte Construtor João Alves, local que permite desfrutar de uma bela vista do rio Sergipe, rio que a separa as duas cidades.
Como chegar
O principal acesso é a ponte Construtor João Alves. Outro acesso é pela BR-101, tomando o entroncamento que dá acesso ao município de Santo Amaro das Brotas. A outra opção seria pelo acesso mais bucólico e original pode fazer a travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros de canoa. São as chamadas to-tó-tó, barquinho rústico que chega no lugar em cerca de dez minutos, diariamente estão disponíveis às margens do rio Sergipe, na altura do mercado central, em Aracaju.
Pontos Turísticos
Na bela Barra dos Coqueiros, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, foram selecionados os mais importantes, além de interessantes:
Praia da Costa, Atalaia Nova e Jatobá não podem deixar de ser visitadas. Nelas, é possível desfrutar em bares rústicos iguarias como a moqueca de robalo, o peixe frito ou a carne de sol com pirão de leite. Ou ainda saborear petiscos como pilombeta e pasteis de caranguejo e de aratu.
Passeios na Barra dos Coqueiros
O passeio de catamarã pelo rio Sergipe é imperdível. A embarcação aberta parte do atracadouro da Avenida Ivo do Prado, na capital, e desfila por águas verdejantes permitindo a contemplação da Barra dos Coqueiros e da praia Atalaia Nova. Outra opção prazerosa é o passeio de charrete pelas principais ruas da cidade e o serviço pode ser contratado na sede do município, em pontos estratégicos como a Praça da Matriz.
Compras
O artesanato da Barra dos Coqueiros tem seu forte na tendência hippie, o que se explica pelo fato de nos anos 70 e 80, a praia ter sido reduto “bicho grilo”. As peças são confeccionadas com casco de coco, palha, arame e metais. Bijuterias e objetos de decoração são feitos com muita autenticidade.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Visite o Brasil. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Deixe um comentário