Mata de São João, paraíso do Litoral Norte da Bahia

Mata de São João, um pequeno paraíso tropical do Litoral Norte da Bahia (Costa dos Coqueiros), conhecido  pela beleza de suas praias, pela natureza exuberante e pela simpatia e hospitalidade do seu povo. São 28 km de litoral e reservas naturais. Está localizada a cerca de 60 km de Salvador, portanto, é perfeita para quem está passando uma temporada na capital baiana e quer conhecer um lugar diferente.

Foto: Reprodução | Portal Municípios

Praia do Forte, Imbassaí, Diogo, Santo Antônio e Sauípe compõem o cenário que une a simplicidade de vilarejos à sofisticação das grandes redes de hotéis do mundo, que une o tempero da Bahia à culinária de diversas nacionalidades.

A história de Mata de São João iniciou-se ainda no século XVI, quando Garcia de Souza D’Avilla, filho de Tomé de Souza, construiu a Casa da Torre, onde hoje localiza-se a Praia do Forte, com o intuito de fiscalizar as embarcações que chegavam a costa de Salvador. A partir de então, a região passou a desenvolver-se, tornando um vilarejo, até que em 1846, instituiu-se o município de Mata de São João.

Além de uma natureza exuberante, o município preserva um patrimônio material diverso que revela a história da formação da cidade e do povo, apresenta as tradições e enriquece o município. Conheça alguns deles agora.

Casa da Cultura
Foto: Reprodução |Mais Região

De arquitetura colonial, no século passado, foi o maior mercado popular do município. Hoje, é um espaço cultural destinado a apresentações artísticas, conferências, exposições, com capacidade para 365 pessoas.

Castelo Garcia D’Ávila
Foto: Reprodução | Divulgação

Esta é a única construção das Américas com características medievais. Erguido em 1551, por Garcia D’Ávila, o castelo foi tombado pelo IPHAN e faz parte do Parque Histórico e Cultural, que reúne o Sítio Arqueológico e o Centro de Visitação.

Matadouro
Foto: Reprodução | Renan de Lima

É um dos símbolos de um período próspero do município. Na década de 40, Mata de São João abastecia o mercado de carne da capital com a intensa atividade do matadouro, onde animais eram abatidos no local e comercializados.

Igreja Matriz
Foto: Reprodução | Carlos H. Silva de Souza

Igreja do padroeiro da cidade, São João Batista. Começou a ser construída em 1901 e só foi concluída 28 anos depois. De arquitetura simples e moderna, o templo preserva algumas imagens sacras portuguesas.

Biblioteca Municipal
Foto: Reprodução | Facebook Biblioteca Álvaro Pina Trindade

A Biblioteca Álvaro Pina Trindade, inaugurada em 2015, é espaço moderno e estruturado para receber pessoas de diversas idades em ambientes climatizados, capazes de oferecer um mundo de possibilidades. São 5 mil novos livros para os munícipes, sala de informática, laboratório de ciências, sala de empréstimo e tantos outros espaços

Igreja do Bonfim
Foto: Reprodução |Mais Região

A basílica do Bonfim é símbolo de uma das maiores devoções de Mata de São João. Construída em 1761, o templo é resultado de uma promessa de Teodósio de Farias que sobreviveu a uma tempestade no mar.

Igreja de Praia do Forte
Foto: Reprodução | Latam

Um dos pontos mais charmosos da vila de pescadores. Foi construída pelos nativos em 1900 e guarda obras do artista plástico Carlos Bastos, que retratam um pouco da cultura baiana.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Prefeitura Municipal de Mata de São João. Foto de Portada Portal Municípios. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: