Mata de São João, um pequeno paraíso tropical do Litoral Norte da Bahia (Costa dos Coqueiros), conhecido pela beleza de suas praias, pela natureza exuberante e pela simpatia e hospitalidade do seu povo. São 28 km de litoral e reservas naturais. Está localizada a cerca de 60 km de Salvador, portanto, é perfeita para quem está passando uma temporada na capital baiana e quer conhecer um lugar diferente.

Praia do Forte, Imbassaí, Diogo, Santo Antônio e Sauípe compõem o cenário que une a simplicidade de vilarejos à sofisticação das grandes redes de hotéis do mundo, que une o tempero da Bahia à culinária de diversas nacionalidades.
A história de Mata de São João iniciou-se ainda no século XVI, quando Garcia de Souza D’Avilla, filho de Tomé de Souza, construiu a Casa da Torre, onde hoje localiza-se a Praia do Forte, com o intuito de fiscalizar as embarcações que chegavam a costa de Salvador. A partir de então, a região passou a desenvolver-se, tornando um vilarejo, até que em 1846, instituiu-se o município de Mata de São João.
Além de uma natureza exuberante, o município preserva um patrimônio material diverso que revela a história da formação da cidade e do povo, apresenta as tradições e enriquece o município. Conheça alguns deles agora.
Casa da Cultura

De arquitetura colonial, no século passado, foi o maior mercado popular do município. Hoje, é um espaço cultural destinado a apresentações artísticas, conferências, exposições, com capacidade para 365 pessoas.
Castelo Garcia D’Ávila

Esta é a única construção das Américas com características medievais. Erguido em 1551, por Garcia D’Ávila, o castelo foi tombado pelo IPHAN e faz parte do Parque Histórico e Cultural, que reúne o Sítio Arqueológico e o Centro de Visitação.
Matadouro

É um dos símbolos de um período próspero do município. Na década de 40, Mata de São João abastecia o mercado de carne da capital com a intensa atividade do matadouro, onde animais eram abatidos no local e comercializados.
Igreja Matriz

Igreja do padroeiro da cidade, São João Batista. Começou a ser construída em 1901 e só foi concluída 28 anos depois. De arquitetura simples e moderna, o templo preserva algumas imagens sacras portuguesas.
Biblioteca Municipal

A Biblioteca Álvaro Pina Trindade, inaugurada em 2015, é espaço moderno e estruturado para receber pessoas de diversas idades em ambientes climatizados, capazes de oferecer um mundo de possibilidades. São 5 mil novos livros para os munícipes, sala de informática, laboratório de ciências, sala de empréstimo e tantos outros espaços
Igreja do Bonfim

A basílica do Bonfim é símbolo de uma das maiores devoções de Mata de São João. Construída em 1761, o templo é resultado de uma promessa de Teodósio de Farias que sobreviveu a uma tempestade no mar.
Igreja de Praia do Forte

Um dos pontos mais charmosos da vila de pescadores. Foi construída pelos nativos em 1900 e guarda obras do artista plástico Carlos Bastos, que retratam um pouco da cultura baiana.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Prefeitura Municipal de Mata de São João. Foto de Portada Portal Municípios. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.
Deixe um comentário