Santorini, um pedaço do paraíso na Grécia

Santorini é um dos destinos clássicos e mais românticos da Grécia. A ilha, que pertence ao arquipélago de Cíclades, no Mar Egeu, é repleta de casinhas brancas com detalhes em azul, praias bonitas e ainda conta com uma rica história.

Faz parte de um complexo de ilhas: Santorini (também conhecida por Thíra), Thirassiá, Asproníssi, Palea e Nea Kameni, sendo as duas últimas inabitadas por ainda sofrerem com a atividade vulcânica.

As cidades na ilha são construídas em paredões de aproximadamente 300 metros de altura, em volta de uma lagoa central formada pelo mar Egeu. Por isso, a paisagem da ilha é tão exótica e segundo os gregos, o pôr do sol mais bonito do mundo. Confira as melhores coisas para se fazer em Santorini misturando um pouco de tudo.

1. Passeio pelas ruas de Fira
Foto: Reprodução | Click&Go

Fira é a capital de Santorini. Essa cidade construída nas encostas dos morros e suspensa 300 metros acima da caldeira, tem a arquitetura tradicional do arquipélago de Cíclades. Do porto Skala até o topo da cidade são 587 degraus que podem ser subidos a pé ou em uma mula. Vale a pena andar sem rumo pelas ruas, vielas e ladeiras de Fira e parar nos diversos bares, restaurantes, cafés e lojas locais.

2. Oia
Foto: Reprodução | Marian78ro/Wikipedia

Provavelmente a vila mais famosa e pitoresca de Santorini, Oia está cheia de casinhas brancas com portas, janelas e telhados azuis. Também localizada sobre a caldeira, mas do lado norte a 12 km de Fira, a cidade proporciona vistas maravilhosas para o pôr-do-sol. Na parte de baixo da encosta está a Baía Ammoúdy, e, pelas pequenas e charmosas ruas, é possível subir até o topo de Oia.

3. Pyrgos
Foto: Reprodução | Demeter Cave House

Essa cidade construída ao redor de um antigo castelo no meio da ilha foi a primeira capital de Santorini, antes do ano de 1800. Por um longo período de tempo, Pyrgos ficou esquecida, mas desde 2004 vários restaurantes e hotéis começaram a atrair os turistas de volta. Assim como as outras cidades citadas anteriormente, a pequena Pyrgos também tem a arquitetura tradicional de Cíclades. Como esse é o ponto mais alto da ilha, há uma incrível vista para o Mar Egeu.

4. Red Beach
Foto: Reprodução | The Crazy Holidays

A Red Beach (praia vermelha) é a mais famosa da ilha de Santorini, afinal, o morro e a areia vermelha dão um toque único a esse lugar. Quando esses elementos são somados ao mar azul e cristalino, a paisagem é de tirar o fôlego. Localizada a 20 minutos de carro de Fira, essa pequena praia fica cheia na alta temporada e pode ser difícil achar um lugar para relaxar. A descida até a areia oferece uma vista maravilhosa do local, mas pode ser cansativa para algumas pessoas. Lá em baixo você encontrará cadeiras e guarda-sóis. A água é ótima para mergulhar com snorkel, pois o fundo oferece uma combinação muito bonita de cores.

5. Praia Kamari
Foto: Reprodução | Santorini Tips

Kamari é uma das praias mais conhecidas de Santorini. Localizada a 10 km de Fira, ela atrai muitos turistas e é muito bem organizada, com diversos guarda-sóis, cadeiras, centros de esportes aquáticos, restaurantes e bares. Com um visual muito parecido com o de Perissa, afinal ela se encontra do outro lado do monte Mesa Vouno, o mar é um belo tom de azul e a areia é preta. Com uma atmosfera muito leve e divertida, Kamari atrai todos os públicos, principalmente as famílias.

6. Caldeira
Foto: Reprodução | Greco Tour

A caldeira de Santorini foi formada aproximadamente 3600 anos atrás após uma explosão vulcânica que destruiu o centro da ilha. Hoje a cratera do vulcão está preenchida pela água do mar, mas o local continua sendo um centro de atividade vulcânica. É possível fazer um passeio de barco de um dia pela caldeira. As agências de turismo te levam para tomar um banho nas fontes de água quente e para almoçar na pequena ilha de Thirassia.

7. Passeio pelos vinhedos
Foto: Reprodução | Vinography

Não perca a oportunidade de experimentar o famoso vinho (que é reconhecido internacionalmente) de Santorini. O plantio de uvas, uma tradição de mais de 400 anos na ilha, é feita de forma diferente. As plantas ficam no nível do chão para evitar os fortes ventos e, apesar da seca do verão, elas tiram água do orvalho que se forma durante a noite. Em uma excursão de 2 horas que passa por dois vinhedos, é possível experimentar até oito tipos de vinho diferentes.

8. Akrotiri
Foto: Reprodução | CanStock Photo

Esse sítio arqueológico, que mostra as ruínas de uma cidade do século 16 antes de Cristo, só foi descoberto em 1960, pois estava escondido devido a uma erupção vulcânica que soterrou o local. Apesar disso, as ruínas estão muito bem conservadas e no local é possível ver casas ainda decoradas e diversas cerâmicas. O Sítio Arqueológico de Akrotiri fica aberto entre os meses de junho a outubro, de terça a domingo das 8 da manhã até às 8 da noite.

9. Antiga Thera
Foto: Reprodução | Magma Rooms

As ruínas do local começaram a ser construídas no século 9 antes de Cristo pelos gregos. Porém, lá são encontrados não só restos de templos e estruturas helenísticas, como também vestígios de construções romanas e bizantinas. Antiga Thera separa as praias de Kamari e Perissa, e por isso de lá se tem incríveis vistas. O local fica aberto das 8 da manhã até às 3 da tarde de terça a domingo.

10. Museu Pré-Histórico de Thera
Foto: Reprodução | Norbert/Eu Estou indo para Santaroni

Apesar do nome, a exposição do museu é composta principalmente por peças de Akrotiri. Lá também estão objetos do século 17 antes de Cristo e folhas de oliveiras fossilizadas que existiam dentro da caldeira 60 mil anos atrás. O pequeno Museu Pré-Histórico de Thera fica na cidade de Fira e abre das 8 da manhã às 3 da tarde de terça a domingo.

11. Kira Thira Jazz Bar
Foto: Reprodução | Local Bars Finder

Aberto desde 1976, esse é o mais antigo e um dos mais famosos bares da cidade de Fira. Embalado pelos ritmos do jazz, da música latina, do blues e das apresentações ao vivo, o Kira tem uma excelente atmosfera. Uma antiga e curiosa tradição do bar é o fato de os locais usarem uma das portas para entrar e os turistas usarem a outra, pois o estabelecimento tem uma entrada de cada lado da rua. Esse agradável bar com decoração de instrumentos musicais fica aberto o ano inteiro a partir das 8 da noite.

12. Refeição no Metaxy Mas
Foto: Reprodução | Santorini Tips

Considerada uma das melhores, senão a melhor taverna de Santorini, o Metaxy Mas está localizado em Pyrgos e tem uma vista incrível para o aeroporto e a praia de Kamari no horizonte. Aberto da hora do almoço até as duas da manhã, o restaurante tem como cardápio uma fantástica comida grega tradicional. Nada melhor do que aproveitar uma excelente refeição com uma vista deslumbrante e um ambiente maravilhoso.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Dicas Europa. Foto de Portada Pedro Szekely. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: