Bate e volta para a romântica Sintra saindo de Lisboa

A pequena cidade é o lugar perfeito e obrigatório para um bate-volta para quem estiver visitando Lisboa. O lugar é cheio de palácios, castelos e um centro histórico lindo.

Sintra fica distante 25 quilômetros de Lisboa, chegar lá é muito fácil. Para quem estiver em Lisboa, a melhor maneira é de trem, a viagem dura aproximadamente 40 minutos desde a estação do Rossio no centro de Lisboa.

Como se locomover em Sintra

Ao planejar o que fazer em Sintra, o visitante não terá tanta dificuldade de locomoção. As atrações são bem conhecidas e de fácil acesso.

Há linhas de ônibus turísticos que correm a vila, levando de um local ao outro e passando por todas as atrações. Visto que a cidade fica no alto, toda ajuda na hora de subir é bem vinda.

No programa da visita é bom chegar bem cedo em Sintra para poder ver tudo sem correr. Os ônibus começam a circular às 9:15, então é bom estar lá pouco antes disso. Caso esta não seja uma opção, talvez um segundo dia em Sintra seja necessário, levando em conta que os ônibus param de circular às 19:50 e só passam em cada parada de 40 em 40 minutos.

As linhas de ônibus são:

434: Circuito da Pena, que é a mais comum em que estão incluídas as atrações mais famosas
435: Villa Express 4 Palácios, que passa pelas atrações menos conhecidas de Sintra

Ambas são operadas pela empresa Scotturb e a compra da passagem e subida inicial no ônibus fica a um quarteirão da estação de trem de Sintra.

O itinerário da linha 434 inclui:

  • Palácio Nacional de Sintra
  • Castelo dos Mouros
  • Palácio da Pena
  • Retorno ao local de partida

Caso vá fazer as duas rotas em um só dia, é bom aproveitar para almoçar no Centro, antes de embarcar na outra rota.

O itinerário da 435 passa por:

  • Palácio Nacional de Sintra
  • Quinta da Regaleira
  • Palácio de Seteais
  • Palácio de Monserrate
O que fazer em Sintra

Sintra pode ser uma vila bem pequena mas que apresenta muitas opções para explorar. O turista que visita Sintra verá o maior número de castelos e palácios em uma só região, muitos deles parecendo que saíram de contos de fadas. Dentre as várias atrações locais, os principais pontos turísticos de Sintra são:

Castelo dos Mouros
Foto: Reprodução | Viajar a Lisboa

O lendário Castelo dos Mouros fica em um dos pontos mais altos da Serra de Sintra, acho que vale começar o seu passeio por ele e depois seguir para o Palácio Nacional da Pena que fica mais acima dele.

A história oficial conta que o castelo começou a ser construído em 300 A.C. por Gregos, Galo-celtas e Túrdulos. Pertenceu aos Mouros que dominaram o lugar até a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147, que terminou com o domínio muçulmano do castelo.

O Castelo dos Mouros fica aberto das 10h às 18h e a entrada custa 8 euros para adultos, crianças e adolescentes até os 17 anos pagam 6,50 euros.

Palácio Nacional da Pena
Foto: Reprodução | Viajar a Lisboa

Logo acima do Castelo dos Mouros fica o Palácio Nacional da Pena, é certamente palácio mais bonito e até mais exótico de Portugal, por conta das muitas referências artísticas e arquitetônicas aplicadas na sua construção.

O Palácio da Pena começou a ser construído em 1836 por Dom Fernando II, Rei de Portugal de 1837 a 1853 e a intenção dele um palácio de onde ele pudesse ver lá de cima boa parte do seu reino e atestar o domínio sobre o Castelo dos Mouros, que tinha sido tomado por Dom Afonso Henriques alguns séculos atrás.

O Palácio da Pena é enorme, cheio de lugares para visitar por fora e uma ótima visita por dentro, onde passamos por aposentos reais com seus móveis originais.

O Palácio da Pena fica aberto das 10h às 18h e a entrada custa 14 euros para adultos, crianças e adolescentes até os 17 anos pagam 12,50 euros.

Quinta da Regaleira
Foto: Reprodução | ©sakuron/Stock Adobe

Depois de visitar as partes mais altas de Sintra, é o melhor momento para se dedicar as partes mais baixas, onde fica a Quinta da Regaleira , um palácio com enorme com um jardim maior ainda e cheio de mistérios.

Um dos destaques principais é a famosa Torre Invertida, que na verdade se chama “Poço Iniciário”, uma torre dentro da rocha conectada a vários túneis em sua base e que dá acesso a diferentes partes da propriedade.

Foto: Reprodução | ©LALSSTOCK/ Stock Adobe

A torre é cercada de várias lendas, uma delas diz que é um lugar místico que une o céu e a terra – ou o paraíso ao inferno – e que já foi usada para rituais pagãos e até mesmo bruxaria.

A Quinta da Regaleira encontram-se temporariamente encerrada.

Palácio Nacional de Sintra
Foto: Reprodução | Get your Guide

O Palácio Nacional de Sintra fica bem no meio do centro histórico da cidade, é também conhecido como Palácio da Vila. Ele foi construído em 1383 e passou por muitas mudanças até hoje e o curioso é que a cada ampliação ou reforma, os portugueses iam incorporando elementos artísticos e arquitetônicos dessas épocas, resultado é um mix de referências que passeiam do barroco ao medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica.

É bonito por fora, todo branco e chama bastante atenção, mas é bem mais interessante por dentro. A visita passa por salas e aposentos em torno de seus pátios, como a Sala dos Arqueiros, Sala Moura (meus parentes árabes haha), a Sala das Pegas, a Sala dos Cisnes e a Sala dos Brasões com uma coleção das armas de 72 famílias portuguesas, não deixe de visitar também a Sala das Sereias e a Sala das Audiências.

O Palácio Nacional de Sintra fica aberto das 9h30 às 18h e a entrada custa 10 euros para adultos, crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos pagam 8,50 euros.

Palácio Monserrate
Foto: Reprodução | Parques de Sintra

O Monserrate também fica pertinho do centro histórico de Sintra e é mais um dos palácios portugueses cheio de referências arquitetônicas exóticas, tem até uma cara de palácio indiano, mas com influências árabes.

O palácio não é dos maiores, mas tem um jardim lindo e super bem cuidado e organizado por áreas geográficas. O Monserrate é bacana, mas só coloque em seu roteiro se você estiver com tempo sobrando, vale priorizar o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira se seu tempo estiver curto.

O Palácio Monserrate fica aberto das 10h às 18h e a entrada custa 8 euros para adultos, crianças e adolescentes até os dos 6 aos 17 anos pagam 6,50 euros.

Chalet da Condessa d’Edla
Foto: Reprodução | Parques de Sintra

Quem está com tempo na viagem também pode se encantar pela arquitetura interessante do Chalet e Jardim da Condessa d’Edla. De sensibilidade romântica a estrutura do local foi criada para a segunda mulher de D. Fernando II no século XIX.

Com lindas pinturas nos murais e belos elementos ornamentais, o local também é cercado por um jardim encantador. Para uma viagem romântica, a dica é fazer um passeio de charrete nas redondezas da propriedade ou apenas caminhar pelos lagos da propriedade e curtir o visual.

O horário de funcionamento é das 10h às 18h, mas a última entrada é até as 17h.

Centro de Sintra
Foto: Reprodução | Viajar a Lisboa

Se você chegar a Sintra de manhã cedo, a primeira coisa a fazer é fazer um passeio a pé pelo centro antigo. Este centrinho possui ruas sinuosas, escadas estreitas, igrejas, belas mansões e casas urbanas.

Algumas delas, inclusive, hoje são museus, como o Museu Anjos Texeira e o Museu de História Natural, e outros que só é possível admirar e fotografar do lado de fora.

Não deixe de visitar a famosa Casa Piriquita e come um de seus maravilhosos travesseiros, um doce de massa folhada e amêndoas. Vá também até o Cantinho Gourmet e prove da Ginjinha, um licor famoso de Portugal que é servido em um copinho de chocolate.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Vou na Janela. Foto de Portada Vou na Janela. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: