Maragogi, simplicidade, beleza e mar colorido

Maragogi é um dos melhores destinos do Nordeste e que conquista o público por sua simplicidade e beleza. É um paraíso para os olhos de todos, principalmente aos apaixonados por mergulhos. Conhecida como “Caribe brasileiro” por conta das suas águas mornas e esverdeadas, quase transparentes, e seus recifes coloridos,  A areia é branquinha, formada do cascalho dos corais.

Alguns destinos da região são mais conhecidos, outros são ainda pouco explorados e todos têm em comum uma beleza estonteante.

Onde fica Maragogi

Maragogi é uma cidade do estado de Alagoas, no nordeste Brasileiro. A cidade está a cerca de 124 km de Maceió, capital do Estado, e a cerca de 130 km de Recife, capital de Pernambuco. Se você tem como destino a cidade de Maragogi, poderá viajar através dos Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) ou através do Aeroporto de Recife – Guararapes / Gilberto Freyre (REC), já que a cidade de Maragogi fica no meio do caminho entre as duas capitais.

Como chegar a Maragogi

A partir das capitais Recife ou Maceió você pode ir por via terrestre com um carro alugado ou um transfer até a cidade.

Devido à maior oferta de voos, pode ser mais cômodo chegar na região através do Aeroporto de Recife. A estrada ao longo do caminho estava em boas condições, com trechos duplicados e o trecho próximo de Maragogi passava por obras de melhorias.

De Recife a Maragogi – de carro

Saindo do Aeroporto de Recife

Guararapes ou da cidade de Recife, o trajeto é feito pela PE-060, que conta com alguns trechos duplicados ao longo do percurso. A partir do aeroporto são cerca de 120 km percorridos em 2 horas. Nesse trajeto você passa um pouco mais “por dentro” do litoral, mas se quiser, também poderia fazer uma parada rápida para visitar Porto de Galinhas ou a Praia de Carneiros.

De Maceió a Maragogi

Saindo de Maceió o percurso pode ser feito através de diferentes estradas, sendo o trajeto mais rápido o realizado através da AL-105. São cerca de 130 km a partir do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares, realizados também em uma viagem com cerca de 2 horas de duração.

Ônibus e transfer

É possível ainda chegar a Maragogi com ônibus da Real Alagoas ou transfer de agências turísticas saindo dos aeroportos próximos, que são uma opção interessante para quem não pretende alugar um carro.

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que também é possível chegar a Maragogi com agências de turismo ou um transfer previamente contratados. Essa opção pode ser boa para quem não pretende dirigir e quer um pouco mais de comodidade. Vale lembrar que ela é paga por pessoa e que é preciso avaliar se esse custo-benefício compensa para você, já que muitas vezes não é indicado para uma família grande.

O que fazer em Maragogi

As principais atividades na cidade são voltadas para o mar, que tem cores lindíssimas na região! Você pode curtir as praias de Maragogi, fazer um passeio para suas piscinas naturais ou um passeio de buggy. É importante frisar que Maragogi é uma cidade pequena, não tem muitos pontos turísticos ou obrigações, o melhor por lá é realmente descansar.

Fique apenas atento ao fato de que as praias e, principalmente, as piscinas naturais ficam muito mais legais para serem aproveitadas no período de maré baixa.

Praias de Maragogi

As praias de Maragogi são muito diferentes dependendo do momento em que você as visita. O colorido esverdeado, como do Caribe, costuma ser uma marca forte do lugar, mas as praias ficam muito diferentes entre maré baixa e maré alta. Na maré baixa as praias ganham um longo trecho de areia, já que o mar é “puxado” para dentro do oceano e é possível andar vários metros em uma área que durante o período de maré cheia está ocupada pela água. Nesse período o mar também fica mais raso e é quando podemos perceber os bancos de areia e piscinas naturais em algumas praias.

Praia de Maragogi – É a praia principal da vila, onde estão os principais restaurantes da cidade. Não costuma ser muito frequentada por turistas e não demonstra toda a beleza da região oferece, mas dela partem os passeios para as piscinas naturais. Essa praia está no centrinho da cidade, tem comércio ao redor, feirinha de artesanato e muitas pousadas próximas. Você pode usá-la como ponto de referência para uma boa localização, mas vale ter em mente que para curtir um mergulho na praia, ela provavelmente não será sua primeira opção.

Praia de Xaréu – Xaréu é uma praia que durante a maré baixa você pode andar vários metros “mar adentro”. É ideal para quem busca tranquilidade, já que praticamente não tem comércio. A partir de Xaréu você pode também ir caminhando até barra grande, uma das praias imperdíveis de Maragogi.

Barra Grande – Ela é uma das melhores praias de Maragogi, tem águas cristalinas e na maré bem baixinha evidencia a existência de um banco de areia, conhecido como Caminho de Moisés. Na frente da praia ficam as piscinas naturais de Barra Grande, geralmente conhecidas através de um passeio de barco, mas que em um período de maré muito baixa pode ser acessada até a pé. É uma das praia com estrutura simples, mas que vale a pena conhecer!

Caminho de Moisés – O nome desse local faz referência a passagem bíblica de Moisés ao abrir o Mar Vermelho e em Maragogi se trata de um banco de areia localizado na Praia de Barra Grande. O local fica aparente apenas no período de maré baixa e permite que os visitantes andem muitos metros mar adentro, sempre caminhando por cima do banco de areia. É necessário verificar a tábua de marés para poder conhecer Caminho de Moisés no momento correto! O lugar é lindo e realmente muito diferente… ao seu redor a água fica bem rasa, ideal para quem está com crianças.

Praia de Antunes – Conhecida como uma das praias mais bonitas de Maragogi, essa praia conta com a estrutura de algumas barracas que vendem comidas e bebidas. É indicada para quem busca um pouco de estrutura na beira do mar, já que em boa parte das praias da região não há comércio. Antunes tem alguns cenários muito legais para fazer fotos e por isso é parada constante dos passeios de buggy.

Praias de municípios vizinhos

Japaratinga – Em um município vizinho a Maragogi, Japaratinga é uma antiga colônia de pescadores, com cerca de 5 praias. É um destino pouco explorado e ainda pouco conhecido por grande parte dos turistas, mas que é lindo! O local tem piscinas naturais, bancos de areia e muita tranquilidade… é ideal para quem quer sossego. Há pouco tempo foi inaugurado por lá o Japaratinga Lounge Resort, um resort all inclusive do mesmo grupo do Salinas Maragogi.

Patacho – A Praia do Patacho fica, na verdade, em Porto das Pedras, vizinha de Maragogi. É um lugar com milhares de coqueiros na beira do mar, sem comércio e com muita tranquilidade. É ideal para quem quer relaxar e passar um dia em uma praia paradisíaca. Muita gente a considerada uma das melhores praias do Nordeste, e não é para menos, a Praia do Patacho realmente impressiona por sua beleza, piscinas e pela enorme quantidade de coqueiros.

São Miguel dos Milagres – Cada vez mais famosa, São Miguel dos Milagres é uma cidade vizinha a Maragogi e é considerada um dos primeiros povoados de Alagoas. A praia tem um boa estrutura, restaurantes e também pousadas próprias. É um lugar lindo, seja para curtir durante um único dia ou para se hospedar por lá mesmo. O local oferece muita tranquilidade, tem piscinas lindas e um mar cristalino, digno do título de Caribe Brasileiro.

Passeio às piscinas naturais

O passeio para as piscinas naturais de Maragogi é certamente uma das principais atividades que a cidade oferece. É tão popular que muita gente vai à Maragogi apenas para isso. No litoral da cidade, mas adentro, ficam três grupos de piscinas naturais: as Galés, piscinas principais e mais visitadas (em frente ao resort Salinas); Taocas (à frente da praia de Maragogi); e Barra Grande.

Todas as piscinas naturais podem ser conhecidas através de passeios de catamarã ou de lancha. Recomendamos que você faça o passeio em lancha, que é muito mais rápido e prático. O número de visitantes nas piscinas é controlado e os turistas precisam usar uma pulseira para controle de visitantes ao realizar a atividade. Lembre-se que para realizar esse passeio você deve visitar a cidade no período de maré baixa!

Passeio de buggy

O passeio de buggy é outra atividade muito procurada em Maragogi e que pode ser realizada em um percurso que leva ao litoral sul ou ao litoral norte. Indo em direção ao litoral sul você pode passar por praias de Maragogi, como São Bento e Paripueira, visitar Japaratinga, que tem praias belíssimas, passar pelo Rio Manguaba e visitar o projeto Peixe-Boi, onde é possível acompanhar o cuidado a esse animal ameaçado de extinção.

Seguindo no passeio de buggy pelo litoral norte pode curtir praias de Maragogi como Peroba, Ponta de Mangue, Xaréu e Barra Grande. Para o passeio de buggy também é indicado que você escolha um dia de maré baixa. Barra Grande é especialmente conhecida pelo chamado “Caminho de Moisés”, um banco de areia que surge no meio do mar no período de maré baixa.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Melhores Destinos. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: