Tradição, praias e natureza exubertante de Ilhéus

Situada no litoral baiano, na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, com mais de 85 km de praias, Ilhéus é conhecida por ser retratada nos romances de Jorge Amado, que retratou a beleza da cidade em suas obras.

Ilhéus é um destino que, além de ter belíssimas praias, também tem história, cultura, temperatura agradável durante todo o ano e uma gastronomia saborosa e farta, ou seja, perfeito para as próximas férias.

Quando visitar Ilhéus

Ilhéus possui um clima quente durante todo o ano, porém, no período de inverno, entre maio e junho, chove muito. No verão, o número de restaurantes, hotéis e atrações disponíveis é maior.

Como chegar

Saindo de Salvador, os motoristas devem seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, até a BR 101, sentido Itabuna; BA-415 até Ilhéus ou BA-252, via Uruçaca. Já os motoristas que saem do Sul do país têm acesso pela BR-101 até Itabuna e BA-415 até Ilhéus.

Os motivos para visitar Ilhéus

1. Cacau e chocolate
Foto: Reprodução | Bahia Noite e Dia

Ainda que existam diversos destinos maravilhoso para os apaixonados por chocolates, Ilhéus é uma cidade que combina, em uma só viagem, o chocolate e os primeiros passos de sua produção. Além de se empanturrar com os doces, você pode visitar uma verdadeira fazenda de cacau e aprender um pouco mais sobre o cultivo do fruto e a secagem das sementes.

2. Mirantes
Foto: Reprodução | Roberto Santos/Flickr

Ilhéus possui um relevo marcado por muitos morros e, felizmente, alguns deles possuem mirantes que descortinam vistas incríveis, como o Mirante da Piedade, com vista para a praia da Avenida e o Mirante Outeiro de São Sebastião, que proporciona uma vista da antiga área portuária.

3. Praias
Foto: Reprodução | Bahia Homes

A orla de Ilhéus é encantadora, com longas faixas de areia amarela. O mar é tranquilo, completamente quente e verde. Mas, em período de chuva, ele fica escuro e mais agitado, com ventos soprando constantemente, favorecendo ao surf, kite surf e wind surf, fazendo de Ilhéus um ótimo lugar para práticas desses esportes.

4. Localização
Foto: Reprodução | Pinterest

Devido a sua localização privilegiada, na Costa do Cacau, um dos trechos mais emblemáticos do litoral baiano, com a ajuda de um carro ou de uma agência de passeios, é possível explorar bastante os arredores utilizando Ilhéus como base.

5. Oferece um pouco de tudo
Foto: Reprodução | Catraca Livre

Seja para apenas descansar na praia, passear pelos livros de Jorge Amado ou conhecer a história do cacau, Ilhéus oferece um pouco de tudo. No Centro Histórico da cidade está a Catedral de São Sebastião, principal cartão postal da cidade. A poucos metros está o Bar Vesúvio, onde é possível tirar uma foto clássica ao lado da estátua de Jorge Amado, sentado na mesa de bar.

O que fazer em Ilhéus

1. Passeie pelo Centro Histórico
Foto: Reprodução | Divulgação/Viaje na Viagem

Ilhéus também possui belezas fora da praia, e o centro histórico da cidade é um exemplo de passeio que não pode deixar de ser feito. Com casarões, igrejas e antigas construções, os turistas andam pelas ruas e voltam no tempo.

2. Casa de Cultura Jorge Amado
Foto: Reprodução | Divulgação/Melhores Destinos do Brasil

Outro passeio muito bacana para se fazer na cidade. A Casa de Cultura Jorge Amado está instalada no centro histórico e, o mais legal, é que o lugar também serviu de moradia para o escritor no passado.

3. Fazendas de Cacau
Foto: Reprodução | Portal Pimenta

Estar em Ilhéus é mergulhar um pouco na história do cacau. Existem alguns tours que passam pelas fazendas. Sem dúvida é um passeio muito diferente e que tem tudo a ver com o estilo da cidade.

4. Conheça as praias
Foto: Reprodução | Pinterest

As melhores praias ficam na região sul e contam com uma forte infraestrutura para receber os turistas, com muitos restaurantes, bares e comércios em geral. As principais são: Milionários, com areia dourada e pontinhos pretos, Cururupe, ideal para práticas de esportes radicais e a Back Door, onde acontecem os campeonatos de surf.

5. Fábrica de Chocolate
Foto: Reprodução | Wikipadia

Para fechar o seu roteiro com chave de ouro, saiba que Ilhéus tem a primeira fábrica de chocolate do Nordeste. Portanto, vale muito a pena dar uma passadinha por lá e aproveitar para experimentar as delícias da região.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Kayak.  Foto de Portada Divulgação/Melhores Destinos do Brasil. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: