Lugares com beleza natural no estado do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos estados mais visitados do Brasil, mas muitos turistas só se aventuram na capital. No litoral e na serra fluminense existem destinos que são tão incríveis quanto aos pontos turísticos que tanto vemos em cartões-postais. O melhor de tudo é que eles fogem do comum e revelam paisagens surpreendentes.

Para quem adora se aventurar e descobrir lugares com beleza natural, foi feita uma lista com lugares para visitar no estado do Rio de Janeiro.

1. Angra dos Reis
Foto: Reprodução | Prefeitura de Angra dos Reis

Angra dos Reis é um incrível destino para os amantes de praia e natureza já que conta com nada menos do que 97 ilhas: esse paraíso, a 400 km de São Paulo, reserva ao viajante tranquilidade e paisagens de tirar o fôlego! Suas águas limpas com a presença de inúmeros animais, como peixes e tartarugas, conquistam qualquer turista.

Com uma grande infraestrutura e muitas opções de hotéis, o destino proporciona aos turistas momentos de sossego e relaxamento. Uma das praias mais tranquilas de Angra é a Praia da Figueira. A árvore que dá nome à praia garante boas sombras, enquanto o mar de águas claras e calmas proporciona banhos refrescantes.

2. Paraty
Foto: Reprodução | Shutterstock

A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de férias ou até mesmo de final de semana. Além de suas belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e lugares únicos. Percorrer suas vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos.

Como se não bastasse tantas atrações, a cidade é rodeada por águas cristalinas de um azul sem igual, com diversas praias e ilhas paradisíacas para visitar.

3. Pouso da Cajaíba
Foto: Reprodução | arbex/Trek Earth

Se você é do tipo de pessoa que ama conhecer lugares novos e bonitos, Pouso da Cajaíba, no Rio de Janeiro, é o lugar perfeito. A vila de pescadores não reserva grandes hotéis, restaurantes badalados e muita infraestrutura. Porém, o lugar é destino ideal para fugir das viagens óbvias e curtir o melhor de um ambiente rústico.

Com a característica de ser um vilarejo ainda desconhecido pelos turistas, por lá a sensação é de que o tempo passa mais devagar, sem pressa. Curtir trilhas, visitar cachoeiras ou simplesmente deitar na areia e ver o tempo passar são alguns dos atrativos de lá.

4. Ilha Grande
Foto: Reprodução | Cesar Okada/Getty Images

Se você ainda não conhece Ilha Grande, não sabe o que está perdendo. O local é considerado um verdadeiro paraíso em meio ao mar de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Por não ser permitido que carros entrem na ilha, o acesso se dá apenas por balsa ou barco, que partem de Angra, fato esse que torna o ambiente ainda mais incrível e charmoso!

Muito bem preservada e repleta de animais marinhos, Ilha Grande é o tipo de lugar para se apaixonar e querer voltar várias vezes. Com trilhas, cachoeiras e restaurantes charmosos, o clima rústico e a paisagem de tirar o fôlego vão te surpreender.

5. Serrinha do Alambari
Foto: Reprodução | Divulgação

Cansado de viajar sempre para os mesmos lugares? Que tal começar a explorar lugares diferentes e desconhecidos? Se você gosta de destinos de serra e quer passar o fim de semana ou feriado em uma cidade gostosa e tranquila, Serrinha do Alambari é a pedida certa.

O Poço das Esmeraldas é uma das cachoeiras mais visitadas de lá e motivos para isso não faltam. Seu acesso é fácil: são cerca de 15 minutos de caminhada bem sinalizada. Seu poço de águas cristalinas esverdeadas dá nome ao local, que é ideal para se refrescar nos dias mais quentes (para os corajosos) ou simplesmente admirar a paisagem e tirar lindas fotos!

6. Visconde de Mauá
Foto: Reprodução | Desviantes

Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra! Com pousadas aconchegantes, restaurantes charmosos e muitas cachoeiras, o destino é perfeito para quem quer desligar da correria da cidade e curtir o silêncio da natureza.

A Cachoeira do Maromba é um dos cartões-postais de lá: ela conta com águas cristalinas esverdeadas, ou seja, é a pedida certa para um banho refrescante. Além de desfrutar da beleza do lugar, os turistas podem curtir a trilha que leva à cachoeira – é de fácil acesso e bem sinalizada!

7. Petrópolis
Foto: Reprodução | Mauro Lima/Unsplash

Petrópolis, destino serrano no Estado do Rio de Janeiro, é um dos roteiros preferidos dos paulistas e cariocas que querem curtir o charme da serra e conhecer uma cidade cheia de história. A cidade imperial, como é conhecida, é formada por diversas construções históricas e lugares perfeitos para curtir as baixas temperaturas.

Curtir a natureza, visitar museus ou curtir as paisagens da Serra Fluminense são alguns dos passeios em Petrópolis. Seja para fazer um bate e volta do Rio de Janeiro (são 64 km aproximadamente) ou para curtir uns dias a mais na cidade, o destino certamente vai te conquistar.

8. Parque Nacional do Itatiaia
Foto: Reprodução | Ricardo Martins/Cidade e Cultura

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque nacional criado no Brasil e está localizado na Serra da Mantiqueira, mais precisamente nos municípios de Itatiaia e Resende. Com muitas trilhas, cachoeiras e lugares para trekking, o roteiro é o lugar certo para quem gosta de se aventurar no meio da natureza.

O principal ponto turístico do parque é o Pico das Agulhas Negras, afinal, trata-se do ponto mais alto da região e quinto mais alto do país. O visitante tem a opção de caminhar apenas até a base ou seguir até o cume.

9. Arraial do Cabo
Foto: Reprodução | Quanto Custa Viajar

A região paradisíaca, localizada próxima a Cabo Frio, no Rio de Janeiro, atrai turistas e admiradores de uma paisagem de tirar o fôlego.

As praias um tanto quanto exóticas e que se assemelham bastante com as praias caribenhas. A Praia do Pontal do Atalaia é um dos cartões-postais de lá e possui um incrível mirante com vista panorâmica.

10. Búzios
Foto: Reprodução | Shutterstock

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um daqueles destinos charmosos que todo mundo se encanta. Localizado a 127 km do Rio de Janeiro, mais especificamente na Região dos Lagos, o local chama a atenção por suas praias paradisíacas e lugares rústicos.

A cidade ganhou destaque na década de 60 quando Brigitte Bardot escolheu Búzios e suas 20 belíssimas praias como destino de férias. Desde então, novelas e filmes escolhem o lugar paradisíaco como cenário. Unindo o agito do Rio de Janeiro com uma natureza sem igual, Búzios costuma ferver durante o verão e é destino certo para quem quer ter as férias inesquecíveis sem precisar sair do Brasil.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Redação Guia da Semana. Foto de PortadaVila Galé Web. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: