As colossais falésias de Beberide em Ceará

Próxima de destinos mais famosos como Canoa Quebrada, Aquiraz e a própria capital, Fortaleza, a apenas 83 quilômetros de distância, Beberibe tem mais do que uma localização privilegiada no litoral leste do Ceará. Sua paisagem é singular, divide-se em cores. Um mar de águas verdes, lagoas de águas escuras, fontes de águas doces transparentes, dunas branquíssimas, falésias vermelhas, com areias de todas as cores que acabam virando obras de arte engarrafadas nas mãos dos artesãos locais. Cenário de filmes, novelas, minisséries, onde a natureza é a grande protagonista.

Foto: Reprodução | Open Brasil

Beberibe tem 54 km de um litoral privilegiado, adornado por uma área preservada de 32 hectares do Monumento Natural das Falésias, que apresenta falésias vivas e dunas móveis, além de dunas em processo de fixação localizadas nas adjacências do Monumento. As atrações se estendem pelas praias com falésias de até 12 metros e dunas que desafiam os visitantes a explorá-las em altitudes que chegam a 40 metros.

Dica: Durante as visitas às falésias, os turistas não podem retirar nenhuma porção de areias coloridas do local. Os artesãos locais têm um local delimitado nas falésias onde podem levar a matéria prima para a confecção das famosas garrafinhas decoradas de Beberibe.

Foto: Reprodução | Lugares Inesquecíveis

Aproveite o que a natureza faz com as falésias, sempre em transformação pela ação dos ventos e do mar, e enfrente o desafio de ziguezaguear pelo Labirinto das Falésias de Morro Branco, fendas profundas formadas nas falésias. O percurso entre os paredões coloridos é curto. Se fizer o caminho com guia local terá o privilégio de ouvir histórias do lugar e de conferir os 12 diferentes tons das areias produzidas ali pela natureza para cobrir as falésias, do vermelho ao amarelo e o branco.

Sinta o prazer de chegar à saída do labirinto que desemboca frente ao mar, na Praia de Morro Branco, conhecida internacionalmente. O contraste entre o mar de águas verdes e as falésias vermelhas é evidenciado pelo branco das dunas que podem ser exploradas em passeios de buggy. Do alto da duna, uma das mais bonitas vistas do pôr do sol na praia.

Foto: Reprodução | Bol Noticias

Dica: Aproveite a infraestrutura de Morro Branco e após o passeio pelo Monumento das Falésias, almoce em uma das barracas da praia (camarão, caranguejo, moqueca, peixada). Visite a casa onde foi rodada cenas da novela Final Feliz, da Rede Globo, e não deixe de conferir a feirinha de artesanato com as famosas garrafinhas decoradas e peças em rendas de bilro confeccionadas pelos locais.

Foto: Reprodução | BOL Noticias

Pertinho dali, na Praia das Fontes, as falésias coloridas surpreendem com uma atração diferente: fontes de água doce que minam das falésias, formando pequenas grutas. A maior delas é a Gruta Mãe D’Água, que só pode ser visitada na maré baixa. Aproveite para fazer passeios de buggy sobre as dunas, com paradas nas fontes para banhos de água doce, como na Fonte da Juventude, ou um tour que inclui a exuberante lagoa costeira de águas escuras, a Lagoa da Uberaba, que abastece a sede do município.

Foto: Reprodução | Segue na Viagem

Dica: A gruta também é conhecida por Gruta da Açucena, referência à novela Tropicaliente, quando foi cenário para cenas de amor entre Açucena e Vitor (Carolina Dieckman e Selton Mello).

Foto: Reprodução | Divulgação

Para diversificar as atividades em meio às dunas, siga mais adiante para praticar jet ski ou andar de lancha na Lagoa do Uruaú. É uma das maiores lagoas do Ceará, com 18 quilômetros de extensão, rodeada por dunas, coqueirais, cajueiros, belas casas de veraneio e onde se encontram barracas com peixes e frutos do mar frescos. Diversão garantida é subir as dunas na margem próxima à Praia de Sucatinga para ver o pôr do sol na lagoa e depois descer numa prancha de sandboard para cair nas suas águas para se refrescar. Para o mais tranquilos, também é boa pedida relaxar e ficar apenas apreciando a paisagem tomando uma água de coco bem gelada.

Foto: Reprodução | Passeios.org

Aproveite todas as atrações próximas à lagoa, como a Praia do Uruaú, antiga vila de pescadores, conhecida pela tradicional corrida de jangada, pelas rodas de capoeira, bons ventos e pelo mar de águas verdes. É ótimo local para a prática de mergulho, no Canal do Uruaú e nos naufrágios dos navios Siqueira Campos e dos Remédios.

Foto: Reprodução | Mar sem Fim

Turismo consciente? Confira a Prainha do Canto Verde, não só pela paisagem de dunas, coqueirais e lagoas, mas especialmente pela luta dos pescadores da vila engajados na preservação da praia e dos seus arredores. Na praia está instalado o Fórum dos Pescadores do Litoral Leste.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Blog RDC Férias e Viajens. Foto de Portada Eco Viagem. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: