Campos do Jordão, beleza tipicamente europeia

Com clima europeu, arquitetura inspirada nos Alpes suíços e gastronomia regada a muito vinho e chocolate, Campos do Jordão é o destino certo para quem curtir o inverno brasileiro. Localizada a menos de 200 km de São Paulo e situada no coração da Serra da Mantiqueira, a cidade possui belezas naturais encantadoras, os famosos teleférico e bondinho e um vasto acervo cultural.

Foto: Reprodução | Divulgação

Com mais de 1800 peças, que vão de mobiliário, tapeçarias a obras de arte, o Palácio da Boa Vista é uma das atrações da cidade. O espaço possui 105 cômodos e localiza-se em uma área de 95 mil m2, a maioria composta por jardins que circundam a residência. Aberta ao público desde 1970, o palácio se transformou em um museu com vasto acervo de artistas brasileiros. Durante a visita, que passa pelos principais cômodos do local, monitores falam sobre obras de nomes como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Além do acervo fixo, o espaço também recebe exposições temporárias de peças e obras do Acervo Artístico Cultural do Estado.

Foto: Reprodução | Portal do Governo Estado São Paulo

Outro espaço cultural da cidade é o Auditório Cláudio Santoro. O centro de convenções foi construído para receber o Festival Internacional de Inverno. Nomes como Tom Jobim, Guiomar Novaes e Nelson Freire já se apresentaram no espaço. Fora da temporada de inverno, o auditório é usado para shows, concertos, convenções e outras manifestações culturais.

Foto: Reprodução | Divulgação

Para conhecer a bela paisagem de Campos do Jordão, nada melhor do que um passeio pela Estrada de Ferro da cidade. Até a década de 70, a ferrovia era uma das principais formas de chegar em Campos. Com o crescimento das rodovias, a estrada de ferro virou uma charmosa atração turística que leva os visitantes para apreciar as lindas paisagens da cidade. Uma das paradas mais aguardadas é a no Alto do Lageado, considerado o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1743m de altitude. No local, é possível avistar o Palácio Boa Vista e a Pedra do Baú, localizada no alto da Serra da Mantiqueira.

Foto: Reprodução | Diário do Turismo

O Morro do Elefante também é outro ponto alto da cidade. Seus 1800 metros de altitude permitem um dos mais belos panoramas de Campos do Jordão. A forma mais divertida de chegar ao morro é pelo teleférico, que parte da Estação Emílio Ribas. A estação também é ponto de partida para passeios turísticos de trem e de bondinho. Lá, o visitante também conta com uma área de lazer com playground, lojas de malhas e artesanatos.

Foto: Reprodução | Naturam

Quem quiser emendar as compras, encontra diversas opções no centro de Capivari. Há uma grande variedade de lojas, malharias, lanchonetes e restaurantes. O clima e o estilo arquitetônico alemão das lojas da vila fazem com que o visitante se sinta na Europa. O local também é muito reconhecido pelo alto nível da gastronomia.

Foto: Reprodução | Guia Campos

Os chefs inovam os pratos valorizando produtos como pinhão, truta e chocolate, típicos da região. Mas a Vila Capivari não atrai só compradores e apreciadores da boa gastronomia. Ao redor do centro, fica um pequeno parque de diversão, um lago, usado para andar de pedalinho, e cavalos e charretes para alugar que fazem a diversão da criançada.

Foto: Reprodução | Pequena Andarilha

Campos do Jordão também é reconhecida por suas belezas naturais. A Ducha de Prata, por exemplo, atrai por sua queda d’água. A cachoeira canalizada forma diversos jatos de água que permitem aos visitantes tomar banho frio nas águas. Para chegar até a ducha, usa-se uma plataforma de madeira. E a apenas 400 metros da Ducha de Prata, fica o Lago na Vila Inglesa. Ele separa uma importante avenida da cidade das terras do antigo Hotel Vila Inglesa. Além da beleza proporcionada pela ducha e pelo lago, a araucária, símbolo da cidade, traz um charme especial à Campos. Mesmo durante o inverno com ventos cortantes, as folhas de araucária permanecem verdes e deixam a paisagem ainda mais bela.

O acesso para Campos do Jordão pode ser feito pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, Carvalho Pinto ou pela Presidente Dutra.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Portal do Governo Estado São Paulo. Foto de Portada Leandro Neumann, via Wikimedia Commons. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: