Um país de contrastes com muita cultura, historía e belezas

Fazer uma viagem para Cuba é como voltar no tempo. O país é um cenário da década de 1960, com carros da época e prédios que mantém as características arquitetônicas do passado.

Cuba é uma país de contrastes: ao mesmo tempo vê-se muita cultura, muita história, muita beleza e um povo muito amistoso e caloroso.

Onde fica Cuba

Muitas pessoas desejam conhecer o destino, mas poucas sabem realmente onde fica Cuba. A República de Cuba, como é oficialmente chamada, é considerada a maior ilha do Mar do Caribe.

O país está situado na América Central, a cerca de 70 quilômetros do Haiti e a 150 quilômetros da Flórida, nos Estados Unidos.

Documentos Obrigatórios

Passaporte com validade mínima de seis meses
Visto: Brasileiro precisa de visto (Tarjeta). Solicitar o visto e preencher o formulário no site do consulado.
Exigências:
– Os passageiros são submetidos ao teste de PCR do Coronavírus (COVID-19) na chegada; e – triagem médica; e – isolamento voluntário.
– Uma “Declaracion de Sanidad del Viajero” preenchida deve ser apresentada na chegada.
– Os passageiros devem pagar uma taxa de saúde de US$ 30 ou equivalente.
– Os passageiros devem ter um atestado médico com resultado negativo do teste RT – PCR do coronavírus (COVID-19) emitido no máximo 72 horas antes da chegada.
– O tempo de permanência deve ser coberto por US$ 50 (ou o equivalente em outra moeda conversível, em dinheiro ou cheques de viagem) por pessoa por dia, a menos que o passageiro tenha previamente contratado as atividades turísticas com a MINTUR em Cuba.
– Devem possuir seguro de viagem para cobrir despesas médicas em Cuba. Ele pode ser obtido na chegada.
– Obrigatório Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela.

Melhor época

Em uma viagem para Cuba, atividades é o que não faltam. O país, que praticamente parou no tempo, tem muitas coisas interessantes para mostrar para seus turistas.

E claro, não queremos deixar de conhecer as principais atrações e aproveitar as férias em Cuba por conta das condições climáticas.

Por isso, na hora de preparar um roteiro para o país, a época mais indicada é entre os meses de novembro e abril, pois o clima é seco e a possibilidade de chuvas é bem remota.

Ou seja, o cenário é perfeito para gastar o calçado e tirar muitas fotos. Já o período entre os meses de maio e julho é mais chuvoso — por isso, se está pensando em viajar nessas épocas, ter um guarda-chuva em mãos é uma ótima dica.

Cuba possui um clima subtropical muito agradável durante todo o ano, pois os ventos por lá não param nunca. Então, mesmo com as temperaturas elevadas, você terá uma brisa bem gostosa para se refrescar.

Moeda usada em Cuba

Até 2020, Cuba possuía duas moedas em circulação, o CUP (“Peso Cubano”) e o CUC (“Peso Cubano Conversível”). Mas desde 1º de janeiro de 2021 o governo cubano unificou as duas moedas, mantendo apenas o CUP em circulação, na cotação oficial de 1 dólar americano = 24 CUP. A troca pode ser feita normalmente em qualquer casa de câmbio, conhecidas em Cuba como CADECA.

Desde a unificação das moedas os preços sofreram reajustes, já que o pacote econômico adotado por Cuba aumentou expressivamente os salários, causando inflação. Levar euros, libras, dólares canadenses ou pesos mexicanos para Cuba ao invés de dólares americanos pode ser uma boa ideia, já que o câmbio pode ser mais favorável e sem taxas adicionais.

Se puder, não leve cartão de crédito, pois esse tipo de pagamento não é aceito no país.

Cidades turísticas

Cuba é o tipo de lugar que terá que reservar alguns dias para conhecer. Por lá, há muitas histórias relatadas por meio das atrações turísticas espalhadas em todo o país. As praias são também o grande destaque de turismo em Cuba.

Com tantas coisas para fazer, fica difícil escolher as principais cidades para visitar.

Havana

Havana é a principal cidade de Cuba, sendo também a capital do país. Assim como outros lugares, ela parou no tempo e por lá tudo reflete o passado.

Então, na sua viagem para Cuba, o que fazer não será um problema, pois Havana tem muita história para contar.

Na capital cubana, inclua no seu roteiro o Parque Histórico Militar Morro-Cabaña, que apresenta, entre outras coisas, os métodos de defesa que eram utilizados no passado.

Varadero

A região é indicada para quem quer aproveitar para mergulhar, curtir uma praia e praticar atividades aquáticas, como caiaque, por exemplo. Se está pensando em quando ir para Varadero, saiba que a região oferece atividades o ano inteiro.

A área também conta com uma rede hoteleira muito completa com as mais diversas opções de hospedagens, desde as mais modestas até resorts luxuosos.

Uma boa dica é fazer um longo passeio pela Reserva Ecológica Varahicacos, com trilhas e até uma caverna funerária. Conheça também a Varadero Velha, uma área residencial da região.

Santiago de Cuba

Ela é uma das regiões com maior influência da cultura africana, sendo conhecida também pela sua arquitetura colonial e história relacionadas à Revolução Cubana.

Localizada no norte da ilha, Santiago de Cuba é a segunda cidade mais importante do país, além ser uma das regiões que mais atraem turistas por conta das festas tradicionais, como La Fiesta del Fuego, por exemplo.

Cienfuegos

Em sua viagem para Cuba, visite Cienfuegos, considerada a cidade francesa do país cubano. Com cerca de 150 mil habitantes, Cienfuegos também é chamada de “a pérola do sul”.

Se fizer uma viagem para Cuba em janeiro ou em qualquer outro mês do ano, não se esqueça de visitar essa charmosa cidade.

Cienfuegos é repleta de prédios que seguem um estilo neoclássico francês, tornando-a ainda mais encantadora e elegante.

Entre os pontos turísticos, visite o Parque José Martin, que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco por suas lindas edificações.

Santa Clara

A cidade foi palco da Batalha de Santa Clara no passado. No local, Che Guevara venceu uma das mais importantes batalhas contra o Fulgencio Batista.

Pequena, ela está situada no centro da ilha e fica longe de ser uma cidade pacata e típica do interior. Isso porque Santa Clara é uma região universitária e muito agitada por conta dos estudantes que frequentam o local.

Quando visitar a cidade, um dia será suficiente para conhecer as atrações turísticas da área, que envolve explorar os monumentos históricos e a universidade, além de bares e restaurantes. No trajeto, não deixe de apreciar a monumento mais importante da cidade, que é a figura de Che Guevara.

Trinidad

Uma cidade muito charmosa de ruas de pedras e grandes casarões coloridos e muito simpáticos. Se você quer dicas de viagem para Cuba, visite Trinidad, que fica a seis horas de Havana.

É uma cidade típica do interior, pequena, mas com muitos pontos turísticos. Inclua no seu roteiro, visitar os parques e centros históricos, as lindas praças, além das lindas praias e cachoeiras.

Cayo Coco

Você quer pegar praia? Então, na sua viagem para Cuba, os passeios em Cayo serão repletos de longos dias de sol, mar e ótimos drinks na sombra dos coqueiros. Nada mal, não é mesmo?

Inclusive, a cidade é conhecida por ter as praias mais lindas do planeta. Areia branquinha e águas cristalinas são unanimidades em todas as ilhas deste fantástico arquipélago.

Como se não bastasse tanta beleza, por lá, é possível observar também os encantadores flamingos nas lagoas da região.

Isla de la Juventud

Mergulhe em um mar azul para observar recifes de corais. A Ilha da Juventude está localizada no sudoeste do arquipélago e é uma das mais habitadas de Cuba, com aproximadamente 90.000 habitantes.

Além da prática do mergulho e de curtir as praias, você também pode fazer um tour histórico e cultural pela cidade, que oferece muitos museus e prédios simbólicos. Um lugar lindo e que não pode ficar de fora da sua lista de destinos em Cuba.

Atrações populares

Depois de conhecer as principais cidades de Cuba, também vale a pena anotar quais são as atrações mais populares do país para não perder nada durante os seus passeios.

Entre monumentos históricos, praias paradisíacas e praças emblemáticas, destacamos a seguir as dicas de pontos turísticos mais interessantes da nação!

Habana Vieja

Conhecido também como Havana Velha, o bairro é um dos mais significativos da cidade. Ele fica bem no centro e é cheio de histórias, que são refletidas nos seus cerca de 900 monumentos, museus, catedrais e castelos.

Inclusive, o bairro é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade. Na sua viagem para Cuba, coloque sapatos confortáveis e vá bater perna pela região para conhecer todos os pontos históricos e prédios com estilo colonial e barroco.

Se você está pensando em fazer uma viagem para Cuba em julho, por exemplo, época de férias para muitos brasileiros, vai amar Havana Vieja!

Plaza de la Revolución

Esse, sem dúvida, é um lugar que você precisa conhecer em Cuba. Com mais de 70 mil metros quadrados, ela foi palco das manifestações que ocorreram no país no passado.

Ao chegar na praça, certamente, a primeira coisa que verá será o Memorial José Martí. Lá, é possível subir no alto dele, onde fica um mirante para observar toda a cidade. Aproveite para fazer muitas fotos de Havana.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Seguros Promo. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: