Castelo Garcia D’Ávila, história do Brasil em Praia do Forte

Quem visita Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, não pode deixar de conhecer o Castelo Garcia D’Ávila. A ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila, um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, é considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.

Foto: Reprodução | Divulgação/ Na Bahia

A construção denominada de Casa da Torre de Garcia d’Ávila, Castelo de Garcia d’Ávila, Torre de Garcia d’Ávila, Forte de Garcia d’Ávila ou Casa da Torre é no sítio arqueológico, fica aberto para visitações das 10 às 16:30h, de quarta a domingo. Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia. O local possui estacionamento e é gerido pela Fundação Garcia D´Ávila. A arrecadação é destinada à manutenção e proteção das Ruínas, gerando empregos para a população nativa.

Foto: Reprodução | Divulgação/Aventuras na História

Única construção das Américas com caraterísticas medievais, erguida em 1551 no alto de Praia do Forte, a edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937 e está inserida no Parque Histórico e Cultural, do qual também fazem parte o sítio arqueológico.

O Parque Histórico e Cultural, um complexo que compreende as ruínas da Casa da Torre (Castelo Garcia D’Ávila) e a área em seu entorno, um sítio arqueológico e um Centro de Visitação com 1.700m², formado por um amplo salão onde está exposta a maquete do Castelo e espaços onde estão instaladas salas para exposições históricas e arqueológicas, loja, salão para audiovisual, belvedere e centro administrativo.

Foto: Reprodução | Pé na Rota

Do alto onde está a ruína do Castelo Garcia D’Ávila, o visitante pode tirar várias fotos, que rendem boas imagens para as redes sociais. Sem dúvida, esta visita é imperdível e, se você tiver interesse e for apaixonado por ecoturismo, também pode conhecer a Reserva Sapiranga. O passeio pelo parque pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou quadriciclo. Todas as trilhas são sinalizadas.

Praia do Forte, que faz parte do município de Mata de São João, está a cerca de 80 km de Salvador e a 50km do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, sentido Norte.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Igor leonardo/Pé na Rota. Foto de Portada Fundação Garcia D’Ávila. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: