Lugares para visitar no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o estado mais oriental do Brasil, tanto que os moradores da região sempre dizem que eles estão mais perto do continente africano do que o resto do Brasil. Com isso, o dia amanhece mais cedo e escurece mais cedo também. Por conta disso, o Rio Grande do Norte é conhecido como uma das esquinas do Brasil.

O turismo é a segunda maior fonte de renda do Rio Grande do Norte. Mas, não é apenas porque escurece e amanhece em horários diferentes, quando comparado com São Paulo. Há muito o que se fazer no Rio Grande do Norte, desde praias e dunas, até sítios arqueológicos.

Entre os maiores atrativos do estado estão passear nas praias e dunas de Natal, cruzar o estado com buggy, visitar lugares como Maracajaú, a região da Praia da Pipa e as Dunas de Genipabu. São passeios imperdíveis e que você não pode deixar de fora do seus tours quando estiver pelo Rio Grande do Norte.

O que fazer no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte atrai muitos turistas principalmente por suas praias paradisíacas. Mas o estado vai além das praias, oferecendo ao turistas diversos outros atrativos como exemplo o maior cajueiro do mundo.

1. Natal

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é uma das cidades mais ensolaradas do Brasil. É comum ter 15 horas de sol brilhando por dia tanto.

Entre os pontos turísticos mais famosos da capital estão a Praia de Ponta Negra, onde fica o Morro do Careca, uma das várias dunas da cidade. Nesta praia há diversas opções de restaurantes e bares para curtir a vida noturna.

O Morro do Careca possui 120 metros de altura e tem esse nome pela sua formação natural, já que possuí vegetação em toda sua extensão, exceto no meio.

Como esta é a mais famosa das praias de Natal, é comum ver viajantes se banhando no mar calmo ou praticando esportes.

Apesar de alguns visitantes tentarem burlar, para preservarem a mata nativa, é proibido subi-lo. Entretanto, vale a pena tirar foto do “pé do morro”, localizado bem embaixo desta duna.

Não deixe de ir ao Parque das Dunas e às Dunas de Genipabu. O passeio por lá é de buggy e pode ser com ou sem emoção (a velocidade do buggy depende da sua resposta), e rende fotos maravilhosas.

Outros atrativos de Natal são o Canto do Mangue e as lagoas de Pitangui e de Jacumã. As águas são tranquilas e sempre quentes e no entorno há restaurantes e bares. Uma das maneiras de chegar lá é atravessar o Rio Ceará-Mirim de balsa. É uma balsa de madeira que cabe apenas o buggy e você permanece dentro dela. É uma aventura.

Aproveite também para conhecer as outras praias da cidade e visitar a Fortaleza dos Reis Magos, uma construção militar que tinha como objetivo observar quem chegava do mar e proteger a cidade.

2. Praia da Pipa

As praias do Rio Grande do Norte são um dos grandes motivos de tanta gente se apaixonar pelo estado com maior qualidade de vida do Nordeste.

Com suas falésias, dunas, praias e piscinas naturais, a Praia da Pipa encanta o visitante que tem o privilégio de conhecê-la. É um dos sonhos de consumo para aqueles que planejam passar suas férias no litoral nordestino. Está distante a apenas 80 quilômetros de Natal, na cidade de Tibau do Sul.

Um dos locais mais frequentados do estado, Pipa é lindíssima e cheia de atrativos e olha que o distrito é bem pequeno – sua orla tem apenas 10 quilômetros. Os atrativos da Praia de Pipa são suas falésias, o Chapadão, dunas, praias e piscinas naturais.

3. São Miguel do Gostoso

Para os esportistas, São Miguel do Gostoso está a 2 horas de Natal, sendo um dos points de windsurfing e kitesurf no Brasil.

Em São Miguel do Gostoso, ou só Gostoso como os nativos de lá chamam a cidade deles, há duas guarderias que alugam equipamentos e são escolas de windsurf.

Em Parnamirim, além das praias você pode conhecer o maior cajueiro do mundo. Dizem que ocupa um espaço equivalente a um campo de futebol. É, realmente, gigante. E é um atrativo bem curioso da cidade que vende diversos souvenirs temáticos.

O Maior Cajueiro do mundo fica na Praia de Pirangi, a 27 km do centro turístico e a somente 16 km da praia da Ponta Negra. O local é uma árvore gigantesca, que ocupa uma área de 8500 metros.

Após entrar, você passará por uma passarela com placas que contam curiosidades; todo mundo tira foto do tronco no centro.

4. Praia de Maracajaú

Praia de Maracajaú fica 60 quilômetros de Natal. É conhecida como o caribe brasileiro, devido às belezas das praias e azul do mar, e famosa pela barreira de corais, os parrachos.

Durante a maré baixa se transforma numa imensa piscina natural de água cristalina. Maracajaú está na lista de praias mais bonitas do Brasil.

5. Outros destinos

Além das praias, há outros destinos interessantes no Rio Grande do Norte. No interior, na região chamada de Costa Branca, onde há uma vila de pescadores, a paisagem mescla caatinga com montanhas de sal. É que nessa área estão as salinas de Mossoró e Macau, além do deserto de Alagamar.

Em Areia Branca, a paisagem faz jus ao nome, afinal há várias dunas de areia branquinha. Outros destinos são o Porto de Mangue e, em Angicos há o único vulcão extinto do Brasil, chamado de Pico do Cabuji.

Em Maxaranguape, há a árvore do amor, que está como se estivesse tombada, mas dizem que é para proteger os casais apaixonados, além de outros destinos imperdíveis.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Quero viajar Mais. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: