Explorando a região de Luxor em Egito

Grande parte dos viajantes associam imediatamente o Egito às pirâmides. Justo, mas há muitos outros atrativos importantes no país africano. E, se você viajar para Luxor, vai conhecer os mais espetaculares sítios arqueológicos e templos do mundo.

Apontada como o principal museu a céu aberto do planeta, Luxor cativa cada visitante com a grandiosidade dos monumentos milenares, com a belíssima orla marítima do rio Nilo e toda a atmosfera acolhedora. Veja como aproveitar cada momento neste destino com imensurável importância histórica.

Mapa de Luxor
Foto: Reprodução | Pinterest

Luxor está localizada no sul do Egito, a 676 km de Cairo. A cidade conta com verão longo, intenso e o céu praticamente não tem nuvens durante boa parte do ano.

Na estação mais quente do ano – de maio a outubro – a temperatura geralmente varia entre 25°C e 41°C. Já entre dezembro e fevereiro, os dias são mais frescos e os termômetros marcam no máximo 22°C e nas noites mais frias 7°C.

História de Luxor
Foto: Reprodução | Ciudades con Encanto

Há muito tempo, mais precisamente entre 1550 e 1070 a.C, Luxor se chamava Tebas e era a capital do Egito durante o período faraônico compreendido como “Império Novo”. Nessa época, foram erguidos os mais importantes templos e o império egípcio ampliou seus limites territoriais como nunca antes fizera.

Hoje, a cidade possui o maior número de monumentos do país e enormes sítios arqueológicos. É um dos melhores destinos para todos os viajantes que querem conhecer de perto estruturas autênticas do Egito antigo.

O que fazer em Luxor

Prepare-se para se divertir e ao mesmo tempo adquirir amplo conhecimento durante o seu passeio por Luxor. Separamos cinco atrações sensacionais que você precisa visitar durante a sua passagem pela cidade, confira.

1. Templo de Luxor
Foto: Reprodução | Memphis Tours

O Templo de Luxor foi construído por volta de 1.400 a.C e em 1979 ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Contemplando estátuas, avenida de esfinges e colunas do faraó Amenhotep, o templo foi dedicado ao deus Amom e é um dos mais bem preservados da cidade.

2. Templo de Karnak
Foto: Reprodução | Descobrir Egipto

O maior templo do Egito é contornado por uma muralha com oito metros de espessura e foi construído provavelmente entre 2.200 e 360 a.C. Impossível não se impressionar com o Salão Hipostilo, que tem mais de 5000 metros quadrados e 134 colunas, com as as esfinges da entrada e os demais detalhes da estrutura.

Dica: é uma maravilha visitar o templo nas clássicas manhãs ensolaradas de Luxor. Porém, não deixe de contemplar o espetáculo noturno de luz e som; quando o local ganha luminosidades em pontos específicos e a história dele é narrada enquanto os visitantes passam pelos corredores. Imperdível.

3. Colossos de Mêmnon
Foto: Reprodução | Zhukov Oleg/Shutterstock

Os Colossos de Mêmnon são duas estátuas de 18 metros que representam o faraó Amenófis III e ficam no Templo memorial de Amenhotep. Reza a lenda que pessoas que habitam por perto e visitantes já ouviram uma espécie de cantoria das imagens construídas com quartzito. Há até quem acredite que o monumento tem poderes místicos.

Por outro lado, pesquisadores garantem que a sonoridade surge por causa da evaporação da umidade que fica acumulada nas pedras.

4. Vale dos Reis
Foto: Reprodução | Divulgação

O Vale dos Reis é o local onde as antigas cortes sepultavam os faraós, quando já não era comum – e economicamente inviável – enterrá-los nas grandiosas pirâmides. É la que fica a famosa tumba do faraó Tutankhamon.

Foto: Reprodução | Globo

Situado em meio a exuberante cadeia montanhosa, o vale conta com paredes pintadas e esculpidas há mais de 3 mil anos e 15 tumbas estão abertas para a visitação.

5. Passeio de Balão por Luxor
Foto: Reprodução | Trilhas e Aventuras

Não dá para deixar de observar as montanhas e os monumentos históricos de Luxor pela melhor de todas as perspectivas. O passeio de balão, que dura aproximadamente 3 horas, é uma atividade muito procurada por turistas que visitam a antiga capital do Egito.

Será uma experiência indescritível conhecer de perto estes lugares habitados por faraós na antiguidade. Cada trecho de Luxor revela detalhes importantíssimos da história da humanidade. Portanto, descubra pessoalmente cada maravilha desse destino.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Bruno Mendes/Viajali. Foto de Portada  Shutterstock. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: