Os Cenotes em Cancun e Riviera Maya

Os cenotes mexicanos são considerados como oásis no meio da selva e estima-se que existam mais de 3000 na península de Yucatán. Entre Cancun e Tulum, há uma enorme variedade de cenotes que são pouco explorados pelos turistas brasileiros que visitam o caribe mexicano.

A península de Yucatán é uma zona com um clima rigoroso e embora haja chuvas mais ou menos abundantes durante seis ou oito meses, o período de seca geralmente é severo e pode durar de quatro a seis meses.

Por outro lado, a constituição geológica calcária da Riviera Maya e áreas adjacentes, faz com que a água seja pouco conservada na superfície, já que se infiltra no lençol freático, que é muitas vezes profundo.

Por esta razão, os cenotes foram o principal suprimento de água no meio da selva, razão para o desenvolvimento de cidades e assentamentos próximos, elementos notáveis de geografia sagrada, cenários simbólicos e espaços para o desenvolvimento de rituais de chuva, vida, morte, de renascimento e fertilidade.

As dinastias divinas dos governantes maias sabiam que o controle prático e simbólico dos cenotes significava controle político e social sobre a vida e a morte; daí sua profunda e antiga veneração, claramente demonstrada pelos altares e santuários erguidos ao lado deles e pelas abundantes oferendas que se encontram no fundo de suas profundas águas azuis.

Os Maias também acreditavam que os cenotes eram a porta de entrada para o submundo (Xibalba na linguagem Maia) e por isso até hoje estes lugares sagrados são bem respeitados.

Os Cenotes

Os cenotes são poços profundos com águas cristalinas cercados por uma vegetação impressionante. O calcário que os rodeia é muito poroso e permite a infiltração da água da chuva que enche os numerosos túneis e cavernas subterrâneas, formando um mundo complexo no interior, com rios subterrâneos espetaculares que os tornam um dos melhores locais a visitar em Cancun.

Basicamente, há três tipos de cenotes: Open (Cenote Ik Kil como em Chichén Itzá), o semi-aberto (como o cenote Calavera perto de Tulum) e tipo caverna (como Rio Secreto).

Em alguns localizados perto da costa da Riviera Maya, (cenote Dos Ojos) você poderá ver belos corais fossilizados, o que os torna ideais para atividades como mergulho ou snorkeling.

Confira a lista dos melhores cenotes em Cancun e Riviera Maya

1 – Cenote Las Mojarras
Foto: Reprodução | Descubre México

Este cenote maia é o que tem o maior diâmetro (65 mt) e tem uma profundidade de 14 mt. É o primeiro que você encontrará depois de sair de Puerto Morelos. Se você gosta de aventura, você vai adorar o que você vai ver aqui, pois conta com uma tirolesa e uma torre dupla para mergulho. Se você quer apenas dar um mergulho ou passar algum tempo relaxando, o local oferece uma área com redes, banheiros e vestiários disponíveis.

2 – Cenote Kin Ha
Foto: Reprodução | Cancun International Travel

Você pode encontrar este Cenote indo pela estrada que vai de Puerto Morelos a Leona Vicario, lá vire à esquerda e percorra cerca de 5 km de trilha até chegar ao local. Você verá aqui duas formações, uma delas é a Kin Ha, que tem uma profundidade de 40 metros e algumas formações de sinos (estalactites) que você não encontrará em nenhum outro lugar.

3 – Cenote Siete Bocas
Foto: Reprodução | Caribe Mexicano Travel

O cenote Sete Bocas é um dos melhores para ter uma experiência relaxante e pacífica, pois nunca está muito lotado. É um lugar muito selvagem e natural. O pagamento é feito direto com os locais e por estar localizado na selva, somente oferecem banheiro.

Pegue o seu equipamento de mergulho e não perca a oportunidade de ver e explorar este fabuloso cenote perdido no meio da selva. Se você é um bom nadador, poderá passar de um cenote a outro por debaixo d’água. Mas cuidado, mesmo contendo cordas para te guiar, não abuse.

4 – Cenote Chilam Balam
Foto: Reprodução | Descubre México

O Chilam Balam é outro grande cenote na rota de Puerto Morelos, e para chegar lá você deve passar por um caminho na selva em um veículo 4×4. Então, se você está disposto a aventurar-se pela selva, este é o lugar certo. Na chegada, você pode se refrescar e relaxar em um ambiente natural magnífico.

5 – Rio Secreto
Foto: Reprodução | Rio Secreto Website

O Rio Secreto é incrível e para mim é um dos melhores lugares para visitar em Cancun (e talvez em todo o México). Você pode explorar mais de 600 metros através de seus rios subterrâneos cheios de estalactites e estalagmites, onde você entenderá a história geológica da Terra. Este lugar permitirá que você testemunhe um espetáculo visual incomparável.

6 – Cenote Azul
Foto: Reprodução | Senator Riviera Cancun

O Cenote Azul é um dos favoritos dos habitantes da Riviera Maya, talvez porque tenha muitas áreas com pouca profundidade, o que faz com que você se sinta confiante para nadar livremente por quase todo o lugar. Mas se você precisar se sentir mais seguro, pode alugar coletes salva-vidas por um custo baixo. Também poderá alugar equipamento de snorkel caso não tenha o seu.

O Cenote Azul está localizado em um lindo pedaço de selva a somente 20 minutos de Playa del Carmen. Aqui você poderá ver corais fossilizados e se quiser, pular na água de uma altura de 4 metros aproximadamente. O ingresso é bem barato, tornando este lugar um dos passeios mais acessíveis e legais na Riviera Maya.

7 – Cenote Kantun-Chi
Foto: Reprodução | Royal Holiday

Se você está com pouco tempo e quer ver muitos cenotes em uma viagem, Kantun-Chi é o seu lugar. O primeiro é o Cenote Kantun-chi (que significa boca de pedra amarela em maia). Aqui você encontrará algumas das melhores combinações de cenote / estalactite.

8 – Cenote Cristalino
Foto: Reprodução | El Camino más Corto

Localizado cerca de 15 minutos ao sul de Playa del Carmen, o Cenote Cristalino, além de ter uma beleza impressionante, possui uma plataforma da qual você pode fazer saltos de cerca de 5mt.

Tem boas instalações: banheiro, bar, mesas para comer e estacionamento gratuito. Este cenote é muito lotado, por isso não é aconselhável visitá-lo aos domingos.

9 – Cenote Taj Mahal
Foto: Reprodução | Windows 10 Spotlight Images

Está a 25 km ao sul de Playa del Carmen. Destaca-se por ter um grande número de estalactites e estalagmites que produzem fantásticos jogos de luz e formação de figuras.

Está aberto das 10 da manhã às 6 da tarde. Tem uma área de estacionamento, restaurantes e mesas para lanchar se você levar sua própria comida.

10 – Cenote Chac Mool
Foto: Reprodução | Acuati Caribe

Localizado aproximadamente a 22 km ao sul de Playa del Carmen, é um dos mais movimentadas da Riviera Maya e possui amplas dimensões e 14m de profundidade, com um impressionante mundo subaquático.

Sua principal atração é a possibilidade que oferece de visualizar o efeito mágico que ocorre no encontro entre as águas doces e as salgadas que são filtradas do mar.

Permanece aberto das 10h às 17h. Oferece banheiro, estacionamento e restaurante.

11 – Cenote Dos Ojos
Foto: Reprodução | Cancuners

Formado por dois cenotes muito próximos um do outro e ligados por cavernas subterrâneas, é um dos cenotes mais populares perto de Tulum. O cenote Dos Ojos atrai milhares de turistas de todo o mundo.

Estas cavernas não têm muitos metros de profundidade e algumas partes delas podem ser exploradas utilizando somente o snorkel. É mundialmente famosa pelo mergulho em cavernas.

O cenote Dos Ojos é o terceiro rio em um grande sistema subterrâneo com 57 km de comprimento e 24 metros de profundidade. Se você está querendo saber como chegar ao Cenote Dos Ojos, o caminho mais fácil é a partir de Tulum. Está aberto todos os dias das 8:00 às 18:00 e tem excelentes instalações.

12 – Gran Cenote
Foto: Reprodução | Senator Riviera Cancun

Este é um dos cenotes mais reconhecidos e visitados em Tulum, localizado na rota que vai para as ruínas de Cobá.

Tem uma profundidade de 10mt e águas cristalinas perfeitas para mergulho e snorkeling. Se você não tem equipamento de snorkeling não se preocupe, você pode alugar por um preço razoável. Tem serviços de estacionamento e banheiros públicos.

13 – Cenote Carwash
Foto: Reprodução | Cheeky Jaunt

O cenote Carwash, também conhecido como Aktun Ha, está localizado a 8 km de Tulum. Tem 50m de diâmetro a uma profundidade de 3mt. Ele também tem uma plataforma de cerca de 2m de altura para você pular nas suas cristalinas águas.

Com um equipamento de snorkel, você poderá ver as formações de estalactites, tartarugas e peixes. O cenote está aberto diariamente das 9 da manhã às 5 da tarde.

14 – Cenote Calavera
Foto: Reprodução | Hotels Tulum

O cenote Calavera tem este nome por três buracos que são assemelham a um crânio humano. Esse cenote semi-aberto está no meio da selva, por isso você deverá andar 100mt do estacionamento até a entrada do cenote.

15 – Tak Be Ha
Foto: Reprodução | Boundless Roads

Localizado a poucos minutos de Tulum o cenote Tak Be Ha está em uma caverna que você entra por meio de um pequeno buraco.

Ao entrar você vai encontrar uma impressionante câmara de água cristalina e morna, onde muitas pessoas aproveitam para mergulhar e onde você pode admirar várias formações de estalagmites e estalactites, tornando a sua visita ao local algo inesquecível.

Dicas para visitar os cenotes
  • Trazer um maiô e roupas confortáveis.
  • Se você não gosta das multidões evite domingos e feriados.
  • Leve sua própria comida, pois a maioria oferece espaços para lanche e além disso, a comida nos cenotes não costuma ser muito barata.
  • Proteja o meio ambiente e antes de ir embora deposite todo seu lixo nas lixeiras disponíveis.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Guia México. Foto de Portada Rio Secreto Website. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: