História, mar e paisagens paradisíacas do nordeste

Cabo de Santo Agostinho está localizada no estado de Pernambuco, na região metropolitana do Recife – em média, a 45 quilômetros de distância da capital – e bem próxima a Porto de Galinhas (outro lugar exuberante no nordeste e que você precisa conhecer).

Só pelo nome já para imaginar o tanto de história que acompanha a evolução desse município tão amado, repleto de belezas naturais e muita energia positiva. O município é a opção perfeita para os apaixonados por sol, mar e paisagens paradisíacas.

Muitos estudiosos dizem que a cidade foi o local do Descobrimento do Brasil, pois grande parte de suas terras foram vistas por um navegador, Vicente Yáñes Pinzón, três meses antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, em 1500. Entretanto, só em 1501 é que se teve a descoberta oficial do município.

A região ainda conta com um acervo histórico, religioso e cultural bastante considerável, que embasa os engenhos que contribuíram para que o estado alcançasse o topo, a nível mundial, da produção de açúcar, no século XVII.

Além disso, há o engenho Massangana que favorece o turismo rural de Pernambuco e o Forte Castelo do Mar, que envolve muito mais história.

As praias de Cabo

No litoral do Cabo de Santo Agostinho você encontra praias de águas transparentes, azul turquesa, paisagens aconchegantes e impressionantes.

Praia do Paiva

Se você prefere lugares mais calmos, Paiva é a pedida ideal. Constituída pelas praias Ponta do Xaréu e Itapuama, sua faixa de areia é rodeada por um coqueiral verde que desperta muitos olhares encantados.

Não podemos nos esquecer das piscinas naturais que se formam a partir dos arrecifes, e da Festa da Lavadeira, um evento popular da região, que teve início em 1987 e atrai turistas até hoje.

Praia de Calhetas

Essa é para quem gosta de praticar atividades náuticas e curtir o ecoturismo. As enseadas desse litoral, que é cercado por mata atlântica, são perfeitas para isso.

Aproveite para passear de lancha e se deliciar com os restaurantes à beira mar que servem pratos típicos regionais.

Praia de Itapuama

Coqueiral, areias douradas, águas cristalinas… Essas são as características principais de Itapuama, uma das praias mais queridas de Cabo de Santo Agostinho por seu visual deslumbrante.

Itapuama é um nome indígena, dado por uma tribo que a habitava, que tem como significado “Pedra Bonita”.

Praia da Pedra de Xaréu

O nome que soa engraçado vem do peixe xaréu, tradicional na região. Por lá, você irá se deparar com piscinas naturais, rochas vulcânicas e a famosa pedra de Xaréu, onde os turistas vão para fazer diversos registros.

Praia do Gaibu

Também de origem indígena, Gaibu, em tupi, quer dizer olho d’água. Diferente das outras praias, que são mais pacatas, essa é para os que curtem ambientes agitados.

A infraestrutura do local abriga pousadas, vários bares e hotéis. Mas o que realmente interessa aos turistas que chegam à Gaibu é a escalada no morro das pedras, que dá para ver a praia de Calhetas.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Um comentário em “História, mar e paisagens paradisíacas do nordeste

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: