Passeios e atrações turísticas em Fortaleza, Ceará

Fortaleza é linda e conta com muitas opções de diversão. Visitantes se encantam pela capital cearense e fazem com que o turismo seja uma das grandes atividades econômicas da região.

A cidade é um verdadeiro polo de lazer, entretenimento e muita beleza.

Sem dúvida, os destaques são as belas praias, como a Praia do Futuro, as Praias de Iracema e Meireles e a Praia de Cumbuco, verdadeiros cartões-postais.

Para quem vai viajar com a família, a diversão também é garantida. Por lá há parques aquáticos, como o Beach Park, um dos mais famosos do Brasil.

O que fazer em Fortaleza

1. Praias
Foto: Reprodução | Youtube

Descubra as melhores praias de Fortaleza e arredores! Embora o banho de mar não seja uma atividade muito praticada na cidade por conta da poluição de muitas de suas praias urbanas, o litoral da capital cearense pode e deve ser aproveitado pelos visitantes.

As principais delas contam com uma infraestrutura completa para passar o dia, oferecendo as mais variadas possibilidades, desde gastronomia saborosa até passeios.

Foto: Reprodução | Pixabay

A dica é anotar estes nomes para incluir no seu roteiro: Meireles, Mucuripe e Iracema, que são as praias onde a orla fica lotada, especialmente durante o verão. Agora, se você não dispensa um mergulho refrescante, não tem porque se preocupar.

Vale a pena enfrentar a multidão que toma conta das areias da Praia do Futuro e então garantir aquele banho imperdível, já que este trecho da costa de Fortaleza ainda tem águas limpas.

2. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Foto: Reprodução | Pinterest

A especialidade de Fortaleza é entreter os seus visitantes com muitas e mais que interessantes atrações culturais. Nesta rota, destaque para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um espaço que reúne mostras e exposições, tanto temporárias quanto permanentes, além de contar com cafés, teatros, galerias de arte, salas de cinema e planetário.

À noite, a agitação toma conta de bares e restaurantes que ficam no entorno do prédio e que estão instalados em antigos casarões restaurados, garantindo toda a descontração necessária para depois de um dia intenso entre as atrações da cidade.

3. Theatro José Alencar
Foto: Reprodução | Secretaria da Cultura Ceará

Uma joia da arquitetura brasileira, o Theatro José de Alencar, que foi nomeado para homenagear o escritor cearense, é parada obrigatória para os visitantes que não dispensam atrativos culturais em suas viagens.

A fachada, em art nouveau, combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia. E caso não seja possível acompanhar uma peça de teatro em cartaz, não deixe de fazer um tour guiado, para conhecer de perto toda a imponência desta casa de espetáculos.

4. Noite do Caranguejo
Foto: Reprodução | Divulgação

Um ritual que já é tradição em Fortaleza: nas noites de quinta-feira, seus bares, restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos preparam um cardápio exclusivo, apenas com receitas à base de caranguejo.

Graças à esta oportunidade única, os visitantes não apenas se deliciam com os pratos, como também se divertem ao som do forró e da música ao vivo que embala a noite em muitos pontos gastronômicos da cidade.

5. Catedral de Fortaleza
Foto: Reprodução | Sabyne Albuquerque

Esta é para os admiradores da arquitetura. A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um dos principais cartões postais da capital cearense e é um dos lugares que mais fascina os viajantes, com toda a imponência arquitetônica que lhe dá forma.

Inspirada na catedral francesa de Notre Dame, ostenta duas torres e uma cor acinzentada do lado de fora. Em seu interior, porém, as cores e o esplendor estão estampados em cada um dos detalhes da decoração.

6. Artesanato
Foto: Reprodução | Márcia Travessoni

Ao montar um roteiro de compras para a sua viagem até Fortaleza, não deixe de incluir pelo menos um local para comprar artesanato. Duas opções são muito atraentes para o visitante: o Centro de Artesanato do Ceará e o Mercado Central.

Este último fica do ladinho da Catedral, facilitando assim a vida de quem quer ocupar um dia com visitações e compras. Já o CEART, como é conhecida a primeira alternativa aqui citada, é um espaço dedicado aos artesãos cearenses, que expõem e vendem ali suas peças exclusivas.

7. Beach Park
Foto: Reprodução | Viator

Na verdade, o Beach Park não pertence à cidade de Fortaleza, mas sim à cidade de Aquiraz, que fica a menos de 90 km da capital cearense. Esta proximidade faz com que o parque entre no roteiro de quem quer muito mais que praia para se refrescar.

O local é ponto de encontro para famílias inteiras, que viajam em busca de boas opções de lazer e diversão. O complexo é gigantesco e conta com atrações únicas, como acesso direto à melhor praia da cidade, onde é possível contar com serviços oferecidos pelo parque, além de oferecer quatro tipos de resort para quem quer se hospedar na região.

8. Passeios
Foto: Reprodução | Viagens Possíveis

Escuna, veleiro, barco, buggy e muitas outras possibilidades. É só escolher o passeio que melhor combine com você. Os passeios náuticos com roteiros que permitem as mais variadas atividades, como mergulho em alto mar e escuna, podem ser contratados principalmente na praia de Mucuripe, de onde partem as embarcações. Para os passeios de buggy, a dica é entrar em contato com as agências locais, que oferecem os mais variados tipos de passeio.

9. Explorar os arredores
Foto: Reprodução | Air France Travel Guide

Saindo de Fortaleza, é possível chegar a diferentes paraísos. Em pouco tempo na estrada, o visitante pode conhecer lugares como Morro Branco, onde há um impressionante conjunto de falésias, e Cumbuco lugar onde passeios de jangada e de jegue são responsáveis por manter animados os visitantes que querem outras opções além da capital cearense.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Priscila Yamany/Skyscanner. Foto de Portada Getty Images. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: