Forte de Copacabana, símbolo histórico no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui diversas construções históricas que guardam memórias importantes de diferentes períodos do Brasil. Uma dessas construções é o Forte de Copacabana. O Forte, localizado na famosa praia de Copacabana atuou em importantes episódios históricos do país, como o Levante dos Dezoito do Forte e o Golpe de 64.

Com tantas histórias importantes, o Forte de Copacabana tornou-se um símbolo na praia carioca. Portanto, se está em busca de sugestão de passeio no Rio de Janeiro, o Forte de Copacabana é um excelente lugar!

Histórico
Foto: Reprodução | Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

O Forte de Copacabana, ou Museu Histórico do Exército do Forte de Copacabana (MHExFC), como é oficialmente chamado, teve suas construções iniciadas ainda no século XVIII, quando a capital brasileira transferiu-se de Salvador para o Rio de Janeiro. Porém, a construção só recebeu artilharia em 1823, momento em que o Brasil estava em busca de sua independência. Entretanto, 12 anos depois foi desarmado.

Já em 1907 o local passou a ser fortificado, sendo instalado canhões de longo alcance. E então, em 28 de setembro de 1914, o Forte de Copacabana foi inaugurando. Seguiu-se ativo até 1955. Após esse período atuou como presídio durante a ditadura militar.

Foto: Reprodução | Divulgação/ANF

Em 1987, foi inaugurado o Museu Histórico do Exército em suas instalações. Atualmente o Forte de Copacabana é um grande espaço cultural, e recebe visitas guiadas de terça a domingo, das 10h até as 16h.

O que visitar no Forte
Foto: Reprodução | Roberto Tonera/ Fortalezas

Para conhecer o Forte de Copacabana é possível escolher entre duas opções: visita externa ou a visita interna completa. Na visita completa o turista recebe uma visita guiada pelas instalações do Forte, conhecendo seu interior, passando pelo Museu, pelos cafés e pela lojinha de souvenirs.

Museu Histórico do Exército
Foto: Reprodução | tvbrasil.ebc.com.br

O museu contempla um importante acervo sobre a história dos militares brasileiros, com diversos documentos e objetos que ajudam a recontar essa história. As exposições são divididas em salões diferentes com períodos históricos diferentes. No Salão Colônia – Império, o acervo retrata o período do descobrimento do Brasil até a Independência. Já no Salão República está exposto o acervo da história dos militares em relação a diversos confrontos como a Guerra de Canudos e o Levante dos Dezoito do Forte.

Ou seja, visitar o Museu Histórico do Exército e ter acesso a vários arquivos históricos importantes, relembrando fatos de figuras como Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Rondon e outros.

Conheça os Cafés
Foto: Reprodução | Apaxionados por Viagens

No Forte de Copacabana também é possível degustar ótimos lanchinhos na filial da centenária Confeitaria Colombo e no Café 18 do Forte. Esses estabelecimentos estão localizados dentro das instalações do forte e funcionam no horário em que a construção está aberto para visitações. Nos cafés é possível relaxar, saborear comidas deliciosas e ainda contemplar uma bela vista para o mar.

Aproveite e dê uma passadinha na loja de souvenirs Arte e Rio, também localizado no Forte. Você pode comprar diversas lembrancinhas do lugar e do Rio de Janeiro.

Conheça as estruturas militares
Foto: Reprodução | Volte

Ao entrar na fortificação o turista tem acesso a um complexo construído para abrigar e assegurar os militares em períodos de combate. Sua estrutura foi montada para que os militares pudessem passar dias no local, se protegendo de possíveis ataques e também, atacando os inimigos. Passeando pelo Forte de Copacabana é possível ver os canhões instalados na ponta da pequena península, encravados na rocha. É possível passear pelo local e apreciar a vista para a praia, que é maravilhosa!

Como pode ver, o Forte de Copacabana, hoje abriga uma ótima estrutura turística, tornando o passeio divertido e educativo. Portanto, se quer um lugar bacana para passear no Rio de Janeiro, coloque o Forte de Copacabana em seu roteiro. Com certeza você passará horas agradáveis além de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.

Protocolos de Higiene e Segurança
Foto: Reprodução | Apaxionados por Viagens
  • O uso da máscara é obrigatório durante toda a visitação, podendo ser retirada somente caso o visitante vá fazer uma refeição em uma das cafeterias. Cabe a cada visitante trazer a sua.
  • É obrigatório passar pela triagem antes de entrar. Não será permitida a entrada de pessoas com temperatura acima de 37.8ºC.
  • A entrada de visitantes é limitada para permitir o distanciamento social. São permitidas somente 450 pessoas simultâneas dentro do Museu. Quando o limite é atingido, é necessário aguardar que visitantes saiam para poder entrar.
  • O distanciamento deve ser respeitado em todas as áreas e não será permitido aglomerações.
  • É obrigatório seguir as orientações do uso dos assentos, fazendo uso apenas dos espaços liberados.
  • É obrigatório seguir as orientações de uso do elevador; sendo duas pessoas por vez, ou núcleos familiares.
  • No momento não se está agendando visita de grupos e ensaios fotográficos, realizando apresentações dos projetos culturais e fazendo visitas guiadas.

COMUNICADO: De 9 a 19 de abril, se estará aberto de 12h às 19h. Após esse período, ele voltará ao funcionamento normal: de terça a domingo, de 10h às 19h.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Foto de Portada Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: