Os souks mais famosos e interessantes de Dubai

Dubai é um paraíso para quem gosta de compras. Prova disso, é que o maior shopping do mundo, o Dubai Mall, com 1.2 milhões de metros quadrados, está localizado na cidade. Mas nem só de shopping vive o mundo das compras em Dubai. Na cidade existem também os souks, que são mercados árabes tradicionais onde você pode encontrar tecidos, perfumes, especiarias, ouro, entre muitas outras coisas.

Como os bazares da Índia, os souks são barulhentos e lotados de pessoas. Gritos de vendedores chamando potenciais clientes, bem como longas negociações de pessoas com lojistas são cenas completamente normais.

Historicamente, os souks eram um destino importante para os comerciantes do Oriente Médio e de todo o mundo, que descarregavam suas mercadorias nesses mercados. Hoje viraram um grande ponto turístico de Dubai, ideal para pessoas que querem ver de perto como é a cultura de compras nos Emirados Árabes, Oriente Médio.

Existem os souks mais tradicionais de Dubai, nos quais a própria população costuma fazer compras, e os souks mais gourmetizados. Esses são verdadeiros shoppings com decoração inspirada nos souks tradicionais, e desenhados para atrair os turistas.

Localizados nas ruas, são acessíveis a toda a população, permitindo que você entre em contato com a verdadeira cultura árabe. Aqui você encontrará os souks mais famosos e interessantes de Dubai.

1. Spice Souk
Foto: Reprodução | Instagram/@stampsandbags

O Spice Souk é um mercado tradicional a céu aberto com lojas que vendem chás, ervas, cosméticos, frutas secas, especiarias, entre outros produtos. Os vendedores são muito insistentes, se prepare para dizer muito “No, thank you”. É uma visita obrigatória para aqueles que querem explorar o lado exótico de Dubai.

Os preços dados no primeiro momento são absurdos. A regra é negociar até chegar a um preço justo. Mesmo que não tenha interesse em comprar nada, só o passeio para ver a mistura das cores e aromas, com tantos temperos diferentes em um mesmo local, já vale a pena.

2. Gold Souk
Foto: Reprodução | patrykkosmider

O Gold Souk o local perfeito se você pretende comprar jóias de Dubai, semi-jóias ou ouro. Existem para todos os gostos e bolsos. Assim como no Spice Souk, é necessário pechinchar bastante para se chegar a um bom preço. Se tem uma coisa que vale a pena comprar em Dubai, é ouro. Barganhando consegue-se um preço bem melhor que no Brasil.

Nas vitrines estão expostos ouro em todos os formatos e tamanhos, peças que você nunca imaginou ver ao vivo. Pelo tamanho de alguns colares, chega ser difícil acreditar que são realmente feitos de ouro.

3. Perfume Souk
Foto: Reprodução | Bayut

Próximo aos souks de ouro e de especiarias, está o menos conhecido souk de perfumes. Fica localizado na Rua Sikkat Al Khali. Lá você encontra os mais diversos aromas em forma de óleos essenciais, perfumes e incensos. Fragrância é uma parte importante na cultura e no estilo de vida árabe e elas costumam ser fortes.

Um dos aromas mais procurados ao se visitar Dubai é o “oud”, de madeira de agar. Em algumas lojas é possível que você crie seu próprio perfume, inclusive. Podendo assim chegar a uma essência única e exclusiva que sempre lhe remeterá a sua viagem para Dubai.

4. Fish Souk
Foto: Reprodução | Oddviser

A pesca é uma importante parte cultural da região. Com o souk de peixes de Dubai, a cidade revive hábitos e práticas seguidos por comerciantes desde muito antigamente.

No mercado de peixes, você pode encontrar barris e banheiras gigantes cheios de peixes e frutos do mar. Anchova vermelha, lagosta, caranguejo, camarão, entre outros diversos peixes locais são comercializados. Como todos os mercados de peixe, este souk tem um cheiro muito forte. A melhor época para visita-lo é no início da manhã e no final da tarde, durante todo o ano. Os frutos do mar podem ser encontrados em qualquer época. Você também encontrará especialidades específicas da temporada.

O souk foi recentemente reformado a fim de mantê-lo tradicional, vivo e ressaltar sua importância para moradores e turistas. Além do mercado, lá também se encontra um restaurante de frutos do mar para amostras de variedades locais.

5. Textile Souk
Foto: Reprodução | Steemit

Tecidos de diferentes texturas, cores e desenhos enfeitam as ruas estreitas do souk. Ele foi renovado, mas manteve os seus antigos edifícios com persianas de madeira e pequenas lojas. O souk de tecidos está localizado em Bur Dubai, um dos bairros mais movimentados da cidade. Para chegar lá, você pode pegar um barco de Deira para Bur Dubai, que custa apenas 1 dirham.

Tecidos árabes tradicionais, bem como outros materiais étnicos, roupas locais, pashminas, tecidos finos e bordados com muito, muito brilho estão disponíveis aqui. Seja para uma ocasião que pede um vestido formal ou mais simples, você pode encontrar materiais para atender todas as necessidades nesse souk.

Devido a proximidade desses souks, é possível visita-los no mesmo dia. Os mercados de especiarias, ouro, perfume e peixe estão localizados em Deira. Já o mercado de tecidos está localizado em Bur Dubai, bairro vizinho. No mapa parece perto, mas é preciso atravessar o rio.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Marianna Teles/Quero Viajar Mais. Foto de Portada Patryk Kosmider. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: