Expo 2020 com o tema Conectando Mentes, Criando o Futuro

De 1 de outubro 2021 a 31 de Março 2022, vai acontecer a Expo 2020, no Dubai, a primeira exposição mundial a ter lugar no Médio Oriente. É a primeira a ter como anfitrião uma nação árabe e vai contar com 192 países convidados, cada um com o seu próprio pavilhão. Com o lema “Connecting Minds, Creating the Future” (conectando mentes, criando o futuro), a exposição mundial vai ligar empresas de todo o mundo, instituições e representações de países.

Foto: Reprodução | Portugal Digital

A Exposição Mundial é o mais antigo evento a nível global e que atrai mais visitantes do que o Mundial de Futebol ou os Jogos Olímpicos. A cada cinco anos, cidades diferentes acolhem diversos públicos desde a de Londres, em 1851.

Se tudo correr normalmente, já fora de um cenário de pandemia (que fez com o que o evento fosse adiado por um ano), estima-se que irão ter 25 milhões de visitas. Por sugestão, diz-se que são necessários pelo menos três dias para ver a Expo, de forma a ver de tudo um pouco.

Foto: Reprodução | Pixel Show

Nesta exposição mundial, a Tecnologia tem um destaque grande, nos temas abordados, mas também a Economia, Negócios, Sustentabilidade, as Ciências, a Cultura e a Gastronomia fazem parte de muitas atividades que vão acontecer durante a programação da Expo 2020, no Dubai. Aliás, as exposições mundiais são conhecidas por serem o local onde muitas vezes foram lançadas ideias geniais, que conquistaram o mundo.

A Expo 2020, no Dubai, tem duas vezes o tamanho do Mónaco, o equivalente a 600 campos de futebol. O Pavilhão de Portugal, por exemplo, é descrito como vai fazer sobressair o espírito humano através da diversidade e da inclusão, refletindo a cultura da criatividade e inovação e revelar um ecossistema de grandes oportunidades.

O Pavilhão do Brasil
Foto: Reprodução | Arch Daily Brasil

O Pavilhão do Brasil ficará no Distrito da Sustentabilidade da Expo Dubai. A escolha do projeto foi feita por meio de um concurso organizado, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, e o projeto escolhido foi inspirado nas águas brasileiras.

O espaço oferecerá uma experiência de imersão sensorial em que os visitantes, em pleno deserto de Dubai, poderão caminhar por uma lâmina d’água que representa os rios e lagos brasileiros. A experiência será complementada por projeções, variações de temperatura, sons, músicas, aromas e um visual fascinante, tornando a experiência completa.

Durante o dia, será um espaço de sombra e descanso. À noite, o pavilhão ganha ainda mais vida e se transforma em um cubo luminoso flutuante que apresenta ao mundo um país aberto, cheio de oportunidades, moderno, produtivo, ambientalmente consciente e sustentável. A ideia é que a simples presença nesse espaço produza nos visitantes uma conexão emocional permanente com o Brasil.

O que vai acontecer ao local, depois da Exposição

Foto: Reprodução | Radisson Blu

A área vai ser reformulada. Ou seja, mais uma vez o Dubai ganha terreno no deserto e constrói aqui mais um pólo, que ficará modernizado com a Expo, e que terá uma parte de habitações e também uma parte de centro de negócios e área cultural, por exemplo.

No Distrito 2020, onde vão existir hotéis, alguns dos pavilhões ficarão, para o futuro, como centros de exposições, congressos e outros eventos. Prevê-se que 80% dos locais/pavilhões ou outros edifícios de apoio à Expo 2020 ficarão e serão usados no futuro para escritórios, habitações, espaços comerciais e culturais, etc.

Durante a Expo 2020, que decorrerá ao longo de seis meses, não existirão dois dias iguais, com apresentações e espetáculos diferentes a cada dia. Até porque também, alguns dias, estarão associados a eventos como o Festival das Luzes, o Natal, o Novo Ano Chiês, Dia da Mãe, Dia da Ciência, o Dia Internacional da Mulher e muitos outras efemérides que serão celebradas na Exposição Mundial. Estima-se que vá ter mais de 60 espetáculos diferentes todos os dias.

Os subtemas da Expo 2020: Oportunidade (Finanças, Turismo, Saúde e Ciências, Educação, Água, Clima, Igualdade de Género, Cidades Sustentáveis); Mobilidade (AI, Missão no Espaço, Turismo, Telecomunicações, Engenharia, Logística e Operações, Transportes, Inovação e Tecnologia, E-Commerce); e Sustentabilidade (Comida e Bebida, Consumíveis, Transportes, Energia, Óleo e Gás, Saúde e Ciências e Indústria).

Curiosidades

– Mais de 130 edifícios com redução de água e ecologicamente pensados para gastar pouca energia.
– 80 por cento das construções da Expo vão ser usadas no novo District 2020.
– O Pavilhão da Sustentabilidade tem energia vinda de mais de mil painéis solares.
– O metro é capaz de transportar 46 mil passageiros nas duas direções.

Mais informações no site oficial da Expo 2020.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viaje Comigo/Brasil Expo Dubai 2020 . Foto de Portada Portal Brasil Expo Dubai 2020. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: