Seis cidades turísticas de Goiás

Situado na região central do Brasil com mais de 340 mil km², o estado de Goiás é repleto de belezas naturais, que o tornam, sem dúvidas, um dos estados mais bonitos de todo o país.

São inúmeras cachoeiras, rios e lagos de águas cristalinas, fontes de águas termais, cordilheiras e até um vulcão extinto. Sem contar com as cidades históricas, que remetem aos séculos XVIII e XIX.

1. Cidade de Goiás
Foto: Reprodução | Diário do Estado

A cidade de Goiás, muito conhecida como Goiás Velho, foi fundada durante o Ciclo do Ouro, em 1729 e conserva até hoje os traços do período colonial no Brasil. Não à toa, foi tombada, em 2001, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Interiorana e com um cenário histórico muito preservado tornam essa pequena cidade muito charmosa. Sem contar que ela abriga uma série de museus, sobretudo com arte sacra. E, é lá, também, que fica a Casa e Museu de Cora Coralina.

A poetisa nasceu e passou grande parte de sua vida nessa cidade, por isso, é possível encontrar vestígios da história e, claro, a poesia dessa figura importantíssima da literatura nacional.

A cidade, que hoje é um dos lugares turísticos de Goiás, foi a capital do estado até 1933, quando o título passou para Goiânia.

2. São Miguel do Araguaia
Foto: Reprodução | Bosquinho Rodrigues

São Miguel do Araguaia é uma pequena cidade próxima à Goiânia e com acesso à Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. A cidade foi cenário da novela Araguaia e, com certeza está entre os pontos turísticos em Goiás mais bonitos.

A cidade conta com uma paisagem natural espetacular, e claro, com magníficas praias fluviais. São Miguel do Araguaia foi reconhecida como município no dia 14 de novembro de 1958.

Agricultura, pecuária, turismo e comércio são as principais atividades dessa cidade tão encantadora e com paisagens magníficas.

3. Caldas Novas
Foto: Reprodução | Panrotas

Com toda certeza você já ouviu falar de Caldas Novas. A cidade goiana é um dos principais pontos turísticos de Goiás, recebendo cerca de quatro milhões de turistas por ano.

Não dá para esperar menos do maior manancial hidrotermal do mundo. Sem contar com a presença das águas naturalmente quentes que podem chegar a temperatura de 60 ºC.

E, se você quer se aventurar em meio uma natureza exuberante, precisa conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. São trilhas e cachoeiras que fazem o parque da região tão amado.

Quem visita a região em busca de aventura deve conhecer o Lago Corumbá, onde é possível passear de barco, jet-ski ou apenas curtir a paisagem. Além disso, se você vai a Caldas Novas um ponto turístico obrigatório é a Lagoa Quente, com águas que chegam aos 57ºC.

4. Pirenópolis
Foto: Reprodução | Divulgação

Pirenópolis é uma pequena cidade do interior goiano que abriga incríveis atrações naturais e históricas. A cidade foi tombada como Patrimônio Nacional, graças às fazendas, igrejinhas e diversas construções que remetem ao século XVIII.

Mas, é cercada por morros, cachoeiras e muitos paraísos naturais, que deixam o turismo em Goiás muito mais interessante. Sem contar com uma das principais características da cidade que são as tradicionais festas religiosas e comemorativas.

Ao visitar um dos pontos turísticos de Goiás mais incríveis, você não pode deixar de visitar o Parque Estadual Serra dos Pirineus, após uma trilha incrível, terá acesso a uma cachoeira indescritivelmente maravilhosa.

5. Aruanã
Foto: Reprodução | Dia Online

Aruanã é conhecida como a praia do Centro-Oeste. A cidade está localizada onde os rios Araguaia e Vermelho se encontram, deixando a paisagem completamente inesquecível. Além de ser uma ótima opção para prática da pesca esportiva.

A cidade é um dos lugares para viajar em Goiás preferidos para quem busca diversão no centro do Brasil. Afinal, além de encontrar diversas opções de hospedagem, é possível acampar às margens dos dois Rios.

6. Rio Quente
Foto: Reprodução | Jornal Correio

Impossível falar sobre os pontos turísticos de Goiás sem citar o município do Rio Quente. A cidade, situada ao lado de Caldas Novas, é mundialmente conhecida por suas fontes termais e por ter o maior rio de águas quentes do mundo.

Cercada pela belíssima natureza do Cerrado brasileiro e com águas que chegam à temperatura de 38 ºC, a cidade é um ótimo destino para quem busca descanso e contato com a natureza.

Rio Quente recebe, por ano, mais de um milhão de visitantes, tanto brasileiros quanto estrangeiros que querem experimentar os deliciosos mergulhos nas águas quentes.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Redação Rio Quente Parques&Resorts. Foto de Portada Otávio Nogueira/Flirck. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: