Lisboa, a cidade das sete colinas

Lisboa, a capital e maior cidade de Portugal, aparece no topo da lista entre os destinos turísticos mais populares na Europa. A “cidade das sete colinas” conquistou o coração dos visitantes de todo o mundo com uma sumptuosa mistura de tradição e modernidade.

Entre museus, bairros charmosos, lindos monumentos históricos e belas praças Lisboa é uma cidade encantadora, clima agradável e uma culinária que dispensa apresentação.

Pontos turísticos em Lisboa e arredores

1. Torre de Belém
Foto: Reprodução | Jornal Sol

Com toda a certeza, a torre de Belém é uma das coisas mais importantes quando o assunto é o que fazer em Lisboa. A torre foi construída entre 1515 e 1519 a mando de Manuel I, com a finalidade de servir como uma fortaleza e proteger a cidade.

Em 1983, a torre de Belém foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

2. Padrão dos Descobrimentos
Foto: Reprodução | Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é mais um dos principais monumentos em Lisboa. Ele foi construído em 1960, como uma homenagem a Henrique Navegantes, o descobridor do Açores, Madeira e Cabo Verde.

O monumento tem 50 metros de altura e você pode subir nele através de um elevador. A visão de cima do monumento é bem panorâmica e você consegue ver grande parte da cidade de lá de cima.

3. Mosteiro dos Jerônimos
Foto: Reprodução | Belikart

O mosteiro dos Jerônimos é outra visita imperdível em Lisboa, não só pela sua arquitetura deslumbrante mas também pelo seu valor histórico.

O mosteiro foi construído em 1501 com o intuito de comemorar o retorno de Vasco da Gama das Índias. Inclusive, este mosteiro foi construído no exato lugar onde ficava a Emida do Restelo, igreja onde Vasco da Gama costumava rezar junto com sua tripulação.

Hoje, é no mosteiro do Jerônimos, onde Vasco da Gama está enterrado. Outra curiosidade interessante é que foi neste mosteiro onde nasceu o famoso pastel de Belém.

4. Castelo de São Jorge
Foto: Reprodução | Portugal de Norte a Sur

Quando o assunto é história, o castelo de São Jorge, com toda a certeza, é um dos principais monumento de Lisboa.

O castelo de São Jorge é um dos monumentos mais antigos da cidade.Ele foi construído no século V pelos Visigodos, ampliado pelos árabes e restaurado por Alfonso Henrique, rei de Portugal.

Entre meados do século XIII até o o princípio do século XVII todos os reis de Portugal aí viveram. Por dentro o castelo é muito interessante mas o mais bonito mesmo é a vista do alto da colina de São Jorge. Certamente, uma das mais lindas de Lisboa.

5. Catedral de Lisboa
Foto: Reprodução | AiresSantos/Treck Earth

A catedral de Lisboa, ou Sé de Lisboa como é conhecida, é a igreja mais antiga e importante da cidade. Justamente por isso, vale a pena uma visitinha rápida nela.

6. Panteão Nacional
Foto: Reprodução | BetoPinho/GeoCaching

O Panteão de Lisboa é um belo monumento criado com a finalidade de homenagear os portugueses mais famosos e ilustres do país como Luis de Camões, Pedro Álvares Cabral e outros.

7. Ascensor da Glória
Foto: Reprodução | Dicas de Lisboa e Portugal

Inaugurado em 1885, o elevador da Glória é um bondinho elétrico que liga a Baixa e o bairro Alto.

O ascensor da Glória passa pelos principais bairros de Lisboa e é uma maneira muito interessante e charmosa de conhecer a cidade, além de ser um dos cartões postais de Lisboa e de Portugal.

8. Basílica da Estrela
Foto: Reprodução | KEVMRC Travel

A Basílica da Estrela foi construída a mando da rainha Maria I, a louca, como é carinhosamente conhecida no Brasil,rs. A rainha está sepultada neste igreja e com toda a certeza vale a visita não só pela história do lugar mas também pela sua arquitetura linda. Você também pode subir até a cúpula e ter uma bela vista de Lisboa. São 112 degraus.

9. Provar o pastel de Belém
Foto: Reprodução | Pinterest

O pastel de Belém nasceu no mosteiro dos Jerônimos no século XIX. Até que em 1834 todos os mosteiros de Portugal foram obrigados a fechar. Assim, para não morrerem de fome, os trabalhadores resolveram começar a vender o doce.

Assim, eles começaram a vender o pastel em um anexo de uma refinaria de cana de açucar, exato local onde hoje é a loja mais famosa de Portugal e onde vende o melhor pastel de Belém do país.

Este pastel é tão especial e único porque a receita dele é a original feita no mosteiro dos Jerônimos. Receita esta guardada a 7 chaves.

10. Museu dos Coches
Foto: Reprodução | Viagem Memorável

O museu dos Coches é um dos museus mais visitados de Lisboa. Ele tem uma vasta coleção de carruagens dos séculos XVII, XVIII e XIX. A coleção de carruagens deste museu é simplesmente a maior do mundo.

11. Museu do Azulejo
Foto: Reprodução | Dicas de Lisboa

Apesar de estar fora das rotas turísticas visitar o Museu do Azulejo em Lisboa pode ser uma excelente opção, principalmente se você tem muitos dias na cidade. O azulejo português é uma grande marca da cultura de Portugal e este museu retrata toda a história dos azulejos no país.

Com toda a certeza, nas suas andanças pela cidade você irá encontrar muito deles nas ruas. Assim, ao visitar o museu você já vai andar pelas ruas de Portugal conhecendo toda a história.

12. Museu de Arqueologia
Foto: Reprodução | Playocean

O Museu de Arqueologia da cidade de Lisboa é o maior museu de arqueologia do país. O museu conta com objetos desde a época Paleolítica até a Idade Média e ainda tem uma área com objetos do antigo Egito.

Como ele fica no prédio ao lado do mosteiro dos Jerônimos vale a pena dar um pulinho nele, principalmente se você tiver com tempo.

13. A Baixa
Foto: Reprodução | Dicas de Lisboa e Portugal

Você não pode ir a Lisboa e não visitar o bairro da Baixa, uma das principais regiões de Lisboa. O bairro da Baixa é onde ficam as praças mais famosas e agitadas da cidade como a praça Rossio e a praça do Comércio.

Se você quer fazer compras, tomar um café ou uma cervejinha e ver a vida agitada da cidade, sem dúvida, o lugar para isso é a Baixa. Caso você não esteja hospedado neste bairro é só pegar as linhas A e C do metrô, estação Baixo-Chiado.

14. Alfama
Foto: Reprodução | Eurodicas

A Alfama é um dos bairros mais antigos e charmosos de Lisboa e parada obrigatória para quem quer saber o que fazer em Lisboa. Suas ruas estreitas e coloridas contrastando com o castelo de São Jorge de um lado e o mar do outro, com toda a certeza vão ganhar seu coração.

A Alfama era habitada desde a época dos Visigodos e ainda ´hoje podemos ver vestígios da época romana. Para ter uma visão deslumbrante do bairro não deixe de subir nos Miradouros Senhora do Monte e Santa Luzia.

15. Belém
Foto: Reprodução | peresanz/iStock

Comece a sua viagem por Lisboa conhecendo uma das áreas mais interessantes da cidade. Afinal,é neste bairro onde onde ficam um dos monumentos mais famosos da cidade.

Além disso, Belém tem uma importância histórica enorme para os portugueses e para nós, brasileiros. Afinal, era deste bairro onde saíam os navios rumo ao novo mundo e que em 1500, chegaram ao nosso país.

16. Chiado e Bairro Alto
Foto: Reprodução | Discover Portugal

A região do Chiado é a região mais boêmia de Lisboa. Há, inclusive quem a compare a Montmartre em Paris. É em Chiado, onde fica o famoso café a Brasileira com a famosa estátua de Fernando de Pessoa. Já o Bairro alto é a região alternativa de Lisboa, frequentada por artistas e intelectuais e com excelentes bares para curtir a noite.

O Bairro Alto nada mias é do que uma extensão do Chiado, onde a praça Luís de Camões separa um bairro do outro. As melhores maneiras de chegar é através do elevador de Santa Justa, um elevador que além de um meio de transporte que te leva a parte alta de Lisboa também é um ponto turístico.

Outro jeito charmoso e super turístico de chegar ao bairro alto e ao Chiado é usando o icônico ascensor da Glória.

17. Praça do Comércio
Foto: Reprodução | Visit Portugal

A Praça do Comércio é a maior e principal praça da cidade. É nesta praça onde fica o arco triunfal da rua Augusta, um dos cartões postais de Lisboa.

Além disso, tem muitos hotéis e opções de restaurantes na região. Com toda a certeza, ela é uma visita imperdível em Lisboa.

18. Praça do Rossio
Foto: Reprodução | La Guía de Lisboa

A praça do Rossio é a praça mais animada de Lisboa, frequentada tanto por portugueses quanto por turistas jovens á procura de uma noite bem agitada.

Repleta de bares, cafés e restaurantes não deixe de passar as suas noites aí. Para chegar até está praça pegue a linha verde do metrô, estação Rossio.

19. Sintra
Foto: Reprodução | Passeios e Roteiros

Localizado a apenas 50 minutos de Lisboa, Sintra é uma cidade encantadora e imperdível quando o assunto é o que fazer em Lisboa em 3 dias.Assim, separe o seu terceiro e último dia na cidade para visitar Sintra.

Tem tanta coisa legal para conhecer em Sintra, que o ideal mesmo é que você durma lá pelo menos uma única noite. Mas, também é possível conhece-la só com um bate e volta.

Aliás Sintra está cheia de cartões postais como o colorido Palácio da Pena e o histórico castelo dos Mouros.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Tudo sobre Viagens. Foto de Portada Eurodicas. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: